Orientações Gerais Educação Corporativa

PÁGINA EM DESENVOLVIMENTO - Fluxos de Processos, Dicas e Informações Gerais relacionadas ao planejamento, implementação e gestão de cursos. 

1. Contextualização

Todo curso ou evento deve ser planejado para que durante a sua implementação dê mais certeza ao sucesso do resultado final a ser atingido com a capacitação.

Após compreender o processo de gestão de competências do ICMBio, suas divisões, e como construí-las, é importante entender quais documentos são necessários a serem desenvolvidos para que você possa implementar um dos processos formativos desejados dentro da instituição, tanto para o público interno como para o público externo.

Alguns dos instrumentos de planejamento de um curso ou evento, você já deve ter conhecimento que são:

  • Plano de Curso
  • Plano de Aula
  • Formulário de Eventos

Esses instrumentos você conhecerá detalhadamente nesse ambiente, Documentos Institucionais, dessa Comunidade.

No ICMBio executa-se cursos ou eventos que dependem de orçamento específico de capacitação do próprio ICMBio, outros que dependem de orçamento específico da área técnica, ou mesmo que dependem de financiamento externo ou de vários tipos de orçamento.

Todos esses cursos podem ser estruturados e implementados no AVA, mas cada um terá um fluxo diferenciado de acordo com as regras institucionais e as especificidades dos mesmos.

Os cursos ou eventos que dependem de orçamento específico de capacitação do ICMBio, devem ser previstos no ano anterior de sua execução por meio de um documento de planejamento chamado de Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP).

Já os outros, cada área e cada programa se utiliza de uma ferramenta anual ou plurianual para planejar esses processos formativos.


Independente dessas diferenças, para as pessoas que administram as plataformas e ambientes de ensino-aprendizagem do ICMBio e precisam estruturar esses cursos ou eventos de maneira a atender as especificidades de cada um deles, elas necessitam de formalidades documentais mínimas para auxiliar cada área técnica com seus devidos papéis e interesses. Então, não deixem de ler as orientações a seguir mesmo não tendo cursos ou eventos previstos no PDP.

A seguir falaremos sobre:

  • O que é o PDP? 
  • Quem são os atores envolvidos na construção do PDP?
  • O fluxo no ICMBio no processo de construção do PDP.
  • O fluxo no ICMBio para implementação de Cursos Previstos no PDP.
  • E daremos orientações gerais pertinentes a temática de planejamento e implementação de cursos e eventos no ICMBio e nas instituições parceiras.