XIV Seminário de Pesquisa e XV Encontro de Iniciação Científica do ICMBio | 2023
Híbrido
Inscrições abertas
XIV Seminário de Pesquisa e XV Encontro de Iniciação Científica do ICMBio | 2023
OBJETIVO: Selecionar resumos de trabalhos científicos que contribuam para a gestão de unidades de conservação, para a conservação da biodiversidade, do patrimônio espeleológico e/ou do conhecimento tradicional, para apresentação durante o XIV Seminário de Pesquisa e o XV Encontro de Iniciação Científica.
PÚBLICO ALVO:
- Servidores do ICMBio
- Estudantes e pesquisadores de outras instituições
- Estudantes de iniciação científica do PIBIC/ICMBio
- Outros interessados
CRONOGRAMA DO EVENTO:
- 14 de julho a 01 de setembro: Período de submissão de resumos
- 08 a 18 de setembro: Período de Avaliação dos resumos submetidos
- 15 de setembro: Início das inscrições do evento
- 22 de setembro: Comunicação aos autores quanto ao aceite dos trabalhos e solicitação de ajustes nos resumos aprovados com considerações.
- 29 de setembro: Prazo final para os autores enviarem os resumos aprovados com considerações, com os ajustes solicitados.
- 29 de setembro a 13 de outubro: Período para envio dos e-pôsteres a serem apresentados presencialmente no seminário ou envio de links dos vídeos pôsteres (apresentação à distância).
- 19 e 20 de outubro: Apresentação dos trabalhos de Iniciação Científica dos estudantes do ciclo 2022/2023 do PIBIC/ICMBio
PERÍODO DE REALIZAÇÃO:
- 24 a 26 de outubro: Realização do XIV Seminário de Pesquisa e XV Encontro de Iniciação Científica do ICMBio
INSCRIÇÃO NO EVENTO
Fundamentos do Monitoramento da Biodiversidade
APRESENTAÇÃO
O Brasil sustenta uma grande biodiversidade que habita diversos tipos de ambientes e ecossistemas. Monitorar a biodiversidade é realizar um conjunto de atividades de longo prazo que permita avaliar as respostas de populações ou ecossistemas às práticas de conservação e aos impactos de fatores externos, como a perda de habitat, as alterações da paisagem, a sobre-exploração de espécies e as mudanças climáticas. Em vista dessas necessidades, foi estruturado o Programa Nacional de Monitoramento da Biodiversidade - Monitora, voltado ao monitoramento do estado da biodiversidade e serviços ecossistêmicos associados que serve como como subsídio à avaliação da efetividade de conservação do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) ao manejo da biodiversidade e estratégias de conservação de espécies ameaçadas de extinção.
O grande número de unidades de conservação a serem contempladas pelo Monitora, aliado à grande diversidade de atores envolvidos nas ações de planejamento e execução dos monitoramentos, demandou a estruturação de um Ciclo de Capacitação em Monitoramento da Biodiversidade que, em consonância com política de desenvolvimento de pessoas do ICMBio, possibilite o desenvolvimento de competências individuais e institucionais necessárias ao sucesso do Programa.
Nesse contexto, o presente curso, Fundamentos do Monitoramento da Biodiversidade, apresenta de forma introdutória as fontes de conhecimentos e dos fundamentos teóricos relevantes ao monitoramento da biodiversidade, ressaltando a importância dos saberes ecológicos locais, dos conhecimentos científicos sobre meio ambiente e da integração entre eles, considerando a participação social de diversos sujeitos envolvidos no contexto da biodiversidade. Serão abordadas as bases do monitoramento participativo da biodiversidade, questões éticas e os procedimentos de trabalho em campo. Este curso, em conjunto com os demais cursos deste processo formativo, busca oferecer os caminhos para a compreensão da perspectiva teórico-conceitual que fundamentará a prática do monitoramento da biodiversidade no âmbito do Programa Monitora.
PÚBLICO
Servidores(as) do ICMBio, colaboradores (as) externos e pontos focais do Programa Monitora na UCs que atuam ou pretendem atuar no programa de monitoramento da biodiversidade em unidades de conservação federais- MONITORA.
