Ir para o conteúdo principal
AVA ICMBio
  • Conheça a ACADEBio
  • Cursos e Eventos
  • Educação Corporativa
  • Midiateca
  • Contrato de Gestão
  • Concurso Público
  • . (Acessar)
  • Página inicial

Planejamento Operacional e Orçamentário

  1. Página inicial
  2. Cursos
  3. Planejamento Operacional e Orçamentário

Curso Aplicação do Sistema de Análise e Monitoramento de Gestão - SAMGe - 2022

EaD

Encerrado

Conteudista:

  • Hélio da Silva Pereira
  • Leandro da Silva Souza
  • Fabiana de Oliveira Hessel
  • Mariusz Szmuchrowski
Curso Aplicação do Sistema de Análise e Monitoramento de Gestão - SAMGe - 2022
APRESENTAÇÃO

O Sistema de Análise e Monitoramento de Gestão (SAMGe) é uma ferramenta/metodologia de avaliação e monitoramento de gestão de unidades de conservação, de aplicação rápida e resultados imediatos, concebida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio, com apoio operacional e financeiro de alguns parceiros, dentre os quais a WWF-Brasil, o ARPA e o IPAM, oficialmente institucionalizada pela Portaria ICMBio nº 607, de 28/9/2021, publicada no Diário Ofical da União de 1º de outubro de 2021.

O SAMGe busca aferir a efetividade de gestão de unidades de conservação a partir da análise das inter-relações dos Recursos e Valores - RV (o que se busca manter), dos usos (interfaces entre os RV e a sociedade) e das ações de manejo realizadas pelo órgão gestor. Esses três elementos compõem os pilares objetivos de gestão de uma unidade de conservação.

Assim, o SAMGe visa diagnosticar a implementação da gestão das unidades de conservação e fornecer produtos e serviços que possam auxiliar os gestores a visualizarem os desafios territoriais de gestão - DTG, e, com isso, ofertar subsídios para o planejamento das ações de manejo e sistematizar e monitorar as informações territoriais em uma base comum. Além disso, aproxima a sociedade da gestão das áreas protegidas por meio de diversas formas, como pelo preenchimento em Conselhos e pela divulgação de informações e resultados por meio de painéis dinâmicos e relatórios específicos.

OBJETIVO

Este curso foi elaborado com a finalidade de apresentar o SAMGe (conceitos, metodologia e estruturas) e orientar o correto preenchimento da ferramenta, além de demonstrar a importância da análise dos resultados, a fim de subsidiar o planejamento e as melhorias nos processos de gestão das unidades de conservação, para, com isso, aprimorar os resultados e as entregas das unidades de conservação brasileiras para a sociedade.

PÚBLICO

Servidores do ICMBio, gestores de unidades de conservação estaduais e municipais, parceiros e profissionais ligados à temática da gestão de áreas protegidas.

INFORMAÇÕES GERAIS

Modo de Execução:   A distância, sem tutoria (autoinstrucional). 

Número de Vagas:   1000

Locais de execução:  Plataforma AVA do ICMBio

Carga horária: 40 horas (dedicação média de 1 hora por dia).

Período de realização:  

  • 03 de outubro a 02 de dezembro de 2022.

DOCUMENTOS

EDITAL

Turma        Período de Inscrição      Período de Realização    Inscrições   
 ICMBio e Parceiros 03/10 a 14/11/2022 03/10 a 02/12/2022 Encerradas 

Importante

Para acessar o curso você deverá se cadastrar no Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA.

 

Acessar Curso

Capacitação de Pontos Focais SAMGe - Ciclo 2022

EaD

Encerrado

Conteudista:

  • Fabiana de Oliveira Hessel
Capacitação de Pontos Focais SAMGe - Ciclo 2022

APRESENTAÇÃO

O Sistema de Análise e Monitoramento da Gestão - SAMGe, instituído pela Portaria ICMBio nº 607, de 28 de setembro de 2021, representa a principal ferramenta de diagnóstico e avaliação da efetividade de gestão das Unidades de Conservação - UC federais e vem sendo utilizado como importante subsídio para o planejamento e tomada de decisão pelos gestores das UC e outras unidades organizacionais e instâncias do Instituto.

O diagnóstico do SAMGe é realizado anualmente pelas equipes gestoras das Unidades de Conservação Federais, com apoio e orientação dos Pontos Focais indicados pelas Gerências Regionais - GR, Áreas Temáticas e Centros Nacionais de Pesquisa e Conservação do ICMBio, por meio da plataforma online http://samge.icmbio.gov.br. 

No Ciclo SAMGe 2022, os Pontos Focais deverão apoiar também as equipes gestoras das UC no preenchimento do RAPPAM (sigla em inglês para Rapid Assessment and Prioritization of Protected Area Management ou Avaliação Rápida e Priorização da Gestão das Áreas Protegidas), que traz uma análise da efetividade na escala nacional e global, realizada a cada 05 anos, integrando indicadores internacionais para áreas protegidas. As questões referentes ao RAPPAM foram organizadas pela equipe do WWF-Brasil e EKOS. Assim, o objetivo da capacitação é orientar a atuação dos Pontos Focais para a avaliação da efetividade das UC, anualmente, por meio do SAMGe e, a cada quinquênio, por meio do RAPPAM.

