Curso SISBio para Operadores - Turma 1 (2022)
APRESENTAÇÃO
O Sistema de Autorização e Informação em Biodiversidade – Sisbio tem como principal função autorizar pesquisas em unidades de conservação (UCs) federais, coleta de material biológico em todo território nacional e pesquisas em cavidade natural subterrânea. Somado a isso, o sistema possibilita a aplicação de informação de ocorrência ou dos resultados das pesquisas à gestão da biodiversidade, além de disponibilizar esses dados à sociedade, potencializando a geração de conhecimento.
Em operação desde março de 2007, o Sisbio é resultado de amplo processo participativo de discussões e construção, iniciado em 2003, que envolveu a comunidade científica e técnicos de várias unidades administrativas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), à época responsável pelo desenvolvimento e gestão do sistema.
O desenvolvimento do sistema e a elaboração das normas a ele vinculadas buscaram harmonizar a modernização do processo de concessão de autorizações às exigências legais, atribuições institucionais e reivindicações tanto da comunidade científica quanto de gestores de unidades de conservação e centros de pesquisa e conservação.
A implementação do Sisbio representou inegável avanço em relação aos procedimentos para concessão de autorizações para coleta de material biológico para fins científicos didáticos e para realização de pesquisa em unidades de conservação (UCs) e em cavernas.
O curso Sisbio para Operadores – Turma 1 (2022) pretende, portanto, capacitar servidores que atuam ou pretendem atuar como operadores do Sisbio para realizarem a análise e emissão de manifestação acerca das solicitações de autorização (de pesquisa e de atividades didáticas), compreendendo os procedimentos que devem ser adotados pelos operadores e emitindo pareceres embasados na legislação pertinente, com celeridade e qualidade técnica.
OBJETIVO
Capacitar servidores a utilizarem o Sisbio para a análise e emissão de manifestação acerca das solicitações de autorização de pesquisa e de atividades didáticas, compreendendo os procedimentos e emitindo pareceres embasados na legislação, com celeridade e qualidade técnica; contribuindo para a qualidade e eficiência do processo de emissão de autorização ou licença.
PÚBLICO
O curso se destina a servidores do ICMBio que atuam ou pretendem atuar como operadores do Sisbio, seja como pareceristas ou como homologadores no sistema, nas unidades de conservação (NGIs), Gerências Regionais ou em Centros Nacionais de Pesquisa e Conservação.
INFORMAÇÕES GERAIS
Modo de Execução: A distância, sem tutoria (autoinstrucional)
Local de execução: Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA
Carga Horária: 50 horas (dedicação média de 2 horas por dia)
Período de inscrição: 02 a 30 de setembro de 2022
Divulgação dos selecionados: 03 de outubro de 2022
Período de realização: 10 de outubro a 25 de novembro de 2022
Número de vagas: 50 vagas para servidores do ICMBio
XIII Seminário de Pesquisa e XIV Encontro de Iniciação Científica do ICMBio | 2022
APRESENTAÇÃO
Em comemoração pelos 15 anos de criação e atuação do ICMBio, em 2022 o XIII Seminário de Pesquisa e XIV Encontro de Iniciação Científica do ICMBio (2022) terão como tema “Instituto Chico Mendes: 15 anos de pesquisas para a conservação da sociobiodiversidade e do patrimônio espeleológico”.
Além de palestras, mesas redondas, debates sobre temas prioritários para o desenvolvimento das estratégias de conservação do ICMBio, durante o seminário de pesquisa serão ainda apresentados resultados de pesquisas desenvolvidas por servidores, alunos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica do ICMBio (PIBIC/ICMBio) e/ou por pesquisadores de outras instituições, que contribuam para a gestão de unidades de conservação, para a conservação da biodiversidade, do patrimônio espeleológico ou do conhecimento tradicional no país.
OBJETIVO DO EVENTO
Selecionar resumos de trabalhos científicos que contribuam para a gestão de unidades de conservação, para a conservação da biodiversidade, do patrimônio espeleológico e/ou do conhecimento tradicional, para apresentação durante o XIII Seminário de Pesquisa e o XIV Encontro de Iniciação Científica - Instituto Chico Mendes: 15 anos de pesquisas para a conservação da sociobiodiversidade e do patrimônio espeleológico.
PÚBLICO ALVO
- Servidores e colaboradores do ICMBio e demais órgãos de meio ambiente.
- Pesquisadores de outras instituições.
- Estudantes de iniciação científica.
- Outros interessados.
CRONOGRAMA DA CHAMADA DE RESUMOS (atenção para os prazos):
- 26 de abril até 20 de junho: Período de submissão de resumos.
- 01 a 15 de julho: Período de Avaliação dos resumos submetidos.
- 26 de julho: Comunicação aos autores quanto ao aceite dos trabalhos e solicitação de ajustes nos resumos aprovados com considerações.
- 12 de agosto: Prazo final para os autores enviarem os resumos aprovados com considerações, com os ajustes solicitados.
- 09 de agosto: início das inscrições no evento.
- 02 de setembro a 14 de outubro: Prazo para upload dos vídeos pôsteres e envio do link de acesso à comissão organizadora (por meio do formulário indicado na chamada de resumos).
- 09 e 10 de novembro de 2022: Sessão de Vídeos Pôsteres (exibição dos vídeos pôsteres).
- PERÍODO DE
REALIZAÇÃO
- 07 e 08 de novembro de 2022 - Apresentação e avaliação dos trabalhos de Iniciação Científica do PIBIC/ICMBio (2021/2022)
- 08 a 11 de novembro de 2022 - XIII Seminário de Pesquisa e XIV Encontro de Iniciação Científica
SUBMISSÃO DE RESUMOS
Clique Aqui e acesse o resultado da Chamada de Resumos