Educação Corporativa
Navegação
O que é a Educação Corporativa do ICMBio?
Missão
Apoiar a Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas no alcance de seus objetivos estratégicos e de resultados de excelência por meio da gestão por competências e do desenvolvimento contínuo do corpo funcional do ICMBio.
Valores
- Excelência em resultados- Foco no servidor
- Flexibilidade
- Dinamismo
- Inovação e criatividade
Objetivo Estratégico
Consolidar as políticas de formação continuada para os servidores e de gestão de pessoas do Instituto.Principais Atribuições
Planejar e executar práticas educacionais continuadas, visando promover o desenvolvimento de competências do servidor do ICMBio, de modo a contribuir de forma qualificada no cumprimento da missão institucional.Desenvolver, em consonância com os objetivos estratégicos, o Plano Anual de Capacitação, instrumento que proporciona a democratização do conhecimento e sua apropriação e subsidia a eficácia e a efetividade das relações de trabalho.
Linhas de Ação
Para atender às demandas e em consonância com as diretrizes institucionais, a Educação Corporativa atualmente organiza-se em três Linhas de Ação: Gestão da Educação, Gestão da Carreira e Competências e Recrutamento e Seleção conectadas e interligadas entre si.ACADEBio
A ACADEBio foi criada em 2009 para atender ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio nos processos de formação e capacitação de servidores. Compete a este centro organizar, coordenar e realizar atividades de capacitação dos servidores, colaboradores e parceiros (órgãos do SISNAMA, universidades, ONGs), apoiar ações de educação ambiental e fortalecer os diferentes processos de envolvimento da sociedade na gestão das unidades de conservação e da biodiversidade.
Missão
desenvolver líderes para a conservação da natureza.
Visão de futuro
consolidar-se como centro de desenvolvimento de estratégias, modelos e competências em gestão para conservação da natureza.
Relatório de Gestão
Quadro de Instrutores
Conheça mais sobre a ACADEBio no Portal do ICMBio
Projeto Político Pedagógico - PPP
O Projeto Político Pedagógico (PPP) do ICMBio coloca em diálogo questões sociais e ambientais a partir de processos educativos. É um documento vivo que explicita opções pedagógicas, políticas, filosóficas e metodológicas que orientam as ações educativas do instituto. Tem como objetivo apresentar os diversos processos educativos presentes no ICMBio e servir de base para planejamentos de reuniões, encontros, cursos, etc. Contribui para o fortalecimento da identidade institucional, consolidando uma cultura organizacional capaz de gerar a conservação da diversidade biológica e social – campos do conhecimento bastante novos – em um Brasil social e culturalmente diverso e economicamente desigual.
A metodologia utilizada apoiou-se na perspectiva do trabalho colaborativo e dialógico. Para tanto estabeleceu-se uma parceria entre o ICMBio e a Universidade Federal de São Carlos - UFSCar campus Sorocaba e constituiu-se um Grupo de Trabalho, chamado de “Núcleo do PPP”.
A equipe gestora e pedagógica da ACADEBio e o Núcleo do PPP, juntamente com as docentes da UFSCar, realizaram reuniões, oficinas, discussões e sistematizações de estudos e debates em torno de conceitos e concepções que estão presentes nas práticas educativas do ICMBio. Em vários momentos este grupo contou com a participação de diferentes setores da instituição, de parceiros e colabores externos dentre eles a Agência Alemã de Cooperação Técnica (GIZ). O texto aqui apresentado contempla o marco situacional, o
marco referencial e o marco operacional, além de reflexões sobre desafios e
perspectivas das ações formativas do ICMBio, assim como a apresentação de um
plano de monitoramento, para conhecê-lo clique aqui.
Plano Anual de Capacitação
O Plano Anual de Capacitação é um instrumento de institucionalização da Política de Desenvolvimento de Pessoas, Decreto 5.707, de 23 de fevereiro de 2006 e suas normas e prioridades são dadas pelo Comitê Gestor de Capacitação - CGCAP, bem como avaliação dos resultados e acompanhamento de sua execução. É fruto de ampla consulta junto aos servidores, Coordenadores Gerais de macroprocessos, Coordenadores Regionais e Chefes de Centros Nacionais de Pesquisa e Conservação, em diálogo com suas bases, para a definição dos critérios de priorização das ações de capacitação, tendo o Comitê Gestor de Capacitação - CGCAP como espaço deliberativo na definição do PAC.
O objetivo geral do PAC é assegurar e promover a implementação de um programa de educação continuada que atenda às necessidades institucionais, com base no planejamento estratégico do ICMBio e tendo em vista à preparação dos servidores para o desempenho de suas atribuições com efetividade.
