Curso-oficina para nivelamento do banco de instrutores em monitoramento da pesca artesanal em UCs

APRESENTAÇÃO

No âmbito do monitoramento do alvo pesca e biodiversidade associada do Programa Monitora, o ICMBio está implementando os protocolos de monitoramento da pesca artesanal nas UCs. A estratégia de monitoramento envolve a colaboração e o envolvimento das comunidades locais das UCs na mobilização social, na definição do arranjo local e da estratégia de implantação do Programa, no levantamento de dados e na gestão do conhecimento. Portanto, para ampliar a implementação do monitoramento e garantir sua continuidade, é necessário capacitar comunidades locais, lideranças, gestores, analistas ambientais e parceiros na proposta pedagógica, nos conceitos, nos métodos de amostragem e analíticos adotados. Considerando o elevado número de pessoas que precisam ser capacitadas no âmbito do Monitora, está sendo construído um curso de monitoramento de pesca artesanal em UC que visa capacitar futuros multiplicadores e instrutores e assim capacitar as comunidades locais. Este “Curso-oficina para nivelamento do banco de instrutores em monitoramento da pesca artesanal em UCs”, que também chamamos de Curso A, é o primeiro curso da estrutura de capacitação que está sendo proposta para o monitoramento da pesca artesanal em UCs. O resultado do Curso A será a estruturação do curso B que visa formar instrutores e pontos focais em monitoramento da pesca artesanal que, com base no curso B, serão realizadas as adaptações necessárias para implementação dos Cursos C para os monitores locais/regionais.


OBJETIVO

Estruturar e consolidar o curso de monitoramento da pesca artesanal em UCs. Este curso-oficina irá simular e colher contribuições para aprimorar o “Curso de monitoramento da pesca artesanal em UC” que será aplicado num primeiro momento: aos futuros instrutores e multiplicadores do Programa Nacional de Monitoramento da Biodiversidade – Programa Monitora (IN ICMBio nº 3/2017), e num segundo momento: aos futuros coletores de dados. Estes podem ser desde servidores e bolsistas com experiência em monitoramento da pesca quanto um público leigo no assunto, inclusive um possível público carente de alfabetização.


PÚBLICO-ALVO

Futuros instrutores (servidores do ICMBio e parceiros: pesquisadores, pescadores/lideranças e bolsistas com atuação na pesca).



CARGA HORÁRIA

46 h/a



ESTRUTURA DO CURSO


  • O Programa Monitora e a estratégia institucional de monitoramento
  • Porque monitorar
  • O que monitorar e como monitorar
  • Como analisar os dados
  • Consolidação do curso de monitoramento da pesca artesanal


CRONOGRAMA e INSCRIÇÕES


Local    Período de Inscrição     Carga Horária    Inscrições   
Acadebio, Iperó/SP5 a 9 de agosto de 2019 46 horas/aula Encerradas


Importante

Para acessar o curso você deverá se cadastrar no Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA.

Última atualização: quinta, 3 Out 2019, 16:15