Educação Corporativa

http://ava.icmbio.gov.br/pluginfile.php/1287/mod_page/content/60/SEI_ICMBio%20-%202609568%20-%20Portaria.pdf


O que é a Educação Corporativa do ICMBio?

Missão

Apoiar a Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas no alcance de seus objetivos estratégicos e de resultados de excelência por meio da gestão por competências e do desenvolvimento contínuo do corpo funcional do ICMBio.

Valores

- Excelência em resultados
- Foco no servidor
- Flexibilidade
- Dinamismo
- Inovação e criatividade

Objetivo Estratégico

Consolidar as políticas de formação continuada para os servidores e de gestão de pessoas do Instituto.

Principais Atribuições

Planejar e executar práticas educacionais continuadas, visando promover o desenvolvimento de competências do servidor do ICMBio, de modo a contribuir de forma qualificada no cumprimento da missão institucional. 
Desenvolver, em consonância com os objetivos estratégicos, o Plano Anual de Capacitação, instrumento que proporciona a democratização do conhecimento e sua apropriação e subsidia a eficácia e a efetividade das relações de trabalho.

Linhas de Ação

Para atender às demandas e em consonância com as diretrizes institucionais, a Educação Corporativa atualmente organiza-se em três Linhas de Ação: Gestão da Educação, Gestão da Carreira e Competências e Recrutamento e Seleção conectadas e interligadas entre si. 

Plano Anual de Capacitação

O Plano Anual de Capacitação é um instrumento de institucionalização da Política de Desenvolvimento de Pessoas, Decreto 5.707, de 23 de fevereiro de 2006 e suas normas e prioridades são dadas pelo Comitê Gestor de Capacitação - CGCAP, bem como avaliação dos resultados e acompanhamento de sua execução. É fruto de ampla consulta junto aos servidores, Coordenadores Gerais de macroprocessos, Coordenadores Regionais e Chefes de Centros Nacionais de Pesquisa e Conservação, em diálogo com suas bases, para a definição dos critérios de priorização das ações de capacitação, tendo o Comitê Gestor de Capacitação - CGCAP como espaço deliberativo na definição do PAC. 

O objetivo geral do PAC é assegurar e promover a implementação de um programa de educação continuada que atenda às necessidades institucionais, com base no planejamento estratégico do ICMBio e tendo em vista à preparação dos servidores para o desempenho de suas atribuições com efetividade. 

O PAC está estruturado, numa perspectiva de abordagem sistêmica, numa sequência de três fases: Análise das Necessidades de Capacitação - ANC; Planejamento e implementação; Monitoramento e Avaliação (medição dos resultados) e é construído em forma de eixos e ciclos. Os cursos internos são planejados pela equipe da CGGP/DIPLAN em conjunto com as áreas técnicas do Instituto e executados, preferencialmente, na ACADEBio. 

Além dos cursos internos, o PAC também prevê a viabilização de cursos externos, participação em seminários e congressos e eventos de longa duração (Pós-graduação), por meio de processos de solicitação que são analisados pela Educação Corporativa e Macroprocessos correspondentes ao tema da capacitação. 

Os materiais relacionados aos cursos podem ser encontrados neste Ambiente Virtual de Aprendizagem (ava.icmbio.gov.br/cursos) e acessados por qualquer servidor do Instituto, como também pela sociedade. 

Para saber mais sobre os conteúdos dos documentos, clique no link de interesse a seguir:


Conheça o PAC/2018!

Anos Anteriores: PAC/2017, PAC/2016, PAC/2015 + Anexo, PAC/2014, PAC/2013, PAC/2012, PAC/2011, PAC/2010: Portaria + Relatórios, PAC/2009


Comitês

Comitê Gestor de Capacitação

Criado pela Portaria nº 111, de 4 de março de 2010 - publicada no Boletim de Serviço de 5 de março -, o Comitê Gestor de Capacitação é um dos instrumentos do ICMBio que contribuem com a Política de Desenvolvimento de Pessoas (Portaria nº 106, de 30 de dezembro de 2008).
Entre as atribuições do comitê, instalado em 22 de março, em Brasília, estão a análise e a deliberação do Plano Anual de Capacitação, avaliação dos resultados a cada três meses, e o acompanhamento e  alinhamento dos investimentos na capacitação e formação dos servidores com as diretrizes do ICMBio.

Projetos de educação continuada têm prioridade no novo colegiado, responsável por subsidiar a elaboração e a revisão da Política de Recursos Humanos do Instituto, segundo os termos do decreto nº 5.707, de 2006, no que se refere à educação.

O comitê tem a responsabilidade, ainda, de estabelecer normas e prioridades para a capacitação e afastamentos e aprovação de propostas de parcerias e convênios com instituições para o desenvolvimento de competências dos servidores. 

- DECRETO Nº 5.707, de 23 de fevereiro de 2006 - Política de Diretrizes para o Desenvolvimento de Pessoal

PORTARIA Nº 111,de 4 de março de 2010 – Criação do Comitê Gestor de Capacitação

- PORTARIA Nº 106, de 30 de dezembro de 2008 – Política de Desenvolvimento de Pessoas do ICMBio


Atas Reuniões


Guias e Orientações para Capacitação

Licença Capacitação

Guia para Solicitação de Afastamento de Curta e Media Duração
Guia para Solicitação de Afastamento de Longa Duração
Guia para Solicitação de Licença Capacitação


Horário Especial

Guia para Solicitação de Horário Especial de Estudante


Legislação

Portaria nº 704, de 27.10.2017 - Dispõe sobre os critérios e procedimentos específicos para a concessão de Licença para Capacitação, no âmbito do ICMBio

Portaria nº 633, de 11.10.2017 - Estabelece critérios e quantitativo de vagas relativas à participação de serviços do ICMBio em programas de pós-graduação no Brasil e no exterior, com afastamento, nos exercícios de 2017 e 2018

Portaria nº 160, de 10.04.2015 - Estabelece critérios e quantitativo de vagas para fins de participação de servidores do ICMBio em programa de pós-graduação stricto sensu e latu sensu, no país ou no exterior, com afastamento, para os exercícios de 2015-2016, assim como as formas de compartilhamento da experiência e conhecimentos adquiridos com o ICMBio

Portaria nº 76, de 07.03.2014 - Institui o Programa de Incentivo ao Estudo de Língua Estrangeira - Programa Biolíngue aos servidores do ICMBio

Portaria nº 09, de 12.02.2014 - Dispõe sobre as atividades de formação, bem como as normas e procedimentos para pagamento da gratificação por encargo de curso - GECC, no âmbito do ICMBio

Portaria nº 192, de 09.03.2018 - Atualiza a Portaria que dispõe sobre o Quadro de Instrutores do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio

Última atualização: sexta, 13 Abr 2018, 08:59