O PAC está estruturado, numa perspectiva de abordagem sistêmica, numa sequência de três fases: Análise das Necessidades de Capacitação - ANC; Planejamento e implementação; Monitoramento e Avaliação (medição dos resultados) e é construído em forma de eixos e ciclos. Os cursos internos são planejados pela equipe da CGGP/DIPLAN em conjunto com as áreas técnicas do Instituto e executados, preferencialmente, na ACADEBio.
Além dos cursos internos, o PAC também prevê a viabilização de cursos externos, participação em seminários e congressos e eventos de longa duração (Pós-graduação), por meio de processos de solicitação que são analisados pela Educação Corporativa e Macroprocessos correspondentes ao tema da capacitação.
Os materiais relacionados aos cursos podem ser encontrados neste Ambiente Virtual de Aprendizagem (ava.icmbio.gov.br/cursos) e acessados por qualquer servidor do Instituto, como também pela sociedade.
Para saber mais sobre os conteúdos dos documentos, clique no link de interesse a seguir:
Conheça o PAC/2019!
Anos Anteriores: PAC/2018, PAC/2017, PAC/2016, PAC/2015 + Anexo, PAC/2014, PAC/2013, PAC/2012, PAC/2011, PAC/2010: Portaria + Relatórios, PAC/2009
Trilhas de Aprendizagem
Quer saber mais sobre as trilhas do ICMBio? Acesse aqui e descubra essas novas ações de capacitação.
Comitês
Comitê Gestor de Capacitação
Criado pela Portaria nº 111, de 4 de março de 2010 - publicada no Boletim de Serviço de 5 de março -, o Comitê Gestor de Capacitação é um dos instrumentos do ICMBio que contribuem com a Política de Desenvolvimento de Pessoas (Portaria nº 106, de 30 de dezembro de 2008).Entre as atribuições do comitê, instalado em 22 de março, em Brasília, estão a análise e a deliberação do Plano Anual de Capacitação, avaliação dos resultados a cada três meses, e o acompanhamento e alinhamento dos investimentos na capacitação e formação dos servidores com as diretrizes do ICMBio.
Projetos de educação continuada têm prioridade no novo colegiado, responsável por subsidiar a elaboração e a revisão da Política de Recursos Humanos do Instituto, segundo os termos do decreto nº 5.707, de 2006, no que se refere à educação.
O comitê tem a responsabilidade, ainda, de estabelecer normas e prioridades para a capacitação e afastamentos e aprovação de propostas de parcerias e convênios com instituições para o desenvolvimento de competências dos servidores.
- PORTARIA Nº 174, de 22 de março de 2013 - Atribui ao Comitê Gestor de Capacitação - CGCAP do ICMBio competências para a concessão de Gratificação de Qualificação e dá providências
- PORTARIA Nº 111,de 4 de março de 2010 – Criação do Comitê Gestor de Capacitação
- PORTARIA Nº 106, de 30 de dezembro de 2008 – Política de Desenvolvimento de Pessoas do ICMBio
Atas Reuniões
Memória da 57ª Reunião Comitê Gestor de Capacitação - CGCAP 17.01.2018
Memória da 58ª Reunião Comitê Gestor de Capacitação - CGCAP 24.07.2018
Memória da 59ª Reunião Comitê Gestor de Capacitação - CGCAP 20.11.2018
Memória da 60ª Reunião Comitê Gestor de Capacitação - CGCAP 23.11.2018
Memória da 61ª Reunião Comitê Gestor de Capacitação - CGCAP 13.12.2018
Memória da 50ª Reunião Comitê Gestor de Capacitação - CGCAP 31.05.17
Memória da 51ª Reunião Comitê Gestor de Capacitação - CGCAP 29.06.17
Memória da 52ª Reunião Comitê Gestor de Capacitação - CGCAP 22.08.17
Memória da 53ª Reunião Comitê Gestor de Capacitação - CGCAP 22.08.17
Memória da 54ª Reunião Comitê Gestor de Capacitação - CGCAP 11.10.17
Memória da 55ª Reunião Comitê Gestor de Capacitação - CGCAP 24.11.17
Memória da 56ª Reunião Comitê Gestor de Capacitação - CGCAP 20.12.17
Memória da 45ª Reunião Comitê Gestor de Capacitação - CGCAP 01.02.16
Memória da 46ª Reunião Comitê Gestor de Capacitação - CGCAP 12.02.16
Memória da 47ª Reunião Comitê Gestor de Capacitação - CGCAP 30.05.16
Memória da 48ª Reunião Comitê Gestor de Capacitação - CGCAP 18.08.16
Memória da 49ª Reunião Comitê Gestor de Capacitação - CGCAP 18.11.2016
Ata Reunião 77771
Ata Reunião212212
Ata Reunião xxxxx
Ata Reunião yyyyyy
Ata Reunião zzzzzz
Ata Reunião - de dezembro de 2009
Ata Reunião - de dezembro de 2009
Guias e Orientações para Capacitação
Guia para Solicitação de Participação em Eventos de Capacitação de Curta e Media Duração
Guia para Solicitação de Licença Capacitação
Licença para Capacitação para realização de Atividade Voluntária
Horário Especial
- Portaria nº 1127, de 18.12.2018 - Estabelece critérios e quantitativo de vagas relativos à participação de servidores do ICMBio em programas de pós-graduação no Brasil e no exterior, com ou sem afastamento, nos exercícios de 2019 a 2022.