INFORMAÇÕES GERAIS
Período de realização: 30 de outubro a 05 de dezembro de 2023
Modo de Execução: EAD, autoinstrucional (sem tutoria), assíncronas
Local de execução: Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA do ICMBio
Carga Horária: 24h
Período de inscrição: 26 de setembro a 16 de outubro de 2023.
Divulgação dos selecionados: 19 de outubro.
Número de vagas: 100 vagas, sendo 60 vagas para servidores do ICMBio e 40 vagas para
externos (colaboradores do ICMBio e pontos focais do Programa Monitora nas UCs)
DOCUMENTOS
Turma |
Período de Inscrições |
Período de Realização |
Inscrições |
ICMBio e Parceiros |
26/09 a 16/10/2023 |
30/10 a 05/12/2023 |
Inscrições abertas |
Curso Monitoramento da Biodiversidade em Ambientes Campestres e Savânicos - Alvo Global | 2023
EaD
Encerrado
Conteudista:
Curso Monitoramento da Biodiversidade em Ambientes Campestres e Savânicos - Alvo Global | 2023
APRESENTAÇÃO
O monitoramento da biodiversidade no âmbito do Programa Nacional de Monitoramento da Biodiversidade do ICMBio - Programa Monitora consiste no acompanhamento sistemático e a longo prazo de alvos de conservação a serem monitorados nas UCs. Através desse monitoramento, é possível gerar dados e informações que podem subsidiar a elucidação uma série de questões ecológicas e de gestão, desde necessidades específicas da UC, incluindo os efeitos de diferentes técnicas de manejo para a conservação, até a avaliação da efetividade do Sistema Nacional de Unidades de Conservação para a manutenção da biodiversidade.
Neste contexto, as plantas herbáceas e lenhosas, nativas e exóticas, constituem o alvo global de monitoramento dos ambientes campestres e savânicos e os dados desse monitoramento geram subsídios para avaliação das mudanças na estrutura da vegetação desses ambientes, o que está diretamente relacionado ao manejo do fogo, do controle de espécies exóticas e invasoras, da restauração ecológica e a outras ações de manejo nas Unidades de Conservação
OBJETIVO
O curso tem por objetivo formar multiplicadores capazes de aplicar o protocolo básico de monitoramento de plantas herbáceas e lenhosas, nativas e exóticas, indicadas como alvo global do componente campestre savânico.
PÚBLICO-ALVO
O público-alvo será indicado e composto pelos pontos focais e monitores do Programa Monitora: servidores, colaboradores e voluntários das UCs, dos Centros Nacionais de Pesquisa e Conservação e da COMOB, que implementarão o monitoramento da biodiversidade em ambientes campestres e savânicos
INFORMAÇÕES GERAIS
Período de realização: 08 de maio a de 30 de junho de 2023.
Modo de Execução: a distância, com tutoria
Local de execução: Plataforma AVA do ICMBio e Teams .
Carga Horária: 40h.
Período de Confirmação: 18 de abril a 01 de maio 2023.
Número de vagas: 25
DOCUMENTOS
Turma | Período de Inscrição | Período de Realização | Inscrições |
---|---|---|---|
ICMBio e parceiros | 18/04 a 01/05/2023 | 08/05 a 30/06/2023 |
Encerradas |
Introdução à Conservação da Biodiversidade | 2023

APRESENTAÇÃO
O Ciclo de Capacitação em Monitoramento da Biodiversidade em Unidades de Conservação (UCs) do Programa Nacional de Monitoramento da Biodiversidade, mais conhecido como Programa Monitora. Os cursos desse ciclo objetivam capacitar pessoas para a implementação do monitoramento da diversidade biológica nas Unidades de Conservação.
A matriz pedagógica do ciclo é formada por cinco Processos Formativos constituídos por cursos nas modalidades em educação à distância (EAD) e presenciais, que visam subsidiar a atuação do educando no monitoramento da biodiversidade, em suas diversas etapas de desenvolvimento e execução.
O curso Introdução à Conservação da Biodiversidade faz parte do Processo Formativo 1, que por sua vez apresenta aos estudantes uma introdução aos temas fundamentais, para que cada pessoa possa desenvolver competências e treinar habilidades em relação aos conceitos que formam a base do monitoramento da biodiversidade com o foco em UCs.
