UNIDADE II – CÓDIGO DE ÉTICA DO ANILHADOR
3. Procedimentos recomendados
Para garantir o bem-estar das aves, como você deve proceder em campo?
Clique nas figuras |
---|
Como vimos, é responsabilidade dos anilhadores a segurança e bem estar das aves estudadas; portanto, estresse e riscos de ferimento e óbito devem ser minimizados. O Manual do Anilhamento destaca algumas regras básicas:
O manual recomenda, ainda, que você imprima esta página e coloque em seu local de trabalho, além de fazer ampla divulgação.
Você entendeu por que é importante realizar suas atividades de anilhamento com ética e responsabilidade? Compartilhe esses novos conhecimentos com seus colegas de trabalho. Conheça, pratique e divulgue o Código de Ética do Anilhador disponível no Manual de Anilhamento de Aves Silvestres (Sousa; Serafini, 2020).
Aprendemos nesta unidade sobre a ética envolvida no anilhamento de aves silvestres e os cuidados que devemos ter para preservar a integridade física e evitar mortalidade das aves.
- Interaja no Fórum de Discussão desta unidade.
- Não guarde suas dúvidas. Se tiver alguma, participe do Fórum de Dúvidas.
SOUSA, A. E. B. A. de.; SERAFINI, P. P (org.). Manual de Anilhamento de Aves Silvestres. 3ª ed. Brasília: ICMBio/CEMAVE, 2020. E-book. Disponível em: https://www.gov.br/icmbio/pt-br/assuntos/centros-de-pesquisa/cemave/arquivos/manual_de_anilhamento_de_aves_silvestres-3a-ed-1.pdf Acesso em: 23 abr. 2024.