UNIIDADE III - TÉCNICAS DE CAPTURA DE AVES

3. Tipologias principais de contenção de aves


Contenção da ave pelo anilhador

Ok, você é um anilhador e irá estudar a ave capturada. Observe a ilustração a seguir e perceba que, no primeiro caso, utilizam-se os dedos indicador e médio curvados, pressionando-os levemente contra o pescoço da ave, próximo à base da cabeça. As asas ficam contidas contra a palma da mão do anilhador. Os dedos restantes são mantidos ao redor do corpo formando um tipo de “gaiola”. Ainda, o polegar e o indicador podem segurar a perna, na junção do tarso e tíbia, próximo da área de aplicação da anilha.

Observe detalhadamente: 


Ilustração demonstrativa da contenção pelo anilhador

Fonte: Manual de anilhamento de aves silvestres (Sousa; Serafini, 2020).



"A maior parte dos Passeriformes se mantém temporariamente imóvel sob essa contenção, sem procurar debater-se ou fugir. Contudo, algumas espécies como pitiguari (Cyclarhis gujanensis) e o trinca-ferro (Saltator smimilis) podem tentar bicar e fazem-no com bastante força. Prepare-se para lidar com essas situações segurando a ave ao mesmo tempo com firmeza e delicadeza, mantendo-a firmemente contida, mas sem causar-lhe dano.
É possível evitar as bicadas segurando o bico superior entre os dedos indicador e médio, mantendo o polegar abaixo da mandíbula, o que deve ser feito com o devido cuidado para não machucar a ave.” (Sousa; Serafini, 2020).




 Contenção da ave para fotografia


Normalmente, em trabalhos de anilhamento as aves capturadas são fotografadas. Afinal, por que perderíamos a oportunidade de registrar as espécies de pertinho, documentar as pesquisas e otimizar os esforços de campo? 

A melhor forma para fazer esse registro é segurando a ave pelo método de contenção da ave para o fotógrafo (NABC, 2001). Para tanto, o anilhador deve segurar as duas tíbias da ave bem próximas ao ventre e isso pode ser feito com os dedos indicador e médio. Os dois tarsos são contidos entre o polegar e o indicador, ficando livre o restante do corpo da ave.


Representação da contenção da ave para fotografia 


Fonte: Manual de anilhamento de aves silvestres (Sousa; Serafini, 2020).




Contenção de aves grandes

Partimos agora para uma situação comum, a depender do grupo de aves com o qual o pesquisador irá lidar: a contenção de aves de grande porte. 

Em uma situação ideal, deve-se contar com a ajuda de outra pessoa para a contenção segura do animal. Lembre-se que, ao dizer “segura”, estamos pensando na segurança da ave e a sua! 

Caso não seja possível a contenção por mais de uma pessoa, a ave deve ser colocada sobre o colo do anilhador (estando em posição sentada), que segura as asas contra o corpo. Recomendamos que coloque um pano escuro sobre a ave para diminuir o estresse do animal, deixando apenas as pernas livres.