Midiateca

Fenologia e biologia reprodutiva de Bauhinia brevipes Vogel (Fabaceae). Dissertação de Mestrado pela UFMG

Autores

Fernando Augusto de Oliveira e Silveira

Ano de Publicação
2006
Categoria
PESQUISA AVALIAÇÃO E MONITORAMENTO DA BIODIVERSIDADE
Descrição

a evolução já produziu. Sua incrível habilidade de induzir crescimentos atípicos (galhas) em tecidos vegetais para obtenção de alimento e proteção tem fascinado pesquisadores por todo o mundo. Entretanto, na região tropical, onde a riqueza de insetos galhadores é maior, controversamente poucos cientistas têm se dedicado ao estudo da interação entre estes incríveis animais e suas plantas hospedeiras. Nos neotrópicos, o sistema mais bem estudado é o Baccharis-insetos galhadores. Diversas dissertações de mestrado e teses de doutorado foram realizadas durante a investigação deste complexo sistema, o que resultou na publicação de muitos artigos e na elucidação dos fatores ecológicos que controlam as interações entre os organismos envolvidos. Apesar de ter sido menos estudado, o sistema Bauhinia brevipes-insetos galhadores possui uma particularidade que o coloca como um dos sistemas mais centrais dentro da interação inseto-planta da região tropical. Embora B. brevipes seja atacada por sete espécies de insetos galhadores, uma riqueza bem menor do que as espécies de Baccharis, sua habilidade de resistir à indução das galhas a destaca como uma das mais promissoras espécies vegetais a ser fonte de resistência contra herbívoros.

A capacidade de produzir a reação de hipersensibilidade (RH) foi objeto de diversos estudos já publicados e de outros ainda em andamento. Contudo, este mecanismo de resistência contra herbívoros parece ser bem mais complexo do que se imaginava. Diversos fatores ecológicos e botânicos precisam ser levados em consideração para uma maior compreensão deste intrigante fenômeno. Sendo assim, coordenado pelo Prof. Geraldo Wilson Fernandes, o projeto “Ecologia da resistência induzida de plantas: a elicitação da reação de hipersensisitivade” reuniu uma equipe interdisciplinar que contando com o apoio de outras quatro Universidades Federais, teve como objetivo ampliar o entendimento dos fatores que atuam no sistema e assim, possibilitar a construção de um modelo teórico que permitisse predizer o efeito (individual ou combinado) de fatores abióticos, diversidade genotípica, fitoquímica, microbiológica e ecológica na interação entre B. brevipes e seu principal inseto galhador, Schizomyiia macrocapillata (Diptera: Cecidomyiidae). 

Neste projeto, coube-me a parte de estudar a fenologia e biologia reprodutiva de B. brevipes. Além da óbvia importância que este estudo traz como ciência básica, os resultados deste estudo, associados com as recentes informações geradas por este projeto de amplo escopo, resultarão em uma compreensão mais ampla do sistema.

O primeiro capítulo apresenta os resultados de um detalhado estudo realizado mensalmente entre Maio de 2003 e Outubro de 2005 e fornece informações importantes sobre a fenodinâmica da espécie, a época e duração das fenofases e a resposta da planta em função da variação sazonal do potencial hídrico. Além disso, concomitantemente com a fenologia da planta, dados sobre a fenologia de galhas causadas pelos principais galhadores também foram coletados. Contudo, não foram incluídos na dissertação por não fazerem parte do objetivo central desta.

O segundo capítulo reúne informações sobre a biologia floral, a ecológica da polinização, o sistema reprodutivo e o destino final dos óvulos de Bauhinia brevipes. As conseqüências para a reprodução da planta são discutidas comparando-se os resultados com outras espécies de cerrado. A exemplo do que se tem encontrado em plantas de regiões temperadas, estudos recentes e ainda não publicados pelo nosso grupo de pesquisa sugerem a presença de um componente genético responsável por conferir resistência à formação das galhas. Isso torna a compreensão do sistema reprodutivo de extrema relevância já que é objetivo futuro deste grupo de pesquisa mapear os genótipos resistentes e susceptíveis à formação das galhas.

Optou-se por escrever os capítulos já na forma de artigos. Uma conseqüência desta formatação é que a descrição da área de estudo e da espécie estudada tiveram que ser repetidas nos dois capítulos. As referências bibliográficas foram formatadas segundo as normas da Acta Botanica Brasilica.

Tipo de publicação
Trabalho acadêmico (TCCs, dissertações, teses e trabalhos científicos apresentados em congressos e cursos)
Local da publicação
Belo Horizonte - MG
Nº da edição ou volume
Editora
UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais
Link