O conjunto de cursos foi planejado para que cada pessoa possa seguir um caminho próprio, mas orientado pelas necessidades práticas de aplicação no monitoramento da biodiversidade em campo e na gestão de UCs nos diversos ecossistemas do Brasil. O Processo Formativo 1 é composto por duas etapas: Bases do Monitoramento e Estrutura do Programa Monitora.
Este curso pertence à primeira etapa do Processo Formativo 1. A primeira etapa tem como objetivo apresentar os conceitos básicos e elementos teóricos que norteiam o monitoramento da biodiversidade, assim como as características dos ecossistemas estudados no âmbito do Programa Monitora. A segunda etapa apresenta a fundamentação, diretrizes, objetivos, implementação, ações, resultados, articulações, parcerias e outros aspectos práticos da gestão e monitoramento da biodiversidade nas UCs, no âmbito do Programa.
OBJETIVO
Capacitar servidores(as), colaborador(es) e pontos focais do Programa Monitora nas UCs para que sejam capazes de atuar, aplicar conhecimentos introdutórios e métodos de forma qualificada no monitoramento da Biodiversidade.
PÚBLICO
Servidores(as), colaborador(es) e pontos focais do
Programa Monitora na UCs que atuam ou pretendem atuar no monitoramento da
biodiversidade em unidades de conservação.
INFORMAÇÕES GERAIS
Período de realização: 17 de julho a 18 de agosto de 2023
Modo de Execução: A distância, de forma autoinstrucional (sem tutoria)
Local de execução: Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA
Carga Horária: 24h
Período de inscrição: 07 a 23 de junho de 2023
Período de seleção: 26 a 28 de junho de 2023
Divulgação dos selecionados: 29 de junho de 2023
Número de vagas: 100 vagas, sendo 60 vagas para servidores do ICMBio e 40 vagas para externos (colaborador(es) e pontos focais do Programa Monitora nas UCs)
DOCUMENTOS
Turma | Período de Inscrição | Período de Realização | Inscrições |
---|---|---|---|
Aberta conforme público do edital | 06 a 23/06/2023 | 17/07 a 18/08/2023 |
Inscrições Encerradas |
Componente Igarapé | Riacho – Protocolos básicos para monitoramento dos Alvos Globais - [2023]
EaD
Em Andamento
Conteudista:
Componente Igarapé | Riacho – Protocolos básicos para monitoramento dos Alvos Globais - [2023]
APRESENTAÇÃO
O Ciclo de Capacitação em Monitoramento da Biodiversidade em Unidades de Conservação (UCs) faz parte do Programa Nacional de Monitoramento da Biodiversidade, mais conhecido como Programa Monitora. Os cursos desse ciclo objetivam capacitar pessoas para a implementação do monitoramento da diversidade biológica nas Unidades de Conservação.
A matriz pedagógica do ciclo é formada por cinco Processos Formativos constituídos por cursos nas modalidades em educação à distância (EAD) e presenciais, que visam subsidiar a atuação do educando no monitoramento da biodiversidade, em suas diversas etapas de desenvolvimento e execução.
O Curso Componente Igarapé/Riacho - Protocolos Básicos para o Monitoramento dos Alvos Globais faz parte do Processo Formativo 3, que apresenta aos estudantes as diretrizes para aplicação dos protocolos para os alvos de monitoramento presentes no Programa Monitora, para que, dessa forma, cada pessoa possa desenvolver competências e treinar habilidades inerentes a aplicação destes protocolos no âmbito do monitoramento da biodiversidade, com foco em Unidades de Conservação.
O conjunto de cursos foi planejado para que cada pessoa possa seguir um caminho orientado pelas necessidades práticas de aplicação no monitoramento da biodiversidade em campo e na gestão de Unidades de Conservação nos diversos ecossistemas do Brasil. Nesse sentido, o Processo Formativo 3 é composto pelos cursos específicos para os diversos protocolos que integram os três subprogramas presentes no Programa Monitora.
O Curso Componente Igarapé/Riacho - Protocolos Básicos para o Monitoramento dos Alvos Globais pertence ao conjunto atual de quatro curso vinculados ao subprograma Aquático Continental. Neste curso, abordaremos conceitos básicos inerentes às ações de monitoramento no componente Igarapé/Riacho, conheceremos as principais características dos alvos de monitoramento e, por fim, aprenderemos sobre as diretrizes que definem a aplicação prática de cada um dos protocolos desse componente.
