Midiateca

Mediação pedagógica na Educação a Distância: entre enunciados teóricos e práticas construídas - Mediación pedagógica en la educación a distancia: entre enunciados teóricos y prácticas construídas

Autores

Alba Regina Battisti de Souzaa , Ademilde Silveira Sartorib , Jucimara Roeslerc

Ano de Publicação
2008
Categoria
EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Descrição

Neste artigo, analisa-se o processo de mobilização e construção de saberes docentes de professores/as que atuam na Educação a Distância (EaD), tendo como foco o processo de mediação pedagógica. Trata-se de um estudo pautado em pressupostos contemporâneos sobre a constituição dos saberes docentes, em especial nas áreas de educação e comunicação. Na EaD, o distanciamento físico sempre exigiu recursos e estratégias didáticas e comunicativas diferentes dos convencionais. Com a inserção das tecnologias digitais de comunicação e o desenvolvimento de ambientes virtuais de aprendizagem, a função mediadora do professor tomou um forte impulso, provocado pelas possibilidades e também pelas exigências da configuração desse novo “espaço”. Como os/as professores/as desenvolvem essa atitude mediadora na EaD? Como lidam com os alunos, uma vez que não podem intervir presencialmente? Qual o papel das tecnologias de informação e da comunicação (TIC) nesta mediação? Como utilizar as TIC de modo a potencializar esta mediação? Assim, por meio dessas perguntas, aborda-se a mediação pedagógica, levantando dilemas e apontando perspectivas e possibilidades na EaD, procurando contribuir com a formação e atuação docente na modalidade.

Palavras-chave: Mediação pedagógica; Educação à distância; Educação e comunicação.

Tipo de publicação
Publicações periódicas (revistas, jornais, boletins)
Local da publicação
Curitiba - PR
Nº da edição ou volume
Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 8, n. 24, p. 327-339, maio/ago. 2008
Editora
Link