- Portaria nº 633, de 11.10.2017 - Estabelece critérios e quantitativo de vagas relativas à participação de serviços do ICMBio em programas de pós-graduação no Brasil e no exterior, com afastamento, nos exercícios de 2017 e 2018
- Portaria nº 160, de 10.04.2015 - Estabelece critérios e quantitativo de vagas para fins de participação de servidores do ICMBio em programa de pós-graduação stricto sensu e latu sensu, no país ou no exterior, com afastamento, para os exercícios de 2015-2016, assim como as formas de compartilhamento da experiência e conhecimentos adquiridos com o ICMBio
- Portaria nº 177, de 28.03.2013 - Estabelece áreas do conhecimento, critérios e quantitativo de vagas para fins de participação dos servidores do ICMBio em programa de pós-graduação strictu sensu e latu sensu, no país ou no exterior, com ou sem afastamento, para os exercícios de 2013-2014, assim como as formas de compartilhamento da experiência e conhecimentos adquiridos com o ICMBio
- Portaria nº 02, de 08.12.2011 - Divulga resultado sobre participação de servidores do ICMBio em eventos de longa duração do país e no exterior
- Portaria nº 02, de 08.12.2011 - Retificação
- Portaria nº 01, de 03.06.2011 - Divulga resultado da análise da participação de servidores em eventos de longa duração no país e no exterior
- Portaria Normativa nº 24, de 26.05.2011 - Estabelece áreas de conhecimento, critérios e quantitativo de vagas para fins de participação de servidores do ICMBio em eventos de capacitação de longa duração no país e no exterior, com ou sem afastamento, para os exercícios de 2011-2012
- Portaria nº 960, de 14.11.2018 - Dispõe sobre os critérios e procedimentos específicos para a concessão de Licença Capacitação para realização de atividade voluntária.
- Portaria nº 192, de 09.03.2018 - Atualiza a Portaria que dispõe sobre o Quadro de Instrutores do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio
- Portaria nº 704, de 27.10.2017 - Dispõe sobre os critérios e procedimentos específicos para a concessão de Licença para Capacitação, no âmbito do ICMBio
- Portaria nº 76, de 07.03.2014 - Institui o Programa de Incentivo ao Estudo de Língua Estrangeira - Programa Biolíngue aos servidores do ICMBio
- Portaria nº 09, de 12.02.2014 - Dispõe sobre as atividades de formação, bem como as normas e procedimentos para pagamento da gratificação por encargo de curso - GECC, no âmbito do ICMBio
- Portaria nº 432, de 07.11.2011 - Autorização de afastamento do País de servidores de MMA, IBAMA, ANA, ICMBio e JBRJ
- Portaria nº 18, de 05.03.2010 - Estabelece os procedimentos relativos à emissão de certificados em eventos de capacitação e desenvolvimento de pessoas promovidos pelo ICMBio
- Portaria nº 17, de 05.03.2010 - Procedimentos para o exercício provisório, no âmbito do ICMBio a que se refere o inciso VII do artigo 9º da Portaria Normativa 90, de 07.12.2009
- Portaria nº 106, de 30 de dezembro de 2008 - Política de Desenvolvimento de Pessoas do ICMBio
- Portaria nº 218, 21.07.2008 - Disciplina os procedimentos relativos à participação de servidores do ICMBio em eventos de capacitação de curta, média e longa duração, no Brasil e no exterior
- Plano de Curso - Presencial
- Plano de Aula - Presencial
- Plano de Curso - EaD
- Plano de Tutoria - EaD