Midiateca

Plano de Ação para a Conservação do Mutum-do-sudeste Crax blumenbachii

Autores

IBAMA

Coordenação Geral de Fauna

Ricardo José Soavinski


Ano de Publicação
Categoria
PESQUISA AVALIAÇÃO E MONITORAMENTO DA BIODIVERSIDADE
Descrição

APRESENTAÇÃO

O Brasil é conhecido mundialmente por ser detentor de uma notável biodiversidade, possuindo um elevado número de espécies em todos os grupos taxonômicos. Ao mesmo tempo, a intensificação de atividades humanas como a expansão das cidades e o aumento das demandas agropecuárias, têm gerado forte pressão sobre as áreas naturais dos diversos biomas do país. As principais conseqüências destas ações são a perda e fragmentação de habitats, o que acarreta no aumento do número de espécies ameaçadas de extinção.

Zelar pela proteção e manutenção desta riqueza nacional é responsabilidade de todos, porém as iniciativas e medidas a serem adotadas para reverter este quadro devem ser tomadas de maneira organizada e conjunta. Assim sendo, a união de esforços do governo, da sociedade civil e das instituições de pesquisa visando a conservação da nossa biodiversidade representa um passo importante nesta jornada. Com o propósito de mudar esta situação, o governo brasileiro está lançando a Série Espécies Ameaçadas, que será composta de Planos de Ação para a Conservação das espécies brasileiras da fauna ameaçadas de extinção. Os planos apresentam informações sobre a biologia da espécie ou grupo de espécies envolvidas e propõem uma série de medidas a serem implementadas em diversas áreas temáticas, seguindo uma escala de prazos e prioridades, visando a conservação destas espécies. Além disso os planos devem ser revisados periodicamente como forma de monitorar e avaliar o sucesso das ações executadas e atualizar as necessidades de preservação.

Este primeiro plano trata do mutum-do-sudeste Crax blumembachii, espécie endêmica da Mata Atlântica brasileira considerada em perigo de extinção, tendo como principais ameaças à sua sobrevivência a destruição do seu ambiente natural pelo desmatamento e a caça. A reunião de especialistas, que discutiram amplamente a situação da espécie e as medidas necessárias à sua preservação, gerou este documento. Queremos agradecer a todos os participantes e patrocinadores que trabalharam para a formulação deste plano em todas as suas fases,  Demostrando compromisso e interesse na conservação da biodiversidade brasileira.

João Paulo Capobianco

Secretário de Biodiversidade e Florestas

Tipo de publicação
Livro
Local da publicação
Brasília, DF
Nº da edição ou volume
Série Espécies Ameaçadas nº 1
Editora
IBAMA
Link