III Encontro de Pesquisa, Extensão e Divulgação das Unidades de Conservação do Vão do Paranã e Entorno (Inscrição Pesquisa)


                                   ENVIO DE TRABALHOS PRORROGADOS ATÉ O DIA 26/07!

                                                                   ATENÇÃO ÀS REGRAS DE SUBMISSÃO



APRESENTAÇÃO

A região do Vão do Paranã é de elevada importância para a conservação da biodiversidade e cavernas. Nesta região há quatro unidades de conservação federais e três estaduais e uma municipal. Desde 2014 quando foi realizado o primeiro Encontro na cidade de Mambaí o número de pesquisas científicas tem aumentado significativamente, há ainda uma série de estudos realizados por diferentes projetos de pesquisa que foram desenvolvidos sobre o Vão do Paranã que envolvem diferentes instituições de ensino como Universidade Federal de Goiás - UFG, Universidade de Brasília e Instituto Federal Goiano Campus – Posse. Mais recentemente o projeto Susceptibilidade, Hidrologia e Geomorfologia Cárstica aplicadas à Conservação do Patrimônio Espeleológico da APA Nascentes do Rio Vermelho (APANRV), desenvolvido pelo ICMBio/CECAV, em parceria com pesquisadores do Laboratório de Geografia Física da UnB e o Centro de Biodiversidade do Cerrado - ICMBio/CBC, tem gerado conhecimentos sobre o meio físico da APA Nascentes do Rio Vermelho. Outros estudos e pesquisa com enfoque socioambiental estão sendo desenvolvido pela UFG e IF Goiano. Apesar de crescentes, as pesquisas ainda estão muito aquém do necessário para descrever a diversidade de ambientes e contextos socioeconômicos que existem nesta região.

Eventos de divulgação científica como o que está aqui sendo proposto promovem a divulgação do conhecimento já gerado, a interação entre as pesquisa e o incentivo para que novos pesquisadores realizem estudos nesta importante região, servindo de subsídios para ações de conservação, inclusive no licenciamento de empreendimentos previstos para a região.

O Encontro espera aumentar a participação dos moradores do interior da APA, incentivando a apresentação de boas práticas (relatos de experiências) adotadas pelas comunidades locais que contribuem com a conservação da natureza.

O evento será dividido em atividades de pesquisa e de extensão. Considerando que serão realizadas atividades simultâneas, os interessados não poderão se inscrever nos dois tipos, devendo optar por apenas um.


Tem interesse em participar do evento de Pesquisa? Continue a leitura.


 Caso queira saber mais sobre o Evento de Extensão, clique aqui!


OBJETIVOS

O principal objetivo deste evento é o aumento do número de pesquisas científicas, trabalhos de extensão universitária e boas práticas socioambientais em todas UCs do Vão do Paranã e entorno, de modo a permitir a integração do conhecimento gerado por estas com especial enfoque nas cavernas da região. Ao mesmo tempo, pretende-se divulgar todos esses conhecimentos gerados  para a sociedade local e demais interessados.


PÚBLICO ALVO

  • Pesquisadores externos;
  • Estudantes de iniciação científica;
  • Comunidade local;
  • Demais interessados.


QUANDO

De 8 a 10 de agosto de 2019 


ONDE

Mambaí - GO

Quer saber mais sobre a cidade, como: restaurantes, hospedagem e outros contatos, acesse aqui

Pontos em Mambaí (Google Earth)


PROGRAMAÇÃO DOS EVENTOS



REGRAS PARA SUBMISSÃO DE RESUMO

A Comissão Organizadora do III Encontro de Pesquisa, Extensão e Divulgação das Unidades de Conservação do Vão do Paranã e Entorno convida para a submissão de resumos as pessoas envolvidas na execução de boas práticas e/ou na produção de conhecimentos científicos que contribuam para o cumprimento dos objetivos de criação da Área de Proteção Ambiental das Nascentes do Rio Vermelho – APANRV, ou seja, a proteção e conservação dos atributos naturais, da diversidade biológica, dos recursos hídricos e do patrimônio espeleológico inseridos em seu território, com ênfase na melhoria das condições de sobrevivência e qualidade de vida das comunidades envolvidas.

DATAS IMPORTANTES:

  • 01/07/2019 - Abertura do prazo para inscrição e submissão dos resumos 
  • 26/07/2019 - Fim do prazo de submissão. Os resumos recebidos após essa data não serão aceitos 
  • 02/08/2019 - Resultado da avaliação e seleção dos resumos. 

Para saber mais sobre o assunto leia atenciosamente os seguintes itens: 


REGRAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS:

Instruções Gerais: 

Deve ser selecionado o tipo de trabalho mais adequado para a submissão de resumo (relato de experiência ou trabalho científico). Selecione o tipo cuidadosamente, pois uma falha nessa escolha pode resultar em sua rejeição pelo Comissão de Seleção do Seminário.


Para dúvidas relacionadas ao conteúdo e apresentação dos resumos entre em contato com o comitê de seleção do III Encontro de Pesquisa, Extensão e Divulgação das Unidades de Conservação do Vão do Paranã e Entorno pelo e-mail: encontroapanrv@gmail.com, colocando como assunto “submissão de resumo”. Nos casos excepcionais, pelo telefone: (62) 3484-1251.


PARA FAZER A INSCRIÇÃO E SUBMISSÃO DO SEU RESUMO: 


Inscrições Encerradas



RESULTADO DA CHAMADA DE RESUMO

Os resultados serão publicados em 02 de agosto.

CERTIFICADOS

Após o término do evento, a coordenação encaminhará o seu certificado por e-mail. 


Última atualização: quinta, 22 Ago 2019, 14:17