Notícias

Conheça o Guia Voluntários do ICMBio

Conheça o Guia Voluntários do ICMBio

por ICMBio Notícias -
Número de respostas: 0

O Voluntariado no ICMBio


O Voluntariado ICMBio é uma oportunidade para cada um exercitar sua cidadania e contribuir para um meio ambiente mais equilibrado e melhoria da qualidade de vida local. A população pode atuar juntamente com as equipes do ICMBio, em diversas ações de conservação da natureza tais como pesquisa, visitação, comunicação, educação ambiental e proteção, entre outras previstas na Instrução Normativa nº 03/2016
 
Desde o início do programa, em 2009, o ICMBio contabiliza mais de cem unidades organizacionais com programa de voluntariado formalizado, mas o Programa está em processo de expansão em todo país, ampliando a rede de proteção deste patrimônio que é de todos os brasileiros.

O Voluntariado ICMBio tem o propósito de promover o engajamento da sociedade na conservação da biodiversidade por meio da ação voluntária e do reconhecimento público dessa contribuição.

Veja o vídeo institucional do Programa .
Veja também o vídeo promocional do Programa .
Para ver o vídeo do Programa Voluntariado na Floresta Nacional de Brasília, clique .
Assista  o vídeo comemorativo ao Dia Internacional do Voluntariado.

Para trabalhar como voluntário no ICMBio, basta a vontade de contribuir com a conservação do patrimônio natural e promoção do desenvolvimento socioambiental. Pessoas de qualquer origem, idade, nível educacional e área de formação podem participar e o tipo de atividade a ser desenvolvida buscará sempre aliar os interesses do voluntário com as demandas da instituição.

Para você fazer parte desta experiência, confira abaixo a lista de unidades que oferecem oportunidades de voluntariado, escolha as que lhe interessam. Entre em contato e verifique o calendário de atividades e a forma de seleção de voluntários, pois algumas têm programas contínuos e nem sempre a divulgação é feita por meio de editais. 
 
 
As unidades de conservação e centros de pesquisa têm realidades e contextos ambientais e socioculturais diferentes para cada região do Brasil, portanto busque mais informações sobre a área onde você deseja atuar e as atividades que poderá desenvolver. Saiba mais sobre o Programa acessando os Guias do Programa:

Clique aqui para acessar o Guia de Voluntários 

 
#VoluntariadoICMBio
#Vamosjuntos