OBJETIVO
Capacitar servidores(as)servidores(as) e colaborador(es) do ICMBio para que sejam capazes de atuar e aplicar os conhecimentos e métodos de forma qualificada no monitoramento de ecossistemas aquáticos continentais, especificamente no componente Igarapé/Riacho.
PÚBLICO
O público-alvo será composto por servidores(as) e colaborador(es) do ICMBio que atuam ou pretendem atuar no monitoramento da biodiversidade em unidades de conservação.
INFORMAÇÕES GERAIS
Período de realização: 03 a 28 de julho de 2023
Modo de Execução: A distância, de forma autoinstrucional (sem tutoria)
Local de execução: Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA
Carga Horária: 40h
Período de inscrição: 12 a 20 de junho de 2023
Período de seleção: 21 a 22 de junho de 2023
Divulgação dos selecionados: 23 de junho de 2023
Número de vagas: 25 vagas, sendo 13 vagas abertas à seleção, conforme os critérios definidos
neste edital e 12 vagas destinadas à indicação da coordenação técnica. As vagas serão distribuídas respeitando o percentual de 51% de servidores(as) e 49% colaborador(es).
DOCUMENTOS
02 - Lista dos Selecionados e IndicadosTurma | Período de Inscrição | Período de Realização | Inscrições |
---|---|---|---|
Mista | 12 a 20/06/2023 | 03 a 28/07/2023 |
Inscrições Encerradas |
Planos de Ação Nacional: da Concepção à Gestão | 2023
APRESENTAÇÃO
A missão do Instituto Chico Mendes é proteger o patrimônio natural e promover o desenvolvimento socioambiental. Na lei N°11.516 que dispõe sobre sua criação, temos como finalidade a de fomentar e executar programas de pesquisa, proteção, preservação e conservação da biodiversidade. Parte relevante da conservação da biodiversidade é reverter as ameaças de extinção de espécies. A Portaria MMA 43/2014 - Programa Nacional de Conservação das Espécies Ameaçadas de Extinção - Pró-Espécies - traz como instrumento para mitigar essas ameaças os Planos de Ação Nacional para Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção (PAN) e atribui ao ICMBio a conservação da fauna brasileira.
O PAN é um instrumento de gestão e de políticas públicas, elaborado de forma participativa, que têm como principal objetivo estabelecer ações prioritárias para a conservação de espécies e ambientes naturais, com objetivos e um horizonte temporal definidos. O processo de elaboração, acompanhamento e coordenação dos PANs está entre as atribuições da Diretoria de Pesquisa, Avaliação e Monitoramento da Biodiversidade (DIBIO), dividindo-se entre a Coordenação Geral de Estratégias para Conservação (CGCON) e os Centros Nacionais de Pesquisa e Conservação (CNPCs) do ICMBio.
A metodologia utilizada nos PANs foi instituída em 2012 por meio da IN ICMBio nº 25/2012. A aplicação do método ao longo dos anos permitiu grande aprendizado e amadurecimento da ferramenta, de maneira a reconhecer seus pontos fortes e aqueles que necessitam de melhoria. Assim, entre 2016 e 2018, a metodologia foi revisada e aprimorada em conjunto com os Centros Nacionais de Pesquisa e Conservação do ICMBio, resultando na publicação da IN ICMBio nº 21/2018 e no Guia para gestão de Planos de Ação Nacional para Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção: PAN ELABORE – MONITORE – AVALIE.
Desde 2012, ocorreram apenas 3 cursos sobre o tema, o último curso realizado para capacitação de agentes internos para atuação no Processo PAN ocorreu em 2017, tendo como foco principal o processo de gestão de PAN e a facilitação de oficinas. Ao longo deste período a ferramenta passou por relevantes modificações e novas pessoas se agregaram ao processo sem capacitação prévia. Diante desse contexto, em 2021 foi elaborado e testado o Curso “Plano de Ação Nacional para a Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção: da Concepção à Gestão” na modalidade EAD. A turma piloto do curso foi realizada entre os meses de março e maio e as avaliações dos educandos corroboraram a necessidade de ofertar novas turmas do curso às equipes que trabalham com os PANs.
