UNIDADE II – ANILHAMENTO, COLETA DE DADOS E SOLTURA

Site: AVA ICMBio-MMA
Curso: Curso Básico de Anilhamento de Aves Silvestres | 2024
Livro: UNIDADE II – ANILHAMENTO, COLETA DE DADOS E SOLTURA
Impresso por: Usuário visitante
Data: quarta, 16 Out 2024, 07:17

1. Começando nossa conversa...


Olá Usuário visitante ,

Continuamos nosso processo de aprendizagem e estamos próximos de concluirmos os conteúdos teóricos. Na unidade anterior, você teve contato com os materiais e equipamentos necessários para o trabalho de campo. Nesta unidade veremos que o anilhamento consiste em uma sequência de procedimentos que inclui: identificação da espécie, aplicação da anilha adequada e coleta de dados biológicos e biométricos.  

Neste curso básico, manteremos o foco em um conjunto mínimo de informações que são necessárias de serem reportadas ao Sistema Nacional de Anilhamento (SNA): a identificação da espécie, o anilhamento em si, a determinação do sexo e da idade do indivíduo. A depender do objetivo de cada projeto, outros dados biológicos e biométricos podem ser incluídos nesse processo. No material complementar desta unidade, você poderá verificar os dados biológicos e biométricos mais comumente considerados em projetos de anilhamento. Todas estas informações irão alimentar a ficha de campo, que veremos na unidade 4 deste módulo. 

Todos os processos apresentados aqui serão detalhados quando fizermos a atividade prática de campo, durante o módulo prático de nosso curso. Neste momento queremos que vocês apenas conheçam, mesmo que de maneira teórica e sucinta, as atividades que iremos praticar no módulo IV.  

Veja na imagem abaixo o momento das atividades de coleta de dados e anilhamento. Você reconheceu os materiais e equipamentos na mesa de trabalho? 

 

Atividade de coleta de dados e anilhamento  

Pessoas sentadas na grama

Descrição gerada automaticamente

Fonte: arquivo CEMAVE. 


Pois é com eles que faremos todo o processo de anilhamento.


Vamos detalhá-lo! 



2. Identificação de espécies


Com o auxílio dos guias e campo, devemos identificar a espécie considerando a nomenclatura mais atual, definida pelo Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos (CBRO), pois é esta a nomenclatura adotada pelo CEMAVE.


Apenas indivíduos identificados devem ser anilhados. Caso não seja possível identificar, ou haja dúvidas, o indivíduo deve ser solto sem anilha.


 

Identificada a espécie, o passo seguinte é identificar o sexo e a idade da ave. Vamos lá?



3. Determinação do sexo e idade


Depois de identificar a espécie, é necessário determinar o sexo e a idade dos indivíduos..


 




Soltura


Após a realização de todo o processo de anilhamento, devemos realizar a soltura do indivíduo de forma cuidadosa, durante o dia, próximo ao solo e próximo ao local da captura.



Como remover anilhas


Caso seja constatado que a anilha ficou com extremidades sobrepostas, ela deverá ser removida. A remoção das anilhas é um procedimento delicado e deve ser executado com o máximo de cuidado. Por isso é recomendado que seja feita por anilhadores experientes. Existem algumas técnicas para a remoção de anilhas, que podem ser vistas em mais detalhes no Manual de Anilhamento (págs. 28 e 29). 

 



4. Algumas dicas sobre a identificação de aves


Ir a campo é uma boa forma de aprender a identificar aves, desde que você esteja atento a elas, anote suas dúvidas e busque as respostas. Observe detalhes e características marcantes; atente para o ambiente da ave, sua postura e comportamento, escute e registre. Se for possível ter a companhia de pessoas mais experientes, o aprendizado será mais fácil, por isso a participação em grupos de observação de aves locais é um passo importante. 

Aproveitar as fontes gratuitas e riquíssimas que hoje existem na Internet para conhecer espécies novas (suas imagens e cantos). Sempre que for visitar um local diferente, busque a lista de espécies registradas e estude-as antes de estar em campo. Sites como WikiAves, Xeno-canto e eBird são excelentes para isso. Estes portais também podem ser utilizados no retorno do campo, para confirmar a identificação do que foi visto, já que apresentam imagens e sons das espécies. 

Investir em bons guias de campo ainda é um caminho, embora haja muito material digital. Outro caminho é acessar a plataforma mais completa atualmente existente sobre aves do mundo: Birds os the World. 

Trabalhar em museus, zoológicos, centros de triagem de animais silvestres e projetos de pesquisa que capturam aves acelera bastante a aprendizagem por permitir observar as aves muito de perto, em detalhe e repetidamente, com supervisão de pessoas experientes. Esse é um tempo muito bem aplicado para quem quer aprender, ainda que o trabalho seja voluntário.

 

Algumas dicas sobre a identificação de aves

Ir a campo é uma boa forma de aprender a identificar aves, desde que você esteja atento a elas, anote suas dúvidas e busque as respostas. Observe detalhes e características marcantes; atente para o ambiente da ave, sua postura e comportamento, escute e registre. Se for possível ter a companhia de pessoas mais experientes, o aprendizado será mais fácil, por isso a participação em grupos de observação de aves locais é um passo importante.

Aproveitar as fontes gratuitas e riquíssimas que hoje existem na Internet para conhecer espécies novas (suas imagens e cantos). Sempre que for visitar um local diferente, busque a lista de espécies registradas e estude-a antes de estar em campo. Sites como WikiAves, Xeno-canto e eBird são excelentes para isso. Estes portais também podem ser utilizados no retorno do campo, para confirmar a identificação do que foi visto, já que apresentam imagens e sons das espécies.

Investir em bons guias de campo ainda é um caminho, embora haja muito material digital. Outro caminho é acessar a plataforma mais completa atualmente existente sobre aves do mundo: Birds of the World.

Trabalhar em museus, zoológicos, centros de triagem de animais silvestres e projetos de pesquisa que capturam aves acelera bastante a aprendizagem por permitir observar as aves muito de perto, em detalhe e repetidamente, com supervisão de pessoas mais experientes. Esse é um tempo muito bem aplicado para quem quer aprender, ainda que o trabalho seja voluntário.




Aprendemos nesta unidade o passo a passo de como anilhar uma ave.

  • Interaja no Fórum de Discussão;
  • Não guarde suas dúvidas. Se tiver alguma, participe do Fórum de Dúvidas.




Na próxima unidade você vai aprender quais são os primeiros socorros mais usados em aves em campo. Tudo pronto?