O tema Evolução e Diversidade foi escolhido para a SNCT para
comemorar os 150 anos da Teoria da Evolução, proposta por Charles
Darwin. O tema deste ano assume os vínculos indissociáveis da evolução
da vida com a diversidade, entendida em suas múltiplas abordagens:
biológica, ambiental, étnica e cultural.
O projeto “Tecendo Redes por um Planeta Terra Saudável” nascido
da parceria entre Instituições de Pesquisa e escolas da rede pública, busca
refletir sobre as questões gerais da SNCT a partir da realidade local
visando à transformação dessa realidade através de uma rede colaborativa.
As perguntas que nos guiaram com essa temática foram:
Como a reflexão sobre a realidade (local e global) contribui para
problematizar a discussão sobre o tema “Evolução e diversidade”?
Como este tema pode ajudar a construir conhecimentos e direcionar ações
que possam contribuir para a transformação da nossa realidade local e global?
Foi um desafio para os participantes do projeto, trabalharmos
com conceitos difíceis de serem problematizados com os estudantes,
principalmente das séries iniciais, e com grande risco de ser utilizado de
forma incorreta e superficial, como o da evolução. Isso por outro lado
estreitou os elos da rede ao nos fazer procurar coletivamente, através do
estudo e do debate, o modo mais indicado de abordar aqueles conceitos
e suas co-relações.
9
10Diversidade Evolução
11
Seguindo a metodologia delineada no projeto, um diagnóstico
foi feito junto aos estudantes das escolas participantes perguntando o
que eles entendiam por evolução, por diversidade, onde percebiam a
diversidade e o que achavam necessário fazer para mantê-la. Os dados
nos mostraram que se havia muita confusão quanto ao entendimento dos
conceitos, por outro lado os estudantes entendiam o valor da vida e se
mostravam dispostos a defendê-la, reivindicando a igualdade no direito à
vida e respeito às diferenças.
A equipe do Núcleo de Educação Ambiental do Jardim Botânico do
Rio de Janeiro formulou junto aos professores das escolas do entorno
este “Roteiro da Evolução e Diversidade” no arboreto a fim de alimentar
essa reflexão para as visitas realizadas pelas escolas participantes durante
a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2008. As questões nele
apresentadas, representadas nos oito pontos do roteiro, buscam esclarecer
os conceitos e as possibilidades que nos permitem entender nosso lugar
e nosso tempo a partir de um cenário que começa num jardim, mas que
devem caminhar por dentro das escolas.
Este Caderno é parte do registro dessa atividade e não temos ilusão
que encerram dúvidas e esgotam o debate, pretendemos que ele nos sirva
como estímulo a continuar inquirindo, pesquisando, tentando responder
nossos estudantes e junto a eles formular outras perguntas.
Participantes do Projeto Tecendo Redes Por Um Planeta Terra
Saudável: SME, Fundação Oswaldo Cruz, Museu de Astronomia e
Ciências Afins, Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro,
1ª CRE, 2ª CRE, 4ª CRE, Colégio Pedro II.
Escolas Participantes da 2ª CRE, E.M. Camilo Castelo Branco, E.M.
Capistrano de Abreu, E.M. Julio de Castilhos, E.M. Luiz Delfino, E.M.
Manoel Cícero, E.M.Oscar Tenório e E.M. Julia Kubtschek.
|