Integrando uma série de documentos, esta publicação compõe estratégias no contexto do Programa
Nacional de Educação Ambiental - PRONEA, com base na Política Nacional de Educação Ambiental
– PNEA, para atuação nas Unidades de Conservação da Natureza, em processos por meio dos
quais os gestores destas Unidades de Conservação e a coletividade constroem valores sociais,
conhecimentos, habilidades e atitudes voltados para a conservação do meio ambiente. De forma
articulada e participativa em todos os níveis, busca garantir a ação educativa na gestão ambiental
pública, por meio da problematização dos danos socioambientais causados pelo modelo de
desenvolvimento hegemônico, ainda alicerçado nas desigualdades sociais.
Reforçar o conteúdo educativo e de comunicação para a implementação de políticas públicas
na gestão do meio ambiente, se faz necessário, a partir da compreensão crescente de que a
conservação da natureza será eficiente e duradoura na construção permanente de consensos
com a sociedade.
A Estratégia Nacional de Comunicação e Educação Ambiental no SNUC, que ora apresentamos,
vem contribuir nesse esforço de buscar o caráter educativo na gestão de nossas Unidades de
Conservação, aliado a ferramentas de comunicação.
O documento inicialmente traz uma contextualização do Sistema Nacional de Unidades de
Conservação (SNUC) e posteriormente o histórico de sua construção; os documentos de
referência; seus objetivos e princípios; e seus públicos. Em seguida, são desenvolvidas as cinco
grandes diretrizes e ações estratégicas a serem implementadas:
Diretriz 1: Fortalecimento da ação governamental na formulação e execução de ações de
comunicação e educação ambiental no âmbito do SNUC;
Diretriz 2: Consolidação das formas de participação social nos processos de criação,
implementação e gestão de Unidades de Conservação;
Diretriz 3: Estímulo à inserção das Unidades de Conservação como temática no ensino formal;
Diretriz 4: Inserção das Unidades de Conservação como temática nos processos educativos
não-formais;
Diretriz 5: Qualificação e ampliação da abordagem da mídia com relação às Unidades de Conservação
e estímulo à práticas de comunicação participativa com foco educativo na gestão ambiental.