Híbrido
Encerrado
Conteudista:
O Plano de Manejo (PM) é definido pelo SNUC (Lei 9.985/2000) como um “documento técnico mediante o qual, com fundamento nos objetivos gerais de uma Unidade de Conservação, se estabelece o seu zoneamento e as normas que devem presidir o uso da área e o manejo dos recursos naturais, inclusive a implantação das estruturas físicas necessárias à gestão da unidade”. Deve abranger a área da Unidade de Conservação, sua zona de amortecimento e os corredores ecológicos, incluindo medidas com o fim de promover sua integração à vida econômica e social das comunidades vizinhas. É considerado o principal instrumento de gestão de uma Unidade de Conservação e, por isso mesmo, a elaboração e revisão deste documento é uma das metas institucionais.
O curso será realizado em formato híbrido, com a parte introdutória, histórico, conceitos e etapas de elaboração ou revisão do Plano de Manejo em ambiente EAD, com base no Curso EAD de Elaboração e Revisão do Plano de Manejo já realizado pela COMAN em 2020, e a construção dos elementos do Plano de Manejo e a facilitação de oficinas em formato presencial, com a simulação de uma oficina, a exemplo do realizado no Curso de Formação de Facilitadores para o Plano de Manejo, também em 2020.
Este curso foi elaborado com a finalidade de capacitar servidores do ICMBio e parceiros dos estados e municípios para planejar e executar processos de elaboração e revisão de Planos de Manejo, seguindo as diretrizes preconizadas pela IN n° 07/2017, o seu roteiro metodológico e os princípios da estratégia de participação social no planejamento de Unidades de Conservação.
Também está entre seus objetivos, trazer orientações metodológicas e princípios da boa facilitação de reuniões participativas, para que os educandos possam participar e conduzir oficinas de elaboração do Plano de Manejo.
Servidores do ICMBio que tenham interesse e disponibilidade em atuar na construção de planos de manejo, preferencialmente àqueles que já atuam nesta agenda e compõem as equipes da COMAN (local e ampliada), das unidades de conservação, NGI e das Gerências Regionais, bem como parceiros dos estados e municípios que buscam replicar o método de elaboração de Plano de Manejo do ICMBio em suas áreas de atuação.
Modo de Execução: Hibrido
Número de Vagas: 23 para servidores do ICMBio, 5 vagas para parceiros dos estados e municípios e 2 vagas para servidores do Ministério do Meio Ambiente.
Locais de execução: Plataforma AVA do ICMBio e ambiente Teams (etapa EAD) e ACADEBIO (etapa presencial)
Carga horária: 60 horas
Período de realização:
Inscrições