UNIDADE III – SISTEMA NACIONAL DE ANILHAMENTO DE AVES SILVESTRES - SNA
3. Anilhas padrão CEMAVE
As anilhas fornecidas pelo CEMAVE são fabricadas em alumínio. A maioria delas possui um formato circular e devem ser abertas antes de serem aplicadas no tarso da ave.
Modelos de anilhas fornecidas pelo CEMAVE através do SNA e tabela de códigos e medidas.
Fonte: arquivo CEMAVE.
As anilhas CEMAVE devem ser usadas apenas em aves silvestres de vida livre, para fins de pesquisas científicas e monitoramento. Não devem ser usadas para aves em cativeiro.
Anilhas especiais e marcadores auxiliares
Algumas anilhas são confeccionadas com outros tipos de materiais dependendo do objetivo de uso, por isso são consideradas especiais. Podemos citar as anilhas em aço inox, que devem ser utilizadas em aves com bico forte (como araras e papagaios) ou em ambientes que aceleram o desgaste da anilha, como é o caso do ambiente marinho.
Outro tipo de anilhas especiais são as anodizadas, que são mais usadas em ambientes com alta taxa de corrosão, como em ambientes marinhos. As anilhas anodizadas geralmente são coloridas, o que facilita o monitoramento à distância das aves anilhadas.
Além das anilhas especiais, temos os marcadores auxiliares, que são artefatos utilizados em conjunto com a anilha padrão CEMAVE e permitem a identificação da ave à distância, sem necessidade de capturá-las (por exemplo: bandeirolas, anilhas coloridas, dentre outros). Para saber mais, leia o capítulo sobre marcadores auxiliares no Manual de Anilhamento