Curso Monitoramento Participativo da Pesca Artesanal em Unidades de Conservação

APRESENTAÇÃO

No âmbito do monitoramento do alvo pesca e biodiversidade associada do Programa Monitora, subprograma Marinho e Costeiro, o ICMBio está implementando os protocolos de monitoramento da pesca artesanal nas UCs. A estratégia de monitoramento conta com a colaboração e o envolvimento das comunidades locais das UCs na mobilização social, na definição do arranjo local e da estratégia de implantação do Programa, no levantamento de dados e na gestão do conhecimento. Portanto, para ampliar a implementação do monitoramento e garantir sua continuidade, é necessário capacitar comunidades locais, lideranças, gestores, analistas ambientais e parceiros na proposta pedagógica, nos conceitos, nos métodos de amostragem e analíticos adotados.


JUSTIFICATIVA

Considerando o elevado número de pessoas que precisam ser capacitadas no âmbito do Monitora, este curso de monitoramento participativo da pesca artesanal em UC visa capacitar futuros instrutores que serão os multiplicadores desse conhecimento para, assim, capacitar os monitores locais para o monitoramento participativo da pesca. O curso de monitoramento participativo da pesca artesanal em UCs tem sido construído visando à institucionalização, em médio e longo prazo, de um processo formativo relativo a esta temática no ICMBio. Espera-se que este Curso capacite servidores, bolsistas e pescadores para contribuir com a implementação do Programa Monitora, de forma a fortalecer e subsidiar a gestão das UCs, o desenvolvimento de políticas públicas relacionadas ao tema, a gestão sustentável dos recursos naturais e a participação social na gestão ambiental pública.


OBJETIVO

Capacitar instrutores em monitoramento participativo da pesca artesanal em UCs, para atuar em processos formativos locais/regionais voltados ao alvo “pesca e biodiversidade associada” do Programa Monitora.


PÚBLICO ALVO 

servidores, bolsistas e lideranças comunitárias que sejam capazes de multiplicar o conhecimento adquirido nesse curso de forma a motivar/estimular processos formativos voltados à realização do monitoramento participativo da pesca e o empoderamento da comunidade envolvida.


CARGA HORÁRIA

35 Horas


PERÍODO DE REALIZAÇÃO


04 a 08 de novembro de 2019


LOCAL DE REALIZAÇÃO

CEPENE - Tamandaré/PE.



Última atualização: terça, 4 Fev 2020, 11:38