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Docência e Educação a Distância

Autores

Elisa Maria Quartiero* Karina Bernardes de Oliveira e Silva**

Ano de Publicação
2014
Categoria
EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Descrição

O artigo apresenta uma discussão acerca da docência na modalidade a distância e é parte de uma pesquisa de mestrado. Aqui analisamos o conceito de docência presente entre professores, equipe pedagógica e estudantes e sua configuração no curso de licenciatura em Letras Espanhol oferecido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) no contexto do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Optou-se por uma pesquisa de abordagem qualitativa baseada no estudo de caso e foram utilizados questionários e entrevistas como instrumentos de coleta de dados. Os dados permitem afirmar que o curso de Letras Espanhol EaD/UFSC tem como base o trabalho colaborativo e todas as funções profissionais exercem, em alguma medida, influência no processo de ensino-aprendizagem. A docência no curso está constituída pelos professores da disciplina, tutor a distância/UFSC e tutor presencial/ polo, dentro de uma organização ainda hierárquica das funções.

Palavras-chave: Docência. Educação a distância. Tutor.

Tipo de publicação
Publicações periódicas (revistas, jornais, boletins)
Local da publicação
PERSPECTIVA, Florianópolis, v. 32, n. 1, 315-332, jan./abr. 2014
Nº da edição ou volume
PERSPECTIVA, Florianópolis, v. 32, n. 1, 315-332, jan./abr. 2014
Editora
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