RESUMO São notórios o potencial do turismo de natureza no Brasil e também o seu baixo aproveitamento económico. No centro desse paradigma, as Unidades de Conservação (UCs) brasileiras são cada vez mais pressionadas a se integrar na dinâmica económica a nível local, regional e nacional. Este estudo investiga o potencial dos trilhos de longo percurso (TLP) como ferramentas para a promoção do turismo sustentável nas UCs, tendo como objetivo geral a avaliação dos impactes ambientais e económicos dos TLP e suas interfaces na gestão das Unidades de Conservação, como subsídio ao processo de implantação dos TLP no Brasil. O estudo aborda aspetos relacionados ao ordenamento do território e gestão de UCs, ecoturismo e desenvolvimento sustentável nas UCs, e igualmente de gestão, desenvolvimento e planeamento dos TLP. Para além do levantamento do estado da arte sobre os temas em análise, foi realizada uma análise de benchmarking de trilhos considerados de referência a nível internacional. A investigação empírica valeu-se de auscultação por meio de entrevistas aos stakeholders ligados ao tema em diversos segmentos. Conclui-se que os TLP são importantes ferramentas para o ecoturismo, na medida em que podem ter efeitos positivos para a conservação, criam aproximação com a sociedade, ajudam na integração territorial e geram benefícios económicos para as populações envolvidas, podendo representar uma alternativa para destravar o potencial económico adormecido das UCs. O estudo avalia ainda os modelos de gestão dos percursos, e endossa um modelo misto, com participação da sociedade, governo e iniciativa privada, impulsionado por políticas públicas. Palavras-Chave: Trilhos de Longo Percurso; Ecoturismo; Unidades de Conservação; ICMBio
XABSTRACT Brazil’s nature-based tourism is notorious for its potential as well as for its poor economic outcome. Playing a central role in this paradigm, Brazilian Protected Areas are increasingly urged to integrate the dynamics of economy at local, regional and national levels. This research investigates the potential of Long Distance Trails as tools for promoting sustainable tourism in Protected Areas. The aim is to evaluate the environmental and economic impacts of Long Distance Trails and its interface with the management of Protected Areas, acting as a contribution to the process of establishing a Long Distance Trail system in Brazil. This study addresses aspects of land-use planning and management of Protected Areas, ecological tourism and sustainable development in Protected Areas, as well as management, development and planning of Long Distance Trails. Besides the collection of state-of-the-art data regarding the pertinent matters, this research has carried out a benchmark analysis of trails considered as reference at an international level. The empirical investigation was based on interviews with stakeholders connected to the subject in various segments. The conclusion points to Long Distance Trails as important tools for ecological tourism, due to their power to generate positive effects for conservation, create a bond with society, fuel landscape integration, and bring about economic benefits for the communities involved. It can be a means for triggering the latent economic potential of Protected Areas. The research also evaluates models for trail management, and endorses a mixed model involving society, Government and corporations, supported by public policies in its initial phases. Key words: Long Distance Trails; Ecotourism; Protected Areas; ICMBio |