Trilha de Aprendizagem: Utilizando o Ambiente Virtual de Aprendizagem do ICMBio

APRESENTAÇÃO

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio, desde sua criação em 2007, tem trabalhado na implantação de uma política de desenvolvimento de pessoal com o objetivo de propiciar aos servidores capacitação continuada visando o desenvolvimento das competências necessárias ao cumprimento da missão institucional.

Entendendo a necessidade de incorporar a EaD como um ferramenta capaz de potencializar os processos educativos institucionais, o ICMBio desenvolveu uma plataforma de ensino a distância baseada no sistema Moodle, onde são desenvolvidos e implementados cursos e conteúdos formativos, visando ampliar a oferta de capacitação continuada, auxiliar na contenção de gastos públicos, adequar a capacitação à capilaridade institucional, estimular a capacitação por meio de uma modalidade de ensino que permite maior autonomia ao usuário e por fim, aumentar as possibilidades e ferramentas educacionais do Instituto. Neste contexto, se insere a necessária formação de profissionais para gerenciar, monitorar, implementar ações educativas e gerenciais no Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Assim surgiu essa Trilha de Aprendizagem, partindo da necessidade de desenvolver, com os servidores e os parceiros do ICMBio, conhecimentos e competências relacionadas ao processo de implementação de cursos e/ou eventos inseridos no Plano de Desenvolvimento de Pessoas ou implementados pelas áreas finalísticas do ICMBio que trabalham processos formativos e/ou disseminadores de conhecimentos, no Ambiente Virtual de Aprendizagem do ICMBio. 

Seu objetivo é orientar, ensinar, praticar e apoiar os servidores e parceiros do ICMBio na tarefa de gerir, estruturar, implementar e monitorar as ferramentas de gestão e capacitação da plataforma AVA do Instituto. 

Esse processo requer a adoção de alguns cuidados técnicos, e algumas sistematizações de fluxos. Por isso, tivemos o zelo de trabalhar nesta trilha alguns pontos teóricos, outros técnicos e outros de debates com intuito de ajustar as limitações e ajustes institucionais necessários para o bom andamento das capacitações do instituto.  


CARGA HORÁRIA

70 horas


PÚBLICO

Este curso está destinado a pessoas que buscam desenvolver ou aprimorar as capacidades gerenciais, administrativas e técnicas de implementação de um curso ou evento no AVA/ICMBio. Preferencialmente que tenham conhecimento mínimo em plataformas de ensino a distância.


COMPETÊNCIAS

Competência Geral: 
O aprendiz poderá, a partir desta trilha, implementar um curso ou evento no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA/ICMBio), identificando, configurando, editando, monitorando e atualizando as páginas de divulgação, de curso ou evento, de catálogo, de calendário, de mapa do site, desde o planejamento até a conclusão do curso ou evento   

Competências específicas: 

Esperamos que após concluir esta trilha você seja capaz de:

  • Identificar os documentos e as ferramentas de planejamento de um curso ou evento;
  • Identificar as páginas e as ferramentas de edição das páginas, associando com as documentações de planejamento;
  • Configurar as páginas para possibilidade de inserção de informações;
  • Inserir as informações nas páginas a partir do planejamento;
  • Dar visibilidade às páginas;
  • Atualizar as páginas de divulgação, catálogos, calendário e cursos durante a implementação do evento ou curso;
  • Aplicar as etapas de desenvolvimento de um ambiente de aprendizagem;
  • Monitorar as páginas e suas funcionalidades administrando, avaliando, aplicando, notificando resultados e identificando possíveis melhorias ou ajustes futuros.

Para atingir essas competências, será necessário fazer uma avaliação prévia do seu conhecimento sobre a plataforma para identificarmos possíveis caminhos que você poderá traçar. 

Sob esse foco, estruturamos trilha em 3 módulos, sendo que cada módulo se subdividirá em Unidades, formadas por diversos objetos de aprendizagem (apostilas, manuais, vídeos, artigos, documentos, aplicação prática, entre outros), conforme detalhado a seguir:



ESTRUTURA DO CURSO

Módulo 1 – Mapeando as necessidades institucionais de aprendizagem para estruturação do AVA

Unidade 1 – Competências mapeadas no ICMBio
Unidade 2 – Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP)
Unidade 3 – Plano de Curso e Formulário de Solicitação de Eventos

Módulo 2 – O AVA do ICMBio e a sua estrutura

Unidade 1 – O EAD e a estrutura do AVA/ICMBio
Unidade 2 – Conhecendo as funcionalidades e os perfis do AVA/ICMBio
Unidade 3 – Importância da manutenção e da atualização das páginas do AVA
Unidade 4 - A estrutura da página de cursos, eventos e comunidades


Módulo 3 – Implementando um curso ou evento no AVA

Unidade 1 – Estrutura lógica de configuração de um curso ou evento
Unidade 2 - Configuração da Página do Curso ou Evento
Unidade 3 - Configuração da Página: Inscrição ou Processo Seletivo
Unidade 4 - Atualização das Páginas de Divulgação, Catálogo de Cursos e de Eventos e Calendário de Cursos e Eventos
Unidade 5 – Orientações Gerais



PREVISÃO DE CRONOGRAMA DE TURMAS

Turma Período de Inscrição Período do Curso Inscrições
Turma Piloto – Fechada/ACADEBio Inscrições Fechadas14/04 a 27/05/2020 Encerradas
Turma 1/2020 – Fechada/ICMBio e Parceiros Previsto: Outubro/2020 Previsto: Novembro/2020 Em breve


Última atualização: segunda, 23 Mar 2020, 15:26