UNIDADE I – NOÇÕES DE DESENHO AMOSTRAL

3. Pesquisas e estudos com a técnica de anilhamento


Você sabia que as aves correspondem, provavelmente, ao grupo de animais que são mais capturados, manipulados e marcados (Roos, 2010)?  

Em muitos países a captura e anilhamento de aves é considerado como um passatempo e é realizada por diversas pessoas amantes da natureza e em projetos de Ciência-cidadã. A captura seguida do anilhamento tem grande utilidade quando vinculado a um projeto científico definido e desenvolvido continuamente. Caso contrário, os dados tornam-se bastante dispersos, não contribuindo muito para o avanço sobre o conhecimento das aves, do monitoramento das espécies ou e mesmo da gestão ambiental.  

Informações consistentes podem ser obtidas por meio da técnica de anilhamento, desde que sejam coletadas de forma planejada, armazenadas em banco de dados unificado e organizado, e disponibilizadas ou publicadas. As informações obtidas nesses casos respondem a várias questões relevantes não só para a biologia e ecologia, mas também para a conservação da biodiversidade.  

Entre os principais exemplos de possíveis aplicações do uso da técnica de anilhamento, destacam-se: 


Clique nos boxes abaixo


Além de todas essas aplicações, o anilhamento também pode exercer importante papel educacional, sensibilizando a sociedade em relação à importância das aves e dos diferentes ecossistemas em que estão inseridas, direcionando a práticas conservacionistas. 


Aprendemos nesta unidade sobre conceitos, importância e aplicações de desenhos amostrais em pesquisas com aves.

E você, está em dias com as atividades ?





Agora você já conhece o que é um bom desenho amostral e como seu estudo. Na próxima unidade você vai aprender quais são as principais técnicas de captura de aves.