Considerando a evolução da ferramenta, é essencial oferecer capacitação continuada aos servidores e colaboradores deste processo, visando tanto a formação dos novos agentes como o aperfeiçoamento das competências daqueles que já atuam no processo, para assim nivelar e padronizar os conceitos e utilizar os modelos/ferramentas de forma correta. Este curso irá possibilitar troca de conhecimento, interação entre os cursistas e a aplicação prática dos conceitos, buscando dar mais eficácia e eficiência à gestão dos PANs.PÚBLICO
Este curso está destinado aos servidores, bolsistas e colaboradores envolvidos diretamente com os PANs atuantes nos Centros Nacionais de Pesquisa e Conservação (CNPC), sede e possíveis parceiros de outras unidades do ICMBio.
INFORMAÇÕES GERAIS
Período de realização: 11 de setembro a 20 de novembro de 2023 com três encontros síncronos conforme indicado no Edital
Modo de Execução: EAD com aulas síncronas e assíncronas
Local de execução: Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA do ICMBio e Plataforma TEAMS
Carga Horária: 40h
Período de confirmação da participação: 07 a 27 de agosto de 2023.
Divulgação dos selecionados: 30 de agosto de 2023.
Número de vagas: 40 vagas sendo 30 para servidores indicados e 10 vagas para seleção aberta
DOCUMENTOS
Turma | Período de Confirmação | Período de Realização | Inscrições |
---|---|---|---|
ICMBio e Parceiros | 07/08 a 27/08/2023 | 11/09 a 20/11/2023 | Confirmação da participação e Inscrições abertas |
Biodiversidade Marinha e Costeira
APRESENTAÇÃO 
O Brasil sustenta uma grande biodiversidade que habita diversos tipos de ambientes e ecossistemas. Monitorar a biodiversidade é realizar um conjunto de atividades de longo prazo que permita avaliar as respostas de populações ou ecossistemas às práticas de conservação e aos impactos de fatores externos, como a perda de habitat, as alterações da paisagem, a sobre-explotação de espécies e as mudanças climáticas. Em vista dessas necessidades, foi estruturado o Programa Nacional de Monitoramento da Biodiversidade. Conhecido como Programa Monitora, é um programa institucional continuado, de longa duração, voltado ao monitoramento do estado da biodiversidade e serviços ecossistêmicos associados, como subsídio à avaliação da efetividade de conservação do sistema de unidades de conservação, à adaptação às mudanças climáticas e ao uso e manejo nas unidades de conservação geridas pelo Instituto Chico Mendes, bem como às estratégias de conservação das espécies ameaçadas de extinção em todo o território nacional (Instrução Normativa ICMBio 02/2022).O grande número de unidades de conservação a serem contempladas pelo Monitora, aliado à grande diversidade de atores envolvidos nas ações de planejamento e execução dos monitoramentos, demandou a estruturação de um Ciclo de Capacitação em Monitoramento da Biodiversidade que, em consonância com a política de desenvolvimento de pessoas do ICMBio, possibilite o desenvolvimento de competências individuais e institucionais necessárias ao sucesso do Programa.
PÚBLICO
Os cursos dos Processos Formativos do Programa Monitora são destinados a servidores do ICMBio e bolsistas de pesquisa das UCs, centros e sede.
INFORMAÇÕES GERAIS
Período de realização: 11 de setembro a 20 de novembro de 2023 com três encontros síncronos conforme indicado no Edital
Modo de Execução: EAD com aulas síncronas e assíncronas
Local de execução: Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA do ICMBio e Plataforma TEAMS
Carga Horária: 40h
Período de confirmação da participação: 07 a 27 de agosto de 2023.
Divulgação dos selecionados: 30 de agosto de 2023.
Número de vagas: 40 vagas sendo 30 para servidores indicados e 10 vagas para seleção aberta
DOCUMENTOS
01 - Convite, link de inscrição através do SEI
Turma | Período de Confirmação | Período de Realização | Inscrições |
---|---|---|---|
ICMBio | 14/09 a 27/09/2023 | 16/10 a 08/11/2023 | Confirmação da participação |