UNIDADE III - PRIMEIROS SOCORROS EM AVES DURANTE TRABALHOS DE CAMPO

1. Começando nossa conversa...


Olá Usuário visitante , 

Após aprender sobre as técnicas de captura, contenção e anilhamento das aves silvestres, é importante conhecer o que pode ser feito no caso de acidentes durante o manejo dos animais. Algumas técnicas simples de primeiros socorros, podem salvaguardar a vida das aves! 

Durante a captura e contenção de aves em trabalhos de campo, independentemente do método, eventualmente, podem ocorrer acidentes com os animais, desde simples lesões cutâneas até a falência cardiorrespiratória, seguida do óbito do animal.    

Portanto, antes de ir para campo, você e sua equipe devem familiarizar-se com as espécies que serão alvo de estudo, conhecendo a sensibilidade de cada grupo e os procedimentos de captura e contenção, reduzindo ao mínimo possível qualquer risco de danos às aves.    

O índice de mortalidade aceitável nas atividades de captura de aves em campo com redes de neblina, deve ser, no máximo, 1% em relação ao total de aves capturadas, conforme descrito por Ralph et al. (1993). No caso de atividades de campo com taxas de mortalidade acima de 1%, os métodos devem ser revistos ou a equipe novamente capacitada para a atividade.  

Isso faz você lembrar de alguma coisa? Se não, volte à unidade 2 do módulo 1 de nosso curso e releia a aula sobre o Código de Ética do Anilhador.

Porém, mesmo com todos os cuidados no manejo das aves e checagem das redes de captura, acidentes podem ocorrer, e a grande maioria deles pode ser resolvida no campo.  

A retirada dos animais capturados da rede deve ser feita com muito cuidado, lembrando que as aves têm, em geral, um peso bem diminuto, quando comparado às outras classes, e que apresentam o metabolismo bem mais elevado que os mamíferos e répteis, o que pode acarretar uma parada cardiorrespiratória seguida de morte súbita, apenas com a contenção do indivíduo.  

Lembre-se que, como já abordado na unidade 3 módulo 3 - Métodos de remoção de aves em armadilhas, o tempo de contenção do animal deve ser o menor possível, o que pode ser obtido com um ambiente bem-organizado e uma equipe bem treinada e integrada. Vale ressaltar que o excesso de registros fotográficos, aumenta o tempo de contenção do animal e consequentemente o estresse da ave.   

As unidades 2 e 3 do módulo 2, além do capítulo 9 do Manual de anilhamento de aves silvestres (Sousa; Serafini, 2020), apresentam detalhadamente os cuidados que devem ser tomados na captura, retirada da rede e contenção das aves, e devem ser rigorosamente seguidos, a fim de minimizar o risco de injúrias e óbitos nas aves capturadas.   

Caso possível, é importante ter na equipe um veterinário ou uma pessoa que tenha os conhecimentos básicos de primeiros socorros em aves, para atuar nos casos de eventualidade de injúrias nos animais.  

Antes do início da campanha de campo, é recomendável mapear possíveis locais que possam atender ou receber animais que sofreram traumas durante a captura, tais como clínicas veterinárias, centros de triagens de animais silvestres e zoológicos.