Trilha 1 (Monitora): Introdução à gestão e monitoramento da biodiversidade

OBJETIVO

Esta trilha de aprendizagem objetiva capacitar os públicos-alvo em Introdução à gestão e monitoramento da biodiversidade para atuação junto ao Programa de Nacional de Monitoramento da Biodiversidade, em suas diversas frentes de trabalho, por meio do desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas aos conteúdos introdutórios, abordados em dois módulos integrados.

O objetivo específico do primeiro curso é que o estudante compreenda a perspectiva teórico-conceitual que fundamentará a sua prática em monitoramento da biodiversidade nas Unidades de Conservação (UCs). No segundo curso, o estudante vai conhecer diferentes aspectos da gestão e do monitoramento da biodiversidade in situ e aplicabilidade em sua UC ou região de atuação.


PÚBLICO-ALVO

Pontos focais do monitoramento, gestores, assessores de implantação, coordenadores do monitoramento, servidores, educadores/instrutores, pesquisadores internos e externos, profissionais de TI, pelo líder comunitário, representantes locais, conselheiros de UCs, monitores/instrutores e especialistas não acadêmicos.


COMPETÊNCIAS

Identificar as várias Ciências da Natureza envolvidas no “Monitoramento da Biodiversidade” e as tecnologias associadas como instrumentos criados para permitir maior e melhor compreensão do mundo natural, percebendo sua relevância para a construção do conhecimento e para o desenvolvimento socioambiental.

Reconhecer e aplicar os conhecimentos procedimentais e tecnologias associadas às ciências ambientais, como a Ecologia, Biologia, Etnobiologia, Sistemas socioambientais, Gestão Ambiental, Botânica, Zoologia, Conservação entre outras, em diferentes cenários práticos de acordo com o contexto local e os objetivos.

Relacionar conhecimentos práticos, científicos, aspectos sociais, culturais e climáticos para compreender os padrões de ocorrência e distribuição das espécies, a partir de referenciais temporais e espaciais, , em particular aqueles indicadores biológicos associados ao monitoramento em ambientes naturais.

Associar diferentes tipos de conhecimentos, técnicas e processos para que, de forma integrada, possam contribuir para mediar problemas e conflitos socioambientais ou responder questões técnicas.

Avaliar e aprimorar a aplicação sistematizada de métodos e procedimentos técnicos próprios das ciências ambientais e do etnoconhecimento sistematizado, como base para ações em cenários reais.

Fazer uso de conhecimentos sobre métodos para Monitoramento da Biodiversidade, de modo que em situações-problema reais, possa identificar, interpretar, avaliar, planejar intervenções, implementá-las, gerir equipes, obter informações, e eventualmente analisá-las e processá-las.

Com o desenvolvimento das competências, será possível alcançar o objetivo do programa, promover o monitoramento do estado da biodiversidade e serviços ecossistêmicos associados, como subsídio à avaliação da efetividade de conservação do sistema de unidades de conservação, à adaptação às mudanças climáticas e ao uso e manejo nas unidades de conservação geridas pelo Instituto Chico Mendes, bem como às estratégias de conservação das espécies ameaçadas de extinção em todo o território nacional.


CURSOS

Curso 1 - Fundamento teórico-conceitual da conservação e do monitoramento da biodiversidade

Módulo 1 - Fundamentos teóricos relevantes ao monitoramento da biodiversidade
Módulo 2 - Conservação da biodiversidade
Módulo 3 - Ecologia de Paisagem

Curso 2 - Programa Nacional de Monitoramento da Biodiversidade

Módulo 1 - Programa Monitora
Módulo 2 - Monitoramento da Biodiversidade e o Ciclo de Gestão
Módulo 3 - Gestão ambiental pública da biodiversidade e Educação Ambiental
Módulo 4 - Política e estratégia para a conservação de biodiversidade






Última atualização: terça, 18 Set 2018, 14:20