UNIDADE III – SISTEMA NACIONAL DE ANILHAMENTO DE AVES SILVESTRES - SNA

Site: AVA ICMBio-MMA
Curso: Curso Básico de Anilhamento de Aves Silvestres | 2024
Livro: UNIDADE III – SISTEMA NACIONAL DE ANILHAMENTO DE AVES SILVESTRES - SNA
Impresso por: Usuário visitante
Data: quarta, 16 Out 2024, 09:19

1.    Começando a nossa conversa...


Olá Usuário visitante ,

Nas unidades anteriores você aprendeu sobre a história do anilhamento de aves e sobre a conduta ética que deve seguir como anilhador.

Nesta unidade você aprenderá sobre as normas envolvidas no anilhamento e terá uma visão geral sobre como funciona o Sistema Nacional de Anilhamento de Aves Silvestres (SNA), sob responsabilidade do CEMAVE. O Sistema Nacional de Anilhamento de Aves Silvestres (SNA) é coordenado pelo ICMBio, através do CEMAVE, e existe uma Instrução Normativa (IN n° 07/2021) (Brasil, 2021) que regulamenta a atividade.

Vamos aprender um pouco mais sobre as principais regras e conceitos estabelecidos nessa Instrução Normativa (IN)?

Apresentaremos as principais definições presentes na IN, que são fundamentais para você situar-se e entender como o processo de gestão funciona. Vamos conhecê-las?


Para organizar nossa conversa e sistematizar os pontos fundamentais da IN, algumas perguntas são importantes e vamos respondê-las adiante:


Clique nos boxes abaixo




2. Quais os conceitos e definições do Sistema Nacional de Alinhamento de Aves Silvestres (SNA) que preciso conhecer?


Desde a primeira unidade você já está em contato com alguns termos que utilizamos, mas é muito importante ter esses conceitos bem claros e compreendidos para uma correta rotina do anilhador. Por exemplo, qual a diferença entre recaptura e recuperação? Qual a diferença entre marcação e anilhamento? 

Para isso, você verá, ao longo do curso, os principais termos que precisam ser de conhecimento dos anilhadores, através do glossário elaborado pela equipe. Basta passar o cursor sobre a palavra destacada que ela apresentará seu significado. Neste glossário você pode encontrar alguns termos que estão relacionados a todas as unidades do curso, te oportunizando a se apropriar dos principais conceitos e definições relacionados ao Sistema Nacional de Anilhamento de Aves Silvestres, coordenado pelo CEMAVE. 

  

Quais as características de anilhador previstas no Sistema Nacional de Alinhamento de Aves Silvestres (SNA)?





Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses recebe título de Patrimônio Mundial NaturalE você, já possui cadastro em alguma dessas categorias? Se for iniciante ou aprendiz, registre-se como Anilhador Júnior! Depois, à medida que for adquirindo experiência, poderá solicitar a alteração da categoria. Mas, observe que a relação nem sempre é hierárquica, pois não há um upgrade direto entre as categorias... Por exemplo: a pessoa pode iniciar como Junior ou Pleno. Aí sim, a partir de uma dessas duas categorias a pessoa pode virar Sênior e apenas quando Sênior pode virar Instrutor. 

 



3. Anilhas padrão CEMAVE


As anilhas fornecidas pelo CEMAVE são fabricadas em alumínio. A maioria delas possui um formato circular e devem ser abertas antes de serem aplicadas no tarso da ave. 

  



As anilhas CEMAVE devem ser usadas apenas em aves silvestres de vida livre, para fins de pesquisas científicas e monitoramento. Não devem ser usadas para aves em cativeiro.


 

Anilhas especiais e marcadores auxiliares 


Algumas anilhas são confeccionadas com outros tipos de materiais dependendo do objetivo de uso, por isso são consideradas especiais.  Podemos citar as anilhas em aço inox, que devem ser utilizadas em aves com bico forte (como araras e papagaios) ou em ambientes que aceleram o desgaste da anilha, como é o caso do ambiente marinho.  

Outro tipo de anilhas especiais são as anodizadas, que são mais usadas em ambientes com alta taxa de corrosão, como em ambientes marinhos. As anilhas anodizadas geralmente são coloridas, o que facilita o monitoramento à distância das aves anilhadas. 

Além das anilhas especiais, temos os marcadores auxiliares, que são artefatos utilizados em conjunto com a anilha padrão CEMAVE e permitem a identificação da ave à distância, sem necessidade de capturá-las (por exemplo: bandeirolas, anilhas coloridas, dentre outros). Para saber mais, leia o capítulo sobre marcadores auxiliares no Manual de Anilhamento





4. Como solicitar as anilhas do CEMAVE?


Para solicitar anilhas, o anilhador precisa apresentar uma autorização de captura válida, enviar um projeto e obter uma autorização de anilhamento. Todo o procedimento é realizado no SNA.Net.



 

As anilhas são distribuídas gratuitamente!! 

Lembre-se: apenas os alinhadores Plenos, Seniores e Instrutores podem receber anilhas! 



Quais são os deveres do anilhador e possíveis sanções

Para manter o funcionamento do Sistema Nacional de Anilhamento de Aves Silvestres, temos algumas regras que devem ser cumpridas pelos anilhadores. É muito importante conhecê-las. 



O anilhador deverá relatar a recuperação de anilhas, ainda que o anilhamento tenha sido realizado por ele mesmo. 


Vamos conhecer mais sobre a natureza das infrações, conforme a Instrução Normativa 07/2021? 


 


Assim como as regras de trânsito, a sanção administrativa aplicada varia em função da infração cometida. Todas as informações estão disponíveis na Instrução Normativa 07/2021. Então, estude, conheça e tenha sempre à mão uma cópia desta norma.


Agora você já sabe: Procure sempre cumprir as normas legais vigentes em suas atividades de anilhamento. Anilhe com ética e anilhe legal! 





5. Operando o SNA.Net


Para atender aos anilhadores da melhor forma possível, o CEMAVE possui um sistema on-line, que permite que todas as solicitações e envio de informações sejam realizadas pela internet: o SNA.Net.

 

Por meio do SNA.Net, o usuário cadastrado pode:


Aprendemos nesta unidade sobre o Sistema Nacional de Alinhamento de Aves Silvestres (SNA), quais são as categorias de anilhadores, os tipos de anilhas e possíveis infrações e sanções previstas na Instrução Normativa 07/2021 

  • Não guarde suas dúvidas. Se tiver alguma, participe do Fórum de Dúvidas. 


Lembre-se: quaisquer dúvidas, problemas e perguntas referentes ao uso do SNA.Net podem ser tiradas através do email: sna.cemave@icmbio.gov.br


 

Chegamos ao final do módulo I e esperamos que tenha gostado do assunto! Antes de realizar a avaliação, vamos revisar o que já foi visto até aqui?