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O Parque nas Escolas do Matupi: Uma proposta de sensibilização ambiental

Seminário Boas Práticas. Objetivo: Desenvolver a consciência ambiental crítica na comunidade de Santo Antônio do Matupi, sobre a realidade local de modo a interferir positivamente em seu meio, despertando o sentimento de pertencimento e afetividade pelo Parque; e Construir com os educadores locais, de forma coletiva e participativa, um programa continuado de educação ambiental que interfira positivamente na relação deste público com a UC e as demais temáticas socioambientais relacionados a realidade local.

Ano de Publicação: 2014

Escola Parque: a educação ambiental na gestão do Parque Nacional do Iguaçu

Seminário Boas Práticas. Objetivo: O Parque Nacional do Iguaçu (PNI) é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral localizada na região sudoeste do Paraná, criada em 10 de janeiro de 1939 e com 185 mil hectares de floresta do bioma Mata Atlântica. Patrimônio Mundial da Humanidade (UNESCO, 1986), abriga uma das Sete Maravilhas da Natureza – as Cataratas do Iguaçu. A Escola Parque (EP) é responsável pelo programa de Educação Ambiental (EA) da Unidade com objetivo geral de fortalecer esse espaço como referência de diálogo e ação conjunta em EA para reforçar os mecanismos de gestão do parque, especialmente quanto à participação da população do entorno, articulação e controle social nos processos decisórios inerentes a conservação.

Ano de Publicação: 2014

Estágio-Vivência "Saberes da Floresta: Intercâmbio de jovens e agroextrativistas no manejo sustentável da agrobiodiversidade na Amazônia paraense"

Seminário Boas Práticas. Objetivos: Possibilitar o intercâmbio de saberes técnico e tradicional através da vivência de jovens com as famílias de agricultores residentes em Caxiuanã assim como prestação de serviços de assistência técnica e extensão rural aos ribeirinhos residentes na Unidade de Conservação; Possibilitar aos discentes o aceso a temas relacionados a gestão de UCs federais; Desenvolver atividades relacionadas à cidadania e educação ambiental e voltadas a conservação de recursos naturais junto às famílias residentes nas comunidades da FLONA e em escolas localizadas na UC; Possibilitas o estreitamento de relações entre o ICMBio e as comunidades da UC e entorno; Levantamento de demandas técnicas e sociais existentes nas comunidades.

Ano de Publicação: 2016

Restauração como veículo para Educação Ambiental e envolvimento da comunidade Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e Reserva Biológica da Contagem

Seminário Boas Práticas. Objetivos: Restaurar áreas dominadas por gramíneas exóticas invasoras em UCs do Cerrado; Testar técnicas de restauração mais baratas e eficientes para restauração destas áreas, gerando conhecimento sobre o impacto das invasoras sobre as plantas nativas; Envolver a comunidade na gestão da UC por meio da restauração; Promover a educação ambiental utilizando o caso das espécies invasoras e a restauração.

Ano de Publicação: 2016

Curso de Educação Ambiental em Unidades de Conservação Parque Nacional do Iguaçu

Seminário Boas Práticas. Objetivos: Discutir sobre a educação ambiental e o Parque Nacional do Iguaçu; Promover e estimular processos educativos com professores e técnicos da rede municipal de ensino e de meio ambiente dos municípios do entorno do Parque; Fortalecer a prática da educação ambiental nos municípios do entorno do parque; Orientar a construção de projetos de educação ambiental a serem implementados nas escolas envolvidas.

Ano de Publicação: 2016

Cursos Profissionalizantes voltados à capacitação para o empoderamento e autonomia produtiva das comunidades extrativistas. Reserva Extrativista do Cazumbá-Iracema

Seminário Boas Práticas. Objetivos: Capacitar os extrativistas em cursos profissionalizantes para que os mesmos desenvolvam habilidades e conhecimentos voltados à produção sustentável familiar, orgânica e extrativista, agregando assim valor às suas produções e incentivando a produção extrativista e a conservação ambiental.

Ano de Publicação: 2016