UNIDADE III – SISTEMA NACIONAL DE ANILHAMENTO DE AVES SILVESTRES - SNA
2. Quais os conceitos e definições do Sistema Nacional de Alinhamento de Aves Silvestres (SNA) que preciso conhecer?
Desde a primeira unidade você já está em contato com alguns termos que utilizamos, mas é muito importante ter esses conceitos bem claros e compreendidos para uma correta rotina do anilhador. Por exemplo, qual a diferença entre recaptura e recuperação? Qual a diferença entre marcação e anilhamento?
Para isso, você verá, ao longo do curso, os principais termos que precisam ser de conhecimento dos anilhadores, através do glossário elaborado pela equipe. Basta passar o cursor sobre a palavra destacada que ela apresentará seu significado. Neste glossário você pode encontrar alguns termos que estão relacionados a todas as unidades do curso, te oportunizando a se apropriar dos principais conceitos e definições relacionados ao Sistema Nacional de Anilhamento de Aves Silvestres, coordenado pelo CEMAVE.
Quais as características de anilhador previstas no Sistema Nacional de Alinhamento de Aves Silvestres (SNA)?
- Anilhador Júnior: categoria de aprendiz, devendo estar sempre sob supervisão de um Anilhador Pleno, Sênior ou Instrutor, quando em atividade.
- Anilhador Pleno: categoria limitada ao anilhamento de aves reabilitadas e aptas a soltura.
- Anilhador Sênior: categoria habilitada a anilhar diferentes espécies de aves silvestres e a manusear armadilhas ornitológicas.
- Anilhador Instrutor: categoria habilitada a anilhar diferentes espécies de aves silvestres, a manusear armadilhas ornitológicas e a ministrar cursos de anilhamento reconhecidos pelo CEMAVE.
|