Midiateca

Educação a Distância e Paulo Freire

Autores

Celso Vallin 1

Ano de Publicação
2014
Categoria
EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Descrição

É possível fazer Educação a Distância pela internet, orientando-se pelos princípios teórico-metodológicos de educação de Paulo Freire? Neste estudo é feita uma revisão da Pedagogia da Autonomia e se questiona e se analisa como aquelas recomendações e considerações à docência podem ser aplicadas nessa nova modalidade, em que a docência é compartilhada por pessoas que trabalham em diferentes papéis, incluindo a definição do projeto pedagógico, a construção dos materiais didáticos, as propostas de atividades, a formação de professores, até se chegar à mediação pedagógica. Conforme analisado, os princípios da Pedagogia da Autonomia podem se realizar em trabalhos a distância, constituindo uma educação libertadora e se opondo à visão de educação bancária. A revisão bibliográfica foi orientada pela experiência e vivência do autor em projetos de formação continuada para educadores. 

Palavras chave: docência a distância, educação libertadora, mediação pedagógica, projeto pedagógico.

Tipo de publicação
Publicações periódicas (revistas, jornais, boletins)
Local da publicação
Nº da edição ou volume
RBAAD – Educação a Distância e Paulo Freire - Volume 13 − 2014
Editora
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