SÉRIE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E COMUNICAÇÃO EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO 3
Introdução ao tema
Gestão: mergulho na complexidade
Lidar com a gestão de uma UC implica mergulhar na complexidade. Múltiplas áreas e temas coexistem tanto na administração da Unidade quanto nas
relações que esta estabelece com os distintos atores sociais – sejam grupos
sociais, sejam instituições – que direta ou indiretamente exercem influência
sobre a sua existência no território.
Os diversos processos que compõem o universo da gestão de uma UC
englobam consolidação territorial, proteção, manejo e monitoramento da
biodiversidade e dos recursos naturais, uso público, pesquisa, autorizações
e processos de licenciamento, integração com as comunidades residentes
e/ou do entorno, entre outras. O foco e as ênfases variam de acordo com a
categoria e o tipo de unidade de conservação, bem como com o contexto
local. Mas a tônica da gestão em todas elas é a multiplicidade de atribuições
a cargo da equipe gestora.
Obviamente o cotidiano exige das equipes que atuam na UC superação
de desafios para as quais estas nem sempre estão suficientemente preparadas. E mesmo que tenham preparação, diante da enormidade da tarefa,
sozinhas não seriam capazes de atender a tantas e tão urgentes demandas,
isolando-se no interior da UC. Por isso, a gestão participativa é apontada
como estratégica na mediação dos conflitos socioambientais, no diálogo com
a sociedade, na articulação interinstitucional para efetividade na conservação
da sociobiodiversidade.
A educação ambiental e a comunicação integram os esforços para articular a gestão da UC com o seu contexto socioambiental e com os demais
atores sociais que interagem no território onde a unidade está inserida. Fortalecem a equipe gestora em sua tarefa de implantar a gestão participativa e
desempenham papel essencial nas ações voltadas a conquistar aliados para
a conservação da sociobiodiversidade. Isso se revela com maior clareza nas
ações de uso público, nas relações com o meio acadêmico e nos contatos
com as redes de educação formal e não formal existentes no território. O que
se traduz em maior proteção da Unidade e maior capacidade de expressar
para quê esta foi criada.
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