3. Determinação do sexo e idade
Depois de identificar a espécie, é necessário determinar o sexo e a idade dos indivíduos..
|
Você deve saber que a observação da plumagem é a forma mais fácil para determinarmos o sexo dos indivíduos. Em algumas espécies, os machos e fêmeas possuem diferenças em suas plumagens, o que chamamos de dimorfismo sexual de plumagem. Observe as imagens abaixo que mostram um exemplo dessa diferença.
Fêmea e macho da patativa Sporophila plumbea
Sporophila plumbea fêmea
| Sporophila plumbea macho
|
Fonte das imagens: Érika Machado
Caso queira conhecer outras técnicas de determinação do sexo, indicamos a leitura do item “Métodos para determinação do sexo” presente no “Capítulo 7 - Coleta de dados” do Manual de Anilhamento de Aves Silvestres 3ª ed. (Sousa; Serafini, 2020).
Para determinar a idade do indivíduo podemos recorrer a diferentes métodos, alguns mais complexos que outros. Para este curso básico abordaremos os métodos mais simples.
Exemplo de um indivíduo adulto (plumagem branca e preta) e dois jovens (plumagem totalmente preta) do urubu-rei Sarcoramphus papa
Exemplo de um indivíduo jovem (íris escura) e um adulto (íris amarela) da gralha-cancã Cyanocorax cyanopogon
Fonte: Isaac Simão Neto.
Jovem do sabiá-poca (Turdus amaurochalinus) com presença de comissura labial amarela; a coloração da plumagem também é característica de indivíduos jovens
Fonte: Isaac Simão Neto.
Caso queira conhecer outras técnicas de determinação da idade, indicamos a leitura do item “Métodos para determinação da idade” presente no Capítulo 8 e do Capítulo 13 do Manual de Anilhamento de Aves Silvestres 3ª ed. (Sousa; Serafini, 2020).
Soltura
Após a realização de todo o processo de anilhamento, devemos realizar a soltura do indivíduo de forma cuidadosa, durante o dia, próximo ao solo e próximo ao local da captura.
Como remover anilhas
Caso seja constatado que a anilha ficou com extremidades sobrepostas, ela deverá ser removida. A remoção das anilhas é um procedimento delicado e deve ser executado com o máximo de cuidado. Por isso é recomendado que seja feita por anilhadores experientes. Existem algumas técnicas para a remoção de anilhas, que podem ser vistas em mais detalhes no Manual de Anilhamento (págs. 28 e 29).