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A gestão democrática no contexto das políticas para a escola pública no Brasil: dificuldades e possibilidades - TCC de Graduação em Pedagogia no UNINTER

Autores

SOUZA, Mariana Alves Onça de -  MARIANA ALVES ONÇA DE SOUZA

Ano de Publicação
2018
Categoria
EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Descrição

RESUMO

Este artigo aborda a participação da comunidade escolar na gestão da escola pública no Brasil, analisando a influência das políticas públicas para educação derivadas da Conferência Mundial sobre Educação para Todos, em Jomtiem, na Tailândia, em 1990 e das políticas voltadas à democratização do poder público na gestão escolar. Com base em pesquisa bibliográfica, argumenta que, apesar da reconhecida importância da participação da comunidade escolar na gestão, as políticas públicas para educação adotadas imprimem um controle externo que fere a autonomia das escolas e promovem um empobrecimento do currículo e da formação dos estudantes e professores das escolas públicas, recriando a dualidade do ensino (escola básica para os pobres e do conhecimento para os ricos) e dificultando o pleno exercício da cidadania, tanto na construção e acompanhamento do Projeto Político Pedagógico, como fora da escola. Em contraponto, apresenta autores que apontam a gestão democrática como fator central para superar o controle externo e ampliar a autonomia e participação, enriquecendo a formação dos estudantes e o envolvimento da comunidade escolar, proporcionando a formação de cidadãos aptos a atuar na transformação social.

Palavras-chave

Gestão escolar democrática. Participação. Políticas para a escola pública. Educação emancipatória.

Tipo de publicação
Trabalho acadêmico (TCCs, dissertações, teses e trabalhos científicos apresentados em congressos e cursos)
Local da publicação
Nº da edição ou volume
Editora
UNINTER - Centro Universitário Internacional
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