SÉRIE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E COMUNICAÇÃO EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO 4
Introdução ao tema
Meio ambiente, um campo de disputas
Mais de uma década após a instituição do Sistema Nacional de Unidades de
Conservação, verifica-se expressivo aumento no número de áreas protegidas
no Brasil. Por outro lado, crescem as pressões pela exploração de recursos
ambientais, em especial naqueles locais que ainda se mantêm a salvo da degradação. Esses movimentos contraditórios geram conflitos socioambientais
de norte a sul do país, que impactam diretamente a gestão das unidades de
conservação.
No palco dos conflitos verifica-se forte assimetria de poder entre os atores
sociais em disputa. Desníveis no acesso à informação, diferentes capacidades
de organização e articulação estão entre os problemas que convertem disputas em injustiças socioambientais. A equipe de gestão da UC, como integrante do poder público, desempenha importante papel no enfrentamento
e na mediação dos conflitos para cumprir a legislação pertinente às áreas
protegidas. Além de institucionalizar os conflitos, cabe ao poder público em
suas diversas instâncias, dotar os diferentes atores sociais de condições de
equidade no exercício do diálogo e na busca de soluções consensuais para
os problemas socioambientais identificados.
O enfrentamento de situações como essas exige conhecimento e capacitação. A educação ambiental e a comunicação têm muito a aportar tanto
para a equipe de servidores da UC quanto para os diversos segmentos sociais
que atuam na gestão participativa da UC. Essa contribuição envolve o uso da
comunicação como instrumento voltado a valorizar a UC e suas múltiplas
dimensões para a conservação da natureza e para a vida das pessoas. Passa
também pela capacidade da educação ambiental de formar gestores na mediação de conflitos e de instrumentalizar os segmentos mais vulneráveis da
população para reconhecerem problemas ambientais e atuarem em defesa
de seus interesses nas disputas e conflitos socioambientais.
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