Midiateca

Sumário Executivo - folder - Plano d Ação Nacional - PAN Soldadinho do Araripe

Autores

ICMBIO

Ano de Publicação
Categoria
PESQUISA AVALIAÇÃO E MONITORAMENTO DA BIODIVERSIDADE
Descrição

O soldadinho-do-araripe (Antilophia bokermanni) é globalmente ameaçado de extinção pela perda de hábitat, provocada pelo desmatamento e degradação de mananciais, estando entre as 190 aves classificadas como Criticamente em Perigo de desaparecer no mundo, das quais 22 vivem no Brasil, segundo a BirdLife  International. O Vale do Cariri cearense é o setor da Chapada do Araripe habitado por este pássaro, sendo repleto de recursos hídricos, ao contrário do sertão circundante, tal como um oásis no deserto. O gênero desse pássaro era monotípico até sua descoberta, contando com uma única outra espécie, o soldadinho (Antilophia galeata), também endêmica da vegetação que acompanha os rios. Não existe outra ave naturalmente restrita ao estado do Ceará, além do soldadinho-do-araripe. Sua perpetuação será um dos indicadores de que as pessoas aprenderam a cuidar melhor do ambiente do qual dependem. Para tanto, é necessária uma ação efetiva integrando políticas públicas, aplicação da legislação, criação e gestão de unidades de conservação, recuperação do hábitat, pesquisas aplicadas, mobilização e envolvimento da sociedade. A conservação dos recursos naturais simbolizados por este pássaro é um desafio local e global que envolve desde a população do Cariri cearense até entidades internacionais.

Por esta razão, o Instituto Chico Mendes (tendo como suporte legal a Portaria nº 316/2009 entre o Ministério do Meio Ambiente e o ICMBio) estabeleceu um pacto com a sociedade, definindo estratégias para recuperação dessa espécie, na forma de Plano de Ação Nacional - o PAN do Soldadinho-do-araripe, aprovado por meio da Portaria nº 95/2010.


Até 1998 este pássaro era ignorado pela ciência e pela maioria da população. Poucos habitantes das encostas da Chapada do Araripe o conheciam, o que refletiu na utilização de diversos nomes vulgares como: lavadeira-da-mata, galo-da-mata, cabeça-vermelha-da-mata, línguade- tamanduá (onomatopéia da voz), uirapuru-matreiro, etc. Estes nomes indicam seu hábitat florestal e associação com a água, no caso dos termos mata e lavadeira, além da descrição do canto. A despeito desta valorosa sabedoria popular, um nome unificado – soldadinho-doararipe – foi imprescindível para facilitar a adoção da ave como um símbolo para conservação das matas e dos rios, possibilitando sua perpetuação. A ampla aceitação como uma espécie-bandeira é uma realidade progressivamente consolidada desde sua descoberta. Sua distribuição exclusiva do Cariri cearense sensibilizou a sociedade local que tem forte apreço à região. O grau de ameaça de extinção evocou a compaixão das pessoas. A ligação com as águas e florestas é trabalhada em eventos culturais e ações educativas, entretanto, um componente carismático da espécie, talvez relacionado à sua beleza, fez com que a sociedade se apropriasse de sua imagem como um símbolo para conservação, presente no cancioneiro popular, cordel, teatro e outras diferentes manifestações da cultura.

Tipo de publicação
Outros
Local da publicação
Brasília, DF http://www.icmbio.gov.br/biodiversidade/fauna-brasileira/lista-planos-de-acao-nacionais
Nº da edição ou volume
http://www.icmbio.gov.br/biodiversidade/fauna-brasileira/lista-planos-de-acao-nacionais
Editora
ICMBIO
Link