Opções de inscrição
Componente Área Alagável - Protocolo Básico para Monitoramento da Pesca Continental | 2024
EaD
Em Andamento
Conteudista:
Componente Área Alagável - Protocolo Básico para Monitoramento da Pesca Continental | 2024
JUSTIFICATIVA
Monitorar a biodiversidade é realizar um conjunto de atividades de longo prazo que permita avaliar as respostas de populações ou ecossistemas às práticas de conservação e aos impactos de fatores externos, como a perda de habitat, as alterações da paisagem, a sobre-exploração de espécies e as mudanças climáticas. O ICMBio instituiu o Programa Nacional de Monitoramento da Biodiversidade , conhecido como Programa Monitora, (instituído pela Instrução Normativa ICMBio n.º 3/2017, e, reformulado pela Instrução Normativa ICMBio n.º2/2022), como subsídio à avaliação da efetividade de conservação do sistema de unidades de conservação, à adaptação às mudanças climáticas e ao uso e manejo nas unidades de conservação federais, bem como às estratégias de conservação das espécies ameaçadas de extinção em todo o território nacional. Apesar de ser um processo simples, o monitoramento da biodiversidade requer pessoas qualificadas para atuar e que entendam a necessidade do rigor científico na aplicação dos protocolos de amostragem, independentemente de seu nível cultural ou instrucional, o que torna necessário incluir a capacitação como um componente essencial à implantação do monitoramento. O Ciclo de Capacitação em Monitoramento da Biodiversidade foi elaborado com o objetivo de desenvolver competências individuais e institucionais necessárias ao sucesso do Programa. O Programa Monitora é formado por três subprogramas: Terrestre, Marinho e Costeiro e Aquático Continental. Estes subprogramas contam com componentes a eles associados, orientados para ambientes ou temas específicos. O presente curso, coordenado pelo CEPAM, apresenta os Alvos e protocolos que integram o Componente Área Alagável, com foco no alvo da Pesca Continental (Global). Aborda o protocolo básico para o monitoramento do Alvo Global Pesca Continental, por meio do auto monitoramento da pesca, apresentando aos educandos as diretrizes para aplicação dos protocolos para os alvos de monitoramento específicos. Espera-se que, dessa forma, cada pessoa possa desenvolver competências e treinar habilidades inerentes a aplicação destes protocolos no âmbito do monitoramento da biodiversidade com o foco em Unidades de Conservação, para contribuir para o manejo adequado dos recursos pesqueiros
COMPETÊNCIAS
Aplicar os conhecimentos e métodos protocolos básicos globais relacionados ao alvo Pesca Continental do Componente Área Alagável para o monitoramento de ecossistemas aquáticos continentais e compreensão dos padrões ecológicos da biodiversidade no território.
PÚBLICO-ALVO
Servidores ou colaboradores que atuam ou pretendem atuar no monitoramento da biodiversidade em unidades de conservação. Também chamados de pontos focais do monitoramento, o público do presente curso é composto por: gestores(as), e coordenadores(as) do monitoramento, servidores(as), educadores(as), instrutores(as), pesquisadores(as) internos(as) e externos(as).
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Módulo I –
Conhecimento para a identificação dos alvos de monitoramento
- · O que é o componente Área Alagável.
- · O que é um alvo de monitoramento – dentro do Programa Monitora Quais as técnicas de monitoramento presentes no Monitora.
- · O que é um protocolo e sua importância para o monitoramento da biodiversidade
- · Principais medidas de segurança para o trabalho de campo.
- · Quais as principais ferramentas e técnicas aplicadas para o monitoramento do protocolo global de Pesca Continental (Auto monitoramento da Pesca) do Componente Área Alagável.
- · Qual o desenho amostral aplicado no monitoramento do protocolo global de Pesca Continental (Auto monitoramento da Pesca)
- · Como é feita a coleta e armazenamento do protocolo global de Pesca Continental (Auto monitoramento da Pesca) do Componente Área Alagável.
INFORMAÇÕES GERAIS
Modalidade: EAD autoinstrucional, (sem tutoria)
Local de execução: Plataforma AVA do ICMBio
Carga Horária: 28 horas
Período de realização: 11 /11 a 13/12/2024
Divulgação dos selecionados: 06/11/2024
Número de vagas: 75 vagas, sendo 49 abertas à seleção, conforme os critérios definidos no item 7 deste edital e 26 vagas indicadas a fim de garantir o atendimento às solicitações de capacitação encaminhadas pelas UCs para o Planejamento Monitora de 2024.
DOCUMENTOS
Turma | Período de Inscrição | Período de Realização | Inscrições |
---|---|---|---|
Seleção e indicados | 22 a 31/10/2024 | 11/11 a 13/12/2024 |
encerradas |