Midiateca

Espécies Arbóreas Brasileiras - VOLUME 5

Autores

Paulo Ernani Ramalho Carvalho

Ano de Publicação
2014
Categoria
PESQUISA AVALIAÇÃO E MONITORAMENTO DA BIODIVERSIDADE
Descrição

Este é o quinto e último volume da coleção Espécies Arbóreas Brasileiras, de autoria do engenheiro-florestal Paulo Ernani Ramalho Carvalho, pesquisador da Embrapa. Essa coleção foi inspirada no livro Espécies Florestais Brasileiras, do mesmo autor, lançado em 1994, cuja tiragem esgotou-se em poucos meses. Diante desse enorme sucesso editorial – e atendendo à demanda da sociedade – achou-se por bem elaborar não apenas uma segunda edição da referida obra, mas uma coleção de cinco volumes, haja vista a riqueza e a diversidade de nossa flora. Os quatro primeiros volumes foram lançados, em 2003, em 2006, em 2008 e em 2010, respectivamente, numa parceria entre a Embrapa Florestas e a Embrapa Informação Tecnológica. O conhecimento contido nesta coleção é fruto da leitura e da análise de milhares de trabalhos técnico-científicos e de consultas feitas pelo professor Paulo Ernani Ramalho Carvalho a técnicos e profissionais com os mais variados níveis de instrução, ao longo de 42 anos de dedicação à pesquisa. Junte-se a isso seu profundo conhecimento sobre a flora brasileira, bem como o resultado de estudos obtidos na extensa rede de Arboretos Botânicos e Florestais espalhados por todo o País. Até aqui, são descritas 340 importantes espécies arbóreas brasileiras, com indicação dos possíveis usos para fins ambientais, ornamentais, paisagísticos, medicinais, econômicos e industriais. Em seus fundamentos taxonômicos, o estudo de cada espécie propicia ao leitor a descrição botânica e sua biologia reprodutiva. Além disso, são também apresentados aspectos ecológicos relacionados à adaptação natural dessas espécies nos ecossistemas onde elas ocorrem.

Em atinência ao cultivo de cada espécie, o autor discorre sobre coleta e tecnologia de sementes, produção de mudas, além dos procedimentos necessários ao plantio, manejo silvicultural e controle de pragas e doenças. Complementarmente, discorre, também, sobre as propriedades físico-mecânicas e outras características da madeira, como durabilidade, trabalhabilidade, secagem e aspectos visuais que determinam o uso das espécies no comércio madeireiro, na indústria moveleira, na construção civil e no mobiliário em geral. Espécies Arbóreas Brasileiras resulta do esforço em reunir informações existentes na vasta bibliografia consultada, aliado às observações do próprio autor em suas viagens pelo País e de outros distintos profissionais do setor. Além de atender aos anseios de pesquisadores, docentes, estudantes e outros profissionais da área, essa coleção tem subsidiado informações ao Programa de Educação Ambiental da Embrapa Florestas, o qual envolve diferentes públicos (crianças, adolescentes, professores e grupos de terceira idade) na sua missão de disseminar a importância das florestas para o desenvolvimento social, econômico e ambiental do Brasil. Neste quinto e último volume, estão incluídas mais 60 espécies arbóreas – selecionadas segundo sua importância ecológica, econômica e silvicultural – existentes na rede experimental conduzida pela Embrapa Florestas e instituições parceiras.

Ao longo de toda a obra, o estilo fluente e a linguagem concisa e direta do autor tornam sua leitura prática, de grande utilidade e muito prazerosa.

Edson Tadeu Iede

Chefe-Geral da Embrapa Florestas

Tipo de publicação
Livro
Local da publicação
Brasília - DF
Nº da edição ou volume
VOLUME 5
Editora
EMBRAPA - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa Florestas
Link