Educação Corporativa




O que é a Educação Corporativa do ICMBio?

Missão

Apoiar a Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas no alcance de seus objetivos estratégicos e de resultados de excelência por meio da gestão por competências e do desenvolvimento contínuo do corpo funcional do ICMBio.

Valores

- Excelência em resultados
- Foco no servidor
- Flexibilidade
- Dinamismo
- Inovação e criatividade

Objetivo Estratégico

Consolidar as políticas de formação continuada para os servidores e de gestão de pessoas do Instituto.

Principais Atribuições

Planejar e executar práticas educacionais continuadas, visando promover o desenvolvimento de competências do servidor do ICMBio, de modo a contribuir de forma qualificada no cumprimento da missão institucional. 

Desenvolver, em consonância com os objetivos estratégicos, o Plano Anual de Capacitação, instrumento que proporciona a democratização do conhecimento e sua apropriação e subsidia a eficácia e a efetividade das relações de trabalho.

Linhas de Ação

Para atender às demandas e em consonância com as diretrizes institucionais, a Educação Corporativa atualmente organiza-se em três Linhas de Ação: Gestão da Educação, Gestão da Carreira e Competências e Recrutamento e Seleção conectadas e interligadas entre si. 


acadebioACADEBio

A ACADEBio foi criada em 2009 para atender ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio nos processos de formação e capacitação de servidores. Compete a este centro organizar, coordenar e realizar atividades de capacitação dos servidores, colaboradores e parceiros (órgãos do SISNAMA, universidades, ONGs), apoiar ações de educação ambiental e fortalecer os diferentes processos de envolvimento da sociedade na gestão das unidades de conservação e da biodiversidade. 

Missão 

Desenvolver líderes para a conservação da natureza.

Visão de futuro

Consolidar-se como centro de desenvolvimento de estratégias, modelos e competências em gestão para conservação da natureza.

Relatório de Gestão

Ano de  Referência 2017

Ano de Referência 2018



rede

A ACADEBIO faz parte da Rede Nacional de Escolas de Governo e Sistema de Escolas de Governo da União



Conheça mais sobre a ACADEBio no
Portal do ICMBio



Projeto Político Pedagógico - PPP

O Projeto Político Pedagógico (PPP) do ICMBio coloca em diálogo questões sociais e ambientais a partir de processos educativos. É um documento vivo que explicita opções pedagógicas, políticas, filosóficas e metodológicas que orientam as ações educativas do instituto. Tem como objetivo apresentar os diversos processos educativos presentes no ICMBio e servir de base para planejamentos de reuniões, encontros, cursos, etc. Contribui para o fortalecimento da identidade institucional, consolidando uma cultura organizacional capaz de gerar a conservação da diversidade biológica e social – campos do conhecimento bastante novos – em um Brasil social e culturalmente diverso e economicamente desigual.

A metodologia utilizada apoiou-se na perspectiva do trabalho colaborativo e dialógico. Para tanto estabeleceu-se uma parceria entre o ICMBio e a Universidade Federal de São Carlos - UFSCar campus Sorocaba e constituiu-se um Grupo de Trabalho, chamado de “Núcleo do PPP”. 

Portaria nº 639, de 29.09.2011 - Composição de Grupo de Trabalho - GT, no âmbito do ICMBio, com o objetivo de elaborar e conduzir o processo de construção participativa do Projeto Político Pedagógico - PPP do ICMBio

A equipe gestora e pedagógica da ACADEBio e o Núcleo do PPP, juntamente com as docentes da UFSCar, realizaram reuniões, oficinas, discussões e sistematizações de estudos e debates em torno de conceitos e concepções que estão presentes nas práticas educativas do ICMBio. Em vários momentos este grupo contou com a participação de diferentes setores da instituição, de parceiros e colabores externos dentre eles a Agência Alemã de Cooperação Técnica (GIZ). O texto aqui apresentado contempla o marco situacional, o marco referencial e o marco operacional, além de reflexões sobre desafios e perspectivas das ações formativas do ICMBio, assim como a apresentação de um plano de monitoramento, para conhecê-lo clique aqui.


Plano Anual de Capacitação

O Plano Anual de Capacitação é um instrumento de institucionalização da Política de Desenvolvimento de Pessoas, Decreto 5.707, de 23 de fevereiro de 2006, e suas normas e prioridades são dadas pelo Comitê Gestor de Capacitação - CGCAP, bem como avaliação dos resultados e acompanhamento de sua execução.

É fruto de ampla consulta junto aos servidores, Coordenadores Gerais de macroprocessos, Coordenadores Regionais e Chefes de Centros Nacionais de Pesquisa e Conservação, em diálogo com suas bases, para a definição dos critérios de priorização das ações de capacitação, tendo o Comitê Gestor de Capacitação - CGCAP como espaço deliberativo na definição do PAC. 

O objetivo geral do PAC é assegurar e promover a implementação de um programa de educação continuada que atenda às necessidades institucionais, com base no planejamento estratégico do ICMBio e tendo em vista à preparação dos servidores para o desempenho de suas atribuições com efetividade. 

O PAC está estruturado, numa perspectiva de abordagem sistêmica, numa sequência de três fases: Análise das Necessidades de Capacitação - ANC; Planejamento e implementação; Monitoramento e Avaliação (medição dos resultados) e é construído em forma de eixos e ciclos.

