Midiateca

AJA Caxiuanã - Alfabetização de Jovens e Adultos da Flona Caxiuanã

Autores

ICMBio - Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade

Coordenadora: Erika Ikemoto

Ano de Publicação
2019
Categoria
GESTÃO SOCIOAMBIENTAL
Descrição

Esta publicação constitui um produto do Projeto Alfabetização de Jovens e Adultos da Floresta Nacional de Caxiuanã (AJA Caxiuanã), financiado no âmbito da Chamada de Projetos de Educação Ambiental 2017, promovida pelo ICMBio, com recursos do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Elaboração e organização:  Este material foi elaborado ao longo dos dois primeiros anos de Projeto com base em diagnóstico participativo, de modo a remeter a questões ambientais, sociais e políticas relevantes para a comunidade. As palavras geradoras e as produções textuais que o compõem foram alocadas, respectivamente, nas seções 'Palavras' e 'Pensamentos'. Sua ordenação neste material possibilita um encadeamento das discussões, que perpassam a identificação dos principais potenciais e problemas da comunidade e suas origens, bem como a construção de possíveis soluções. Essa ordenação também introduz gradativamente os fonemas e as dificuldades ortográficas da Língua. Quatro temas-chave são cobertos: 1) A importância do conhecimento tradicional e da cultura popular, 2) A escassez do peixe e da caça, 3) A (des)união dentro da comunidade, 4) A participação nas decisões dentro e fora da comunidade. Esses temas, que no geral são trabalhados de maneira integrada, podem ser melhor individualizados na segunda parte da seção 'Pensamentos' (a partir da página 40). Nessa parte, as produções textuais de autoria dos educandos participantes figuram de forma crescente, refletindo suas transformações ao longo do processo educativo. Essas produções são fruto do trabalho de facilitação e sistematização realizado pelas monitoras comunitárias a partir de maio de 2018. As ilustrações que dão vida a essas e demais produções são obra de artista local. 

Como usar: Na fase inicial do processo de alfabetização, Brandão recomenda uma sequência de passos para o trabalho com cada palavra ou grupo de palavras geradora(s): a discussão em torno do tema gerador relacionado, a leitura da palavra geradora, seu desmembramento em sílabas, a leitura das 'famílias' dessas sílabas e a formação de novas palavras. Conforme essa dinâmica for sendo dominada pelos educandos, a leitura dos textos pode ser introduzida. Mais adiante, a produção de listas de palavras e textos cada vez mais complexos pode ser estimulada. 

Público Alvo: Este material reflete as riquezas, necessidades e anseios da comunidade Caxiuanã, com todas as suas particularidades. É indicado no apoio a ações de educação ambiental desenvolvidas em espaços formais e não-formais, voltadas a crianças, jovens e adultos dessa comunidade. Entretanto, muitos dos temas abrangidos mostram-se importantes nas demais comunidades da Flona Caxiuanã e em outras comunidades rurais da Amazônia. Espera-se que, com as devidas adaptações, este material possa também ser de valia nesse contexto mais amplo.

Palavras-chave: 1.Alfabetização de jovens e adultos. 2.Flona Caxiuanã. 3.Recursos naturais. 4.Exploração predatória. 5.Participação comunitária. I.Erika Ikemoto (Coordenadora).

Tipo de publicação
Livro
Local da publicação
Brasília, DF
Nº da edição ou volume
Editora
ICMBIO www.icmbio.gov.br
Link