A capacitação compreende a apresentação e alinhamento conceitual sobre o SAMGe, forma de diagnóstico e metodologia, indicadores e localização dos resultados, com enfoque na atividade de interpretação dos resultados dos diagnósticos das UC, sob à luz do tripé recursos e valores, usos existentes na UC e ações de manejo realizadas naquele ano, e validação pelas Gerências Regionais. Serão apresentadas as atualizações na plataforma e as sugestões de boas práticas de preenchimento, de forma a orientar a atuação dos Pontos Focais do SAMGe no próximo ciclo. O momento de capacitação permite, ainda, a troca de experiências entre os pontos focais, a partir das diferentes realidades de gestão de UC, nos diferentes biomas e categorias.

Destaca-se a importância da capacitação para o alinhamento dos Pontos Focais, das atividades obrigatórias e do cronograma de validação para as Gerências Regionais, e a atuação complementar dos Pontos Focais dos Centros e processos institucionais pertinentes para garantir a preparação para o Ciclo SAMGe e Ciclo RAPAM 2022.

A capacitação será realizada na modalidade a distância, com atividades síncronas e assíncronas na Plataforma Teams e materiais de apoio e leitura complementar no Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA ICMBio.

OBJETIVO

Capacitar os Pontos Focais SAMGe – Ciclo 2022 para atuarem com segurança e assertividade como instância de validação do diagnóstico de gestão das unidades de conservação e apoiar o preenchimento realizado pelas equipes gestoras das UC.

Iniciar a preparação do Ciclo do Diagnóstico de Gestão das Unidades de Conservação, em articulação com as Gerências Regionais, UC e outras unidades organizacionais.

PÚBLICO

Servidores do ICMBio que atuam ou irão atuar como Pontos Focais no Ciclo SAMGe 2022 nas Gerências Regionais, Áreas Temáticas e Centros Nacionais de Pesquisa e Conservação, conforme   indicações, constantes do Processo nº 02070.003583/2022-46.

CARGA HORÁRIA

40 horas/aula


Acesse o CONVITE COMPLETO aqui!
Acesse a LISTA DOS INDICADOS CONFIRMADOS aqui!



Acessar Curso

Ciclo de Formação de Gestão para Resultados (PGR) - Turma 7

Híbrido

Encerrado

Conteudista:

  • Rafael Ferreira Costa
Ciclo de Formação de Gestão para Resultados (PGR) - Turma 7

APRESENTAÇÃO

De forma a modernizar a estrutura de Estado para lidar com a gestão da biodiversidade brasileira, logo após a sua criação, em 2007, o ICMBio passou a se estruturar sob os preceitos da gestão estratégica, com o objetivo de implantar o modelo de Excelência em Gestão Pública, que foi o sistema de gestão de referência para as organizações do setor público brasileiro. Para tanto, foi realizada a modelagem institucional, implantando-se a gestão orientada para resultados, com estrutura de gestão por processos.

No modelo de Gestão para Resultados, o direcionamento estratégico constitui o eixo estruturador da gestão, ao estabelecer os resultados que norteiam a atuação institucional. Neste sentido, atualmente, o ICMBio opera por meio de instrumentos fundamentados na metodologia Balanced Scorecard (BSC).

Como parte da estratégia, visando capilarizar e consolidar os conceitos inerentes ao modelo de gestão proposto, optou-se pela formação continuada dos servidores do Instituto por meio da realização de Ciclos de Formação em Gestão para Resultados. Durante os anos de 2011 a 2020, foram realizadas seis edições da formação, com a participação de 157 cursistas, sendo desses, 140 servidores do ICMBio.

A 7ª edição do Ciclo de Formação em Gestão para Resultados – PGR7 foi construída a partir de uma reflexão sobre a experiência de execução da gestão estratégica ao longo dos quase 15 anos de existência do Instituto e do aprendizado do corpo de instrutores na prática de atividades de consultoria interna ao longo dos últimos 10 anos. Levando-se em conta um cenário de mudanças constantes, tanto políticas quanto sociais, e sem perder de vista o propósito maior do serviço público em oferecer valor social, o PGR7 tem como propósito formar pessoas capazes de promover mudanças em um mundo caracterizado pelas transformações constantes e a crescente complexidade da gestão ambiental pública, que gerem resultados para a conservação e valor para a sociedade.


OBJETIVO

O objetivo do PGR7 é que os servidores do ICMBio participantes do curso sejam capazes de aplicar o modelo de Gestão para Resultados, desenvolvendo seu potencial gerencial e preparando-os, também, para atuarem como facilitadores internos na implementação de práticas de gestão alinhadas a este modelo. Além disto, o PGR7 pretende formar pessoas capazes de promover mudanças em um mundo de transformações constantes e frente à crescente complexidade da gestão ambiental pública, gerando resultados para a conservação e valor para a sociedade.


PÚBLICO

Servidores ativos do quadro do ICMBio que atuam em função de chefia, responsáveis/pontos focais de processos temáticos de gestão ou que atuem em processos de trabalho com potencial de influência sobre diversas unidades organizacionais do Instituto (como GRs, Coordenações gerais, entre outros).


CARGA HORÁRIA

271 horas/aula.


 

Acesse o EDITAL completo aqui!


Modelo de CARTA DE AUTORIZAÇÃO aqui!


Acesse a LISTA DE SELECIONADOS E INDICADOS aqui!



Acessar Curso

AVA ICMBio

ICMBio

Endereço:
EQSW 103/104, Bloco "C", Complexo Administrativo - Setor Sudoeste - CEP: 70.670-350
Fale Conosco:
ava@icmbio.gov.br
Redes Sociais:
Youtube Twitter Instagram Facebook

Parceiros

  • ANA
  • Enap
  • IPÊ
  • JBRJ
  • MMA
  • MMA/EaD
  • Programa ARPA
  • Saberes da Floresta (SFB)
  • WWF - Brasil
Resumo de retenção de dados