Os cursos internos são planejados pela equipe da CGGP/DIPLAN em conjunto com as áreas técnicas do Instituto e executados, preferencialmente, na ACADEBio. 

Além dos cursos internos, o PAC também prevê a viabilização de cursos externos, participação em seminários e congressos e eventos de longa duração (Pós-graduação), por meio de processos de solicitação que são analisados pela Educação Corporativa e Macroprocessos correspondentes ao tema da capacitação. 

Os materiais relacionados aos cursos podem ser encontrados neste Ambiente Virtual de Aprendizagem (ava.icmbio.gov.br/cursos) e acessados por qualquer servidor do Instituto, como também pela sociedade. 

Para saber mais sobre os conteúdos dos documentos, clique no link de interesse a seguir:

PAC/2019

Anos Anteriores: PAC/2018, PAC/2017, PAC/2016, PAC/2015 + Anexo, PAC/2014, PAC/2013, PAC/2012, PAC/2011, PAC/2010: Portaria + Relatórios, PAC/2009

De acordo com o Decreto nº 9.991, de 28 de agosto de 2019, e da Instrução Normativanº 201, de 11 de setembro de 2019, a partir de 2020, o Plano Anual de Capacitação será substituído pelo Plano de Desenvolvimento de Pessoas - PDP. Para saber mais sobre as mudanças no processo de implementação do plano acesse as devidas legislações. Caso tenha interesse em saber sobre a proposta de capacitação do ICMBio para 2020, aprovada pelo Comitê Gestor e Presidência, clique a seguir:

MINUTA PDP 2020


Despesas com Ações de Desenvolvimento de Servidores

Em atendimento ao Art. 16 do Decreto nº 9.991, de 28 de agosto de 2019, nesta seção são informadas as despesas mensais com as ações de desenvolvimento dos servidores do quadro do ICMBio.


2019


Relatório Gerencial 2017-2019

Quer saber mais sobre o Relatório Gerencial 2017-2019 da DIPLAN, clique na imagem a seguir e veja os resultados.








Trilhas de Aprendizagem



Quer saber mais sobre as trilhas do ICMBio?Acesse aqui e descubra essas novas ações de capacitação.




Comitês

Comitê Gestor de Capacitação

Criado pela Portaria nº 111, de 4 de março de 2010 - publicada no Boletim de Serviço de 5 de março -, o Comitê Gestor de Capacitação é um dos instrumentos do ICMBio que contribuem com a Política de Desenvolvimento de Pessoas (Portaria nº 106, de 30 de dezembro de 2008).

Entre as atribuições do comitê, instalado em 22 de março, em Brasília, estão a análise e a deliberação do Plano Anual de Capacitação, avaliação dos resultados a cada três meses, e o acompanhamento e  alinhamento dos investimentos na capacitação e formação dos servidores com as diretrizes do ICMBio.

Projetos de educação continuada têm prioridade no novo colegiado, responsável por subsidiar a elaboração e a revisão da Política de Recursos Humanos do Instituto, segundo os termos do decreto nº 5.707, de 2006, no que se refere à educação.

O comitê tem a responsabilidade, ainda, de estabelecer normas e prioridades para a capacitação e afastamentos e aprovação de propostas de parcerias e convênios com instituições para o desenvolvimento de competências dos servidores. 


- PORTARIA Nº 111, de 4 de março de 2010 – Criação do Comitê Gestor de Capacitação.

- PORTARIA Nº 28,de 17 de fevereiro de 2012 Altera o artigo 2º da Portaria nº 111, de 04 de março de 2010, publicada no Boletim de Serviço nº 03, de 05 de março de 2010.

- RETIFICAÇÃO da PORTARIA Nº 28, de 17 de fevereiro de 2012 Altera o artigo 2º da Portaria nº 111, de 04 de março de 2010, publicada no Boletim de Serviço nº 03, de 05 de março de 2010.

- PORTARIA Nº 174, de 22 de março de 2013 - Atribui ao Comitê Gestor de Capacitação - CGCAP do ICMBio competências para a concessão de Gratificação de Qualificação e dá providências.



Atas Reuniões

Instrutores

Portaria nº 340, de 08.07.2010 - Designa os servidores para comporem o Quadro de Instrutores do ICMBio.

Portaria nº 674, de 07.11.2019 - Designa os servidores para comporem o Quadro de Instrutores do ICMBio.  


Guias e Orientações para Capacitação


Capacitação de Longa Duração


Portaria nº 1127, de 18 de Dezembro de 2018 - Estabelece critérios e quantitativo de vagas para fins de participação de servidores do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio em programa de pós-graduação stricto sensu e latu sensu, no país ou no exterior, com afastamento ou sem afastamento, para os exercícios de 2019 a 2022, assim como as formas de compartilhamento da experiência e conhecimentos adquiridos com o ICMBio.


Eventos de Curta e Média Duração


Portaria nº 218, de 21 de julho de 2008 - Dispõe sobre os critérios e procedimentos específicos para a participação de servidores do ICMBio em eventos de Capacitação. 


Licença para Capacitação


Última atualização: quinta, 16 Jan 2020, 08:52