Após identificar a espécie devemos escolher a anilha mais adequada para aquele indivíduo. A escolha do tamanho da anilha pode ser feita através da medida do diâmetro do tarso, utilizando o medidor de tarso ou um paquímetro.
Escolhido o tamanho, devemos selecionar a anilha respeitando a ordem crescente de numeração. Antes da aplicação da anilha é necessário que seu código seja lido e anotado na ficha de campo. Nuca devemos anilhar um indivíduo sem antes anotar o código na ficha de campo.
Obtenção da medida do diâmetro do tarso, através de dois métodos diferentes
Com a anilha aberta, devemos posicioná-la no tarso da ave, e com o alicate adequado, apertar cuidadosamente até que ambas as extremidades da anilha fiquem unidas e alinhadas, sem sobreposições.
Aplicação e fechamento da anilha no tarso da ave
Fonte: Manual de anilhamento de aves silvestres (Souza; Serafini, 2020)
Atenção: após fechada, devemos verificar se a anilha está se movendo para cima e para baixo e se está girando ao redor do tarso, sem causar atritos que possam machucar a ave.
Uma anilha apertada pode causar ferimentos e até mesmo comprometer a circulação sanguínea. Uma anilha muito larga pode se mover até uma das articulações e prejudicar o movimento da perna ou dígitos.