Voluntariado

O que é o Voluntariado no ICMBio?

O Programa de Voluntariado do ICMBio foi criado 2009 e tem o propósito de promover o engajamento da sociedade na conservação da biodiversidade por meio da ação voluntária e do reconhecimento público dessa contribuição.

Voluntários do ICMBio podem atuar em unidades do Instituto espalhadas por todo o país, em diversas áreas temáticas, respeitando as diferentes características e qualificações. As atividades de Voluntariado do ICMBio podem integrar pessoas físicas com diferentes perfis, independenetmente da idade. Quem deseja ser voluntário precisa de disposição, compromisso e vontade de colaborar para o cuidado com a natureza e o bem público.


Todas as unidades do ICMBio oferecem oportunidades de voluntariado?

É possível atuar como voluntário em muitas unidades do ICMBio, porém ainda não em todas, pois o Programa está sendo implantado, aos poucos, nas unidades descentralizadas e na Sede do Instituto. Você pode encontrar a relação de locais que oferecem atividades para voluntários no Portal do ICMBio em www.icmbio.gov.br/portal/sejaumvoluntario.


Quero ser voluntário no ICMBio, o que devo fazer?

Para participar do Programa de Voluntariado, seja na sede do ICMBio em Brasília ou nas inúmeras Unidades do Instituto em todo o Brasil, você precisa verificar qual é a forma de seleção de voluntários adotada em cada local.

Existem diversas maneiras de se candidatar ao trabalho voluntário. Cada Unidade do ICMBio organiza seu programa de forma específica. Na página do Programa de Voluntariado (www.icmbio.gov.br/portal/sejaumvoluntario) você encontrará oportunidades para voluntariar em diferentes Unidades do ICMBio. Procure os editais de seleção que estão vigor ou contate diretamente a Unidade em que deseja atuar.


Programa de Voluntariado do ICMBio

Este vídeo oferece um panorama geral das atividades que podem ser desenvolvidas pelos voluntários no ICMBio, mostrando a grande diversidade de pessoas, interesses, ações e paisagens que formam e transformam, diariamente, o Voluntariado ICMBio e contribuem para conservação do nosso patrimônio natural, histórico e cultural.


Biblioteca


Voluntariado ICMBio - Guia de Gestão

Publicação voltada para os gestores do Programa Voluntariado ICMBio, sejam servidores, parceiros ou voluntários experientes. Apresenta orientações detalhadas para planejamento do programa na unidade e os procedimentos administrativos para adesão.

Guia de Gestão Voluntariado.pdf

Voluntariado ICMBio – Guia de Voluntários

Publicação que apresenta as atividades que podem ser desenvolvidas pelos voluntários no ICMBio, orientações para quem ainda pretende ser voluntário e para aquele que já foi selecionado para o trabalho.

Guia de Voluntários.pdf

ICMBio em Foco

ICMBio em Foco Especial Voluntariado.pdf

Edição Especial Dia Internacional do Voluntariado 2016 – Edição comemorativa do Boletim Informativo do ICMBio, lançada no dia 05/12/2016. Apresenta um balanço do programa e diversas experiências de voluntariado em unidades do ICMBio, nas diferentes linhas temáticas.


Vídeoteca


Vídeo Institucional do Voluntariado:


Vídeo Dia Internacional do Voluntariado:


Vídeo teaser Programa de Voluntariado:


Pílula Floresta Nacional de Brasília:


Pílula CEMAVE - Projeto Ararinha na Natureza:


Última atualização: segunda, 16 Out 2017, 09:57