RESUMO DO MÓDULO

Site: AVA ICMBio-MMA
Curso: Curso Básico de Anilhamento de Aves Silvestres | 2024
Livro: RESUMO DO MÓDULO
Impresso por: Usuário visitante
Data: quarta, 16 Out 2024, 07:16

1. Resumo do módulo

Resumo do módulo


Aprendemos na unidade 1 do módulo 3 sobre os materiais e equipamentos básicos necessários para a realização do anilhamento e coleta de dados das aves. O uso adequado desses materiais é essencial para garantir a precisão das informações coletadas e a segurança tanto das aves, quanto dos anilhadores.  


 




Na unidade 2 vimos que o processo de anilhamento envolve a seguinte sequência de procedimentos: identificação da espécie, escolha da anilha pelo tamanho do tarso, abertura e aplicação cuidadosa da anilha, determinação do sexo e idade, e finalmente a soltura cuidadosa próximo ao local de captura 

Vimos também que neste curso básico nós mantemos o foco nas informações mínimas a serem relatadas ao Sistema Nacional de Anilhamento (SNA), porém, a depender do projeto, outras informações podem ser incluídas. 

Na unidade 3 aprendemos que os principais acidentes envolvendo aves durante as campanhas de campo ocorrem na rede de neblina, durante a captura e retirada do animal. Os mais comuns são: predação por outros animais, lesões em pele, estrangulamentos de membros, sangramentos, fraturas, luxações e situações que levam a falência cardiorrespiratória.  

Aprendemos também algumas técnicas simples de primeiros socorros que podem salvar a vida da ave no campo, sendo muito importante levarmos para o campo um kit de primeiros socorros contendo pó hemostático, cola cirúrgica, solução de clorexidine 10%, pomada cicatrizante, alicate de ponta romba, gaze e soro fisiológico. 

Finalmente, na unidade 4 deste último módulo vimos que a ficha de campo é utilizada para o registro das informações de captura e anilhamento. Neste curso básico optamos por usar uma ficha de campo simplificada, cujas informações incluem: detalhes sobre o projeto, status da captura e uso da anilha, número da anilha, nome científico da espécie, idade e sexo do indivíduo. Não se esqueça dos códigos que definem o status de captura, uso das anilhas, o sexo e a idade dos indivíduos. 

 

PARABÉNS! 

Você chegou ao final do conteúdo teórico de nosso curso Básico de Anilhamento de Aves Silvestres! 

Não se esqueça de realizar a avaliação do módulo 3 e lembre-se que a formação como anilhador pleno somente ficará completa após a realização de um módulo prático do curso de anilhamento.  

O CEMAVE e a ACADEBio têm se empenhado em aperfeiçoar seus métodos de ensino e ampliar a capacidade de atender à sociedade com qualidade técnica-científica e ética, que marcam nossa história.