Opções de inscrição
Curso Fundamentos de Cartografia - 2023 [Turma 2]
JUSTIFICATIVA
As atividades de conservação da sociobiodiversidade realizadas pelo ICMBio envolvem diversas possibilidades de atuação, como na proteção ambiental, na visitação e turismo ecológico, na produção e uso sustentável dos recursos naturais madeireiros e não madeireiros, na consolidação territorial e até mesmo na gestão de recursos humanos, financeiros e materiais, dentre outros processos e macroprocessos institucionais. Em todas as atribuições, e de modo geral para toda a gestão ambiental, uma característica importante de análise é a localização geográfica da feição ou evento, como por exemplo um incêndio florestal ou um empreendimento em processo de licenciamento ambiental cujas localizações afetam UC federal. A análise espacial e geográfica, realizada a partir dos fundamentos da Cartografia, permite uma visão integrada, territorial e favorece a gestão da informação.
As novas tecnologias, relacionadas aos avanços no conhecimento em Geoprocessamento e diversos saberes que envolvem SIG, Sensoriamento Remoto, GPS e GNSS, e Drones ou RPAs (Aeronaves Remotamente Pilotadas), permitem a aplicação dos conhecimentos cartográficos na representação de uma feição ou evento objeto de estudo. Assim, a Cartografia apresenta-se modernizada e com diferentes recursos tecnológicos e digitais que favorecem as análises complexas e com grandes volumes de dados, características das análises ambientais, de modo geral. O uso assertivo das novas ferramentas depende do conhecimento da ciência cartográfica para a correta representação no plano de informação definido, que poderá ser apresentado como um mapa ou outro produto cartográfico.
Diante do exposto, considerando a atribuição do ICMBio como gestor das unidades de conservação por meio das diferentes ações de manejo que envolvem gestão participativa, proteção, consolidação territorial, pesquisa, dentre outras temáticas, assim como responsável pelas estratégias voltadas para a conservação da fauna silvestre e considerando a crescente necessidade e difusão da utilização de ferramentas de geoprocessamento no Instituto, se faz necessária a capacitação de servidores para compreender a Cartografia, seus conceitos fundamentais, e suas aplicações para a produção e o uso da Geoinformação nessas diferentes atividades.
Esse é o primeiro curso da Trilha de Aprendizagem em Geoprocessamento, sendo pré-requisito para realizar os demais cursos na temática
COMPETÊNCIAS
Ao final do curso espera-se que os educandos sejam capazes de aplicar os conceitos fundamentais da cartografia e da produção de mapas e outros produtos cartográficos, selecionando, com assertividade e segurança, as referencias espaciais de datum, coordenadas e projeções, bem como a forma de apresentação da Geoinformação no mapa, para a adequada representação cartográfica de cada feição geográfica em cada projeto/estudo em desenvolvimento na gestão de áreas protegidas e conservação da biodiversidade.
PÚBLICO
Servidores do ICMBio e bolsistas, estagiários, terceirizados e voluntários em exercício no ICMBio que atuam ou querem atuar na gestão de informações geográficas.
INFORMAÇÕES GERAIS
Período de realização: 09 de outubro a de 08 de dezembro de 2023.
Modo de Execução: A distância, sem tutoria (autoinstrucional).
Local de execução: Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA.
Carga Horária: 40h (dedicação média de 1h por dia).
Período de inscrição: 09 de outubro até 09 de novembro de 2023. As inscrições poderão serão finalizadas antes desta data, caso seja atingido o número de vagas previsto no edital.
Número de vagas: 100 vagas, sendo 85 vagas para servidores do ICMBio e 15 vagas para colaboradores (bolsistas, estagiários, terceirizados e voluntários em exercício no ICMBio).
DOCUMENTOS
Turma | Período de Inscrição | Período de Realização | Inscrições |
---|---|---|---|
Servidores do ICMBio e Colaboradores em exercício no ICMBio | 09/10 a 09/11 (INSCRIÇÕES ENCERRADAS) | 09/10 a 08/12 |
Inscrições Encerradas |