IV Ciclo de Formação em Gestão Socioambiental

APRESENTAÇÃO

O Ciclo de Formação em Gestão Socioambiental (GSA) é um processo formativo voltado para os servidores do ICMBio e outros atores sociais envolvidos na gestão da biodiversidade, contribuindo para o alcance dos objetivos da CGSAM e do ICMBio.

O Ciclo de Formação em GSA teve início em 2014, com a integração de três processos formativos que vinham sendo desenvolvidos na Instituição: Ciclo de Gestão Participativa (2010-2014), Curso de Educação Ambiental na Gestão Pública da Biodiversidade (2011-2014) e o Curso de Gestão de Conflitos Socioambientais (2012 e 2014). As duas primeiras edições do GSA (2014-2016) integraram as linhas temáticas Educação Ambiental e Gestão Participativa. A terceira edição (2017-2018) agregou as três linhas temáticas – Educação Ambiental, Gestão Participativa e Gestão de Conflitos - proporcionando uma visão integrada no tratamento dos diferentes temas, que, na prática, são indissociáveis na gestão da sociobiodiversidade.

Como resultado desses oito anos de experiências acumuladas e 383 pessoas capacitadas, entre servidores do ICMBio e demais atores sociais, o IV Ciclo GSA se apresenta como uma trilha unificada de aprendizagem, proporcionando aos cursistas uma formação mais abrangente e continuada em gestão socioambiental, contemplando as três linhas temáticas.

O IV Ciclo GSA será realizado em quatro módulos presenciais, momentos de aprendizagem à distância e implementação de um plano de ação com vistas a intervir em uma situação de gestão (proposta de intervenção local). Os módulos presenciais serão realizados na ACADEBio, em Iperó/SP, e contarão com atividades teóricas e práticas, além de momentos de orientação da proposta de intervenção local.

 

OBJETIVO

Contribuir para a formação de servidores do ICMBio, dos demais órgãos do SISNAMA e de outros atores sociais envolvidos com a conservação da biodiversidade, para atuarem na Gestão Ambiental Pública (GAP), a partir de uma compreensão dos contextos ambientais, sociais, políticos e econômicos de seus territórios de atuação, estimulando a articulação entre os diferentes setores, com vista ao fortalecimento da participação social e promoção da justiça ambiental, considerando a Constituição Federal e a atribuição do ICMBio, seus objetivos e missão institucional.


PÚBLICO

Servidores do ICMBio e demais atores sociais envolvidos na gestão da biodiversidade (servidores dos órgãos integrantes do SISNAMA, conselheiros de unidades de conservação, comunitários, parceiros do ICMBio, etc.).


NÚMERO DE VAGAS

35 vagas, sendo:

  • 12 vagas destinadas a servidores e parceiros das UC federais ou estaduais ou Centros de Pesquisa vinculados ao Projeto GEF-Mar ou ao Projeto Terra Mar; e