RESUMO Este trabalho teve como objetivo l elaborar de forma participativa o modelo de negócios do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Primatas Brasileiros buscando introduzir novas ferramentas para o aperfeiçoamento de seu mapeamento estratégico. Para tanto, foi realizada a revisão do da iniciativa implantação de gestão por resultados no CPB (Mapa Estratégico) e, em seguida, introduzida a ferramenta do Canvas (Business mol generation) para construir o modelo. Oram realizadas análise de contraste e uma iniciativa que incluiu o desenvolvimento de pessoas. A construção deste modelo foi promovida uma oficina, com duração de dois dias, na qual buscou-se descrever e analisar coletivamente o modelo de gestão do CPB por meio do Canvas, foram definidos: i. segmentos de clientes; ii. proposta de valor; iii. canais; iv. tipos de relacionamento; v. fontes de receita; vi. recursos chave; vii. atividades chave; viII. parecerias principais, e xix. estrutura de custo. A oficina contou com a presença de 10 servidores do CPB e um facilitador externo A partir desta experiência, foi verificada a que o aperfeiçoamento do modelo de negócios deve ser promovido, para que haja significância institucional e funcione de acordo com a realidade operacional do CPB. A oficina também indicou a necessidade de um programa desenvolvimento de pessoas dentro do planejamento estratégico. Além disso, foi possível verificar a coerência entre o planejamento estratégico e o modelo de negócios elaborado neste momento Palavras-chave: Modelo de Negócio, Canvas, CPB, desenvolvimento de pessoas |