Orientações Gerais Educação Corporativa

Site: AVA ICMBio-MMA
Curso: Comunidade Prática: Troca de Experiências Pedagógicas - Cursos ICMBio
Livro: Orientações Gerais Educação Corporativa
Impresso por: Usuário visitante
Data: terça, 30 Abr 2024, 23:58

Descrição

PÁGINA EM DESENVOLVIMENTO - Fluxos de Processos, Dicas e Informações Gerais relacionadas ao planejamento, implementação e gestão de cursos. 

1. Contextualização

Todo curso ou evento deve ser planejado para que durante a sua implementação dê mais certeza ao sucesso do resultado final a ser atingido com a capacitação.

Após compreender o processo de gestão de competências do ICMBio, suas divisões, e como construí-las, é importante entender quais documentos são necessários a serem desenvolvidos para que você possa implementar um dos processos formativos desejados dentro da instituição, tanto para o público interno como para o público externo.

Alguns dos instrumentos de planejamento de um curso ou evento, você já deve ter conhecimento que são:

  • Plano de Curso
  • Plano de Aula
  • Formulário de Eventos

Esses instrumentos você conhecerá detalhadamente nesse ambiente, Documentos Institucionais, dessa Comunidade.

No ICMBio executa-se cursos ou eventos que dependem de orçamento específico de capacitação do próprio ICMBio, outros que dependem de orçamento específico da área técnica, ou mesmo que dependem de financiamento externo ou de vários tipos de orçamento.

Todos esses cursos podem ser estruturados e implementados no AVA, mas cada um terá um fluxo diferenciado de acordo com as regras institucionais e as especificidades dos mesmos.

Os cursos ou eventos que dependem de orçamento específico de capacitação do ICMBio, devem ser previstos no ano anterior de sua execução por meio de um documento de planejamento chamado de Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP).

Já os outros, cada área e cada programa se utiliza de uma ferramenta anual ou plurianual para planejar esses processos formativos.


Independente dessas diferenças, para as pessoas que administram as plataformas e ambientes de ensino-aprendizagem do ICMBio e precisam estruturar esses cursos ou eventos de maneira a atender as especificidades de cada um deles, elas necessitam de formalidades documentais mínimas para auxiliar cada área técnica com seus devidos papéis e interesses. Então, não deixem de ler as orientações a seguir mesmo não tendo cursos ou eventos previstos no PDP.

A seguir falaremos sobre:

  • O que é o PDP? 
  • Quem são os atores envolvidos na construção do PDP?
  • O fluxo no ICMBio no processo de construção do PDP.
  • O fluxo no ICMBio para implementação de Cursos Previstos no PDP.
  • E daremos orientações gerais pertinentes a temática de planejamento e implementação de cursos e eventos no ICMBio e nas instituições parceiras.



2. Fluxo PDP

Clique em cada título e saiba mais sobre o Plano de Desenvolvimento de Pessoas, os atores envolvidos e como é efetuado o preenchimento desse plano no ICMBio.



3. Fluxo Implementação de Curso Previsto no PDP

Após prever o seu curso no Plano de Desenvolvimento de Pessoas, você deve se estruturar para planejar, implementar e avaliar o seu curso ou evento. 

Para isso, existem vários documentos e fluxos de acordo com a situação do seu curso (modalidade, local, datas, com conteúdo desenvolvido, sem conteúdo ainda previsto, etc).

  • Documento 1: Formulário de Solicitação de Cursos e Eventos. 
  • Documento 2: Plano de Curso.
  • Documento 3: Plano de Aula ou Tutoria.
  • Documento 4: Material Didático. 


(Clique na imagem para ampliar)

 



4. Informações Gerais

Em desenvolvimento.