UNIDADE II – ANILHAMENTO, COLETA DE DADOS E SOLTURA
1. Começando nossa conversa...
Olá Usuário visitante ,
Continuamos nosso processo de aprendizagem e estamos próximos de concluirmos os conteúdos teóricos. Na unidade anterior, você teve contato com os materiais e equipamentos necessários para o trabalho de campo. Nesta unidade veremos que o anilhamento consiste em uma sequência de procedimentos que inclui: identificação da espécie, aplicação da anilha adequada e coleta de dados biológicos e biométricos.
Neste curso básico, manteremos o foco em um conjunto mínimo de informações que são necessárias de serem reportadas ao Sistema Nacional de Anilhamento (SNA): a identificação da espécie, o anilhamento em si, a determinação do sexo e da idade do indivíduo. A depender do objetivo de cada projeto, outros dados biológicos e biométricos podem ser incluídos nesse processo. No material complementar desta unidade, você poderá verificar os dados biológicos e biométricos mais comumente considerados em projetos de anilhamento. Todas estas informações irão alimentar a ficha de campo, que veremos na unidade 4 deste módulo.
Todos os processos apresentados aqui serão detalhados quando fizermos a atividade prática de campo, durante o módulo prático de nosso curso. Neste momento queremos que vocês apenas conheçam, mesmo que de maneira teórica e sucinta, as atividades que iremos praticar no módulo IV.
Veja na imagem abaixo o momento das atividades de coleta de dados e anilhamento. Você reconheceu os materiais e equipamentos na mesa de trabalho?
Atividade de coleta de dados e anilhamento
Fonte: arquivo CEMAVE.
Pois é com eles que faremos todo o processo de anilhamento.