UNIDADE II – CÓDIGO DE ÉTICA DO ANILHADOR

Site: AVA ICMBio-MMA
Curso: Curso Básico de Anilhamento de Aves Silvestres | 2024
Livro: UNIDADE II – CÓDIGO DE ÉTICA DO ANILHADOR
Impresso por: Usuário visitante
Data: quinta, 21 Nov 2024, 10:11

1. Começando nossa conversa...


Olá
 Usuário visitante ,

Certamente você deve saber que existem normas legais para aplicação da técnica de anilhamento de aves silvestres no Brasil. Mas, você sabia que também existe um Código de Ética do Anilhador? Existe sim! E ele também faz parte do “
Manual de Anilhamento de Aves Silvestres” (Sousa; Serafini, 2020).  

Então, nesta unidade convidamos você para conhecer os aspectos éticos relacionados aos trabalhos com captura e anilhamento de aves silvestres.

  



2. Conduta ética em campo


Quem nunca praticou ou observou o anilhamento científico de aves, talvez deva imaginar que essa seja uma tarefa simples. Mas não é bem assim, pois antes de anilhar você precisa capturar a ave na natureza. E isso já aumenta bastante o grau de dificuldade, não é mesmo? Pois é, anilhar uma ave requer conhecimento, habilidade, responsabilidade e ética profissional. Mas, por que precisamos ter uma conduta ética nas atividades de anilhamento? Vamos entender melhor? 

Em primeiro lugar, é importante saber que o anilhamento é uma técnica bastante segura e efetiva, desde que sejam utilizados equipamentos e materiais adequados, inclusive aqueles relacionados à biossegurança. A experiência do anilhador também é um requisito importante para o bom uso da técnica e para a correta tomada de decisão em situações difíceis. 


[...] Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas."


Parafraseando essa máxima de Antoine de Saint-Exupéry, na obra O pequeno príncipe, podemos afirmar que o anilhador se torna responsável por toda ave que captura. 


A responsabilidade primordial do anilhador é para com a ave! Assim, ele deve zelar sempre pela saúde e bem-estar das aves que está estudando.
Imagem em preto e branco

Descrição gerada automaticamente com confiança média


Vamos conferir esses procedimentos?



3. Procedimentos recomendados


Para garantir o bem-estar das aves, como você deve proceder em campo?

 

  Clique nas figuras


Como vimos, é responsabilidade dos anilhadores a segurança e bem estar das aves estudadas; portanto, estresse e riscos de ferimento e óbito devem ser minimizados. O Manual do Anilhamento destaca algumas regras básicas:



 

O manual recomenda, ainda, que você imprima esta página e coloque em seu local de trabalho, além de fazer ampla divulgação. 


Você entendeu por que é importante realizar suas atividades de anilhamento com ética e responsabilidade? Compartilhe esses novos conhecimentos com seus colegas de trabalho. Conheça, pratique e divulgue o Código de Ética do Anilhador disponível no Manual de Anilhamento de Aves Silvestres (Sousa; Serafini, 2020).

 

Aprendemos nesta unidade sobre a ética envolvida no anilhamento de aves silvestres e os cuidados que devemos ter para preservar a integridade física e evitar mortalidade das aves.




Na próxima unidade você vai conhecer um pouco sobro o Sistema Nacional de Anilhamento (SNA). Vamos lá?