Curso de Formação de Monitores de aves limícolas



As aves limícolas percorrem milhares de quilômetros entre os hemisférios norte e sul e são um grupo prioritário para conservação – nacional e internacional, pelo acentuado declínio das populações das diferentes espécies. O CEMAVE e a COMOB/DIBIO vem trabalhando em protocolos de monitoramento das aves limicolas e na sua implantação nas UCs federais – através das UCs piloto apoiadas pelo Projeto GEF Mar e na definição dos protocolos e capacitação de monitores através do Programa Monitora. O Curso de Formação de Monitores de Aves Limícolas Migratórias oferecido para servidores e comunitários das Reservas Extrativistas (RESEX) do Pará e Maranhão visa levar aos participantes conhecimentos e desenvolver habilidades que os possibilitem reconhecer e diferenciar as aves limícolas migratórias da avifauna residente e entre si, perceber e compreender as causas das variações espaciais e sazonais da ocorrência das aves migratórias na sua Unidade e ser capaz de usar com propriedade técnicas básicas para monitoramento e registro da avifauna.

As planícies intertidais no Pará e Maranhão são sítios de invernada das aves limícolas migratórias ao longo da rota migratória atlântica, recebendo anualmente bandos de centenas e milhares de aves migratórias. Um importante rosário de Reservas Extrativistas Marinhas encontra-se ali - Unidades de Conservação (UC) que estão vinculadas à Coordenação Regional CR4/ICMBio e que são apoiadas pelo programa ARPA para sua implementação. As RESEX abrangem e protegem uma porção importante dessa biodiversidade. Os protocolos de monitoramento das aves limícolas migratórias recomendados pelo CEMAVE para as UCs envolvem a participação dos servidores e moradores das UC, no processo de desenvolvimento da ciência cidadã.


O curso se destina a servidores das Unidades de Conservação que são áreas importantes para o Plano de Ação Nacional para a Conservação de Aves Limícolas Migratórias. Também está prevista a participação de colaboradores que residem ou atuam nessas áreas e que tenham interesse em participar de atividades do monitoramento das aves.


Reconhecer e diferenciar as aves limícolas migratórias da avifauna residente e ser capaz de identificar diferenças específicas entre elas. Perceber e compreender as causas das variações espaciais e sazonais da ocorrência das aves migratórias na sua Unidade. Planejar um roteiro de monitoramento nos habitats mais favoráveis para as aves na UC. Ser capaz de usar com propriedade técnicas básicas para monitoramento e registro da avifauna.



   32 h/a









Local    Período Letivo     Carga Horária    Inscrições   
Centro Guadalupe, Bragança/PA19 a 22 de novembro de 2019 32 horas/aula Encerradas


Importante

Para acessar o curso você deverá se cadastrar no Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA.

Última atualização: quinta, 21 Nov 2019, 11:33