Midiateca

PROPOSTAS PARA REVISÃO DO MARCO REGULATÓRIO DO CARANGUEJO-UÇÁ vamos melhorar juntos a pesca do caranguejo-uçá?

Autores

Ficha técnica desta publicação:

Concepção, preparação e roteiro: Ana Tres Cruz e Guilherme Dutra

I lustrações e projeto gráfico: Rodrigo Bueno

Revisão: Renata Pereira, Guilherme Dutra, Adriana Leão

Contribuíram também para a execução deste trabalho: Eduardo Camargo, Danieli Nobre e Denis Domingues (CI-Brasil); Daniela de Oliveira e Vinicius Bittencourt (consultores PN U D); Fabricio Gandini, Adayse Bossolani e Poliana Frigo (Maramar); And rea Zimmermann, Renata Navega, Tatiana Espíndola, Rod rigo Bueno, Wagner Soares e Carla Hirata (Matres Socioambiental); além de técnicos e analistas do ICMBio de todo o Brasil.

Ano de Publicação
2018
Categoria
PESQUISA AVALIAÇÃO E MONITORAMENTO DA BIODIVERSIDADE
Descrição

Contexto:

O Brasil tem 1,4 milhões de hectares de manguezal. (Isto é como um mil hão e 400 mil campos de futebol). É o segundo país no mundo com maior área de manguezal. E o primeiro com maior área contígua protegida, esta área está na região Norte.  Os 87% de toda esta área, ou seja 1,218 milhões de campos de futebol, estão dentro de unidades de conservação federais, estaduais e municipais. Isto significa que toda esta área tem uma proteção maior que o resto do manguezal, embora os outros 182 mil hectares de manguezal também estejam protegidos pelo Código Florestal como Áreas de preservação Permanente (APPs). 

Com tanto manguezal deve ter muitos, muitos caranguejos, tantos que é impossível que acabem.... ou não. Não sabemos quantos caranguejos são coletados em todo o Brasil, mas por exemplo, no Delta do Parnaíba, no Piauí e Ceará, se coletam entre 144 mil e 200 mil unidades por mês. E isso tudo numa região tão pequena como é o Delta, imagine a quantidade de milhões de caranguejos que são coletados por mês em todo o Brasil... 

E agora, temos certeza de que é impossível que o caranguejo acabe? Pois é, há alguns anos atrás o caranguejo não estava tão fundo nas tocas e era mais fácil pegar caranguejos maiores. Agora cada vez são mais miúdos, não é? Como é possível evitar que o caranguejo acabe? O trabalho é grande, mas é possível. Para isto, a Conservação Internacional, junto com o Projeto Manguezais do Brasil e o ICMBio fizeram a proposta de trabal har junto com os pescadores para coletar informações que ajudassem a adequar o marco regulatório do caranguejo-uçá, assim como uma conscientização da necessidade de todos trabalharmos conjuntamente para que o caranguejo continue nos nossos manguezais.

Sim, mas...o que é marco regulatório?

Tipo de publicação
Outros
Local da publicação
Nº da edição ou volume
Editora
ICMBIO www.icmbio.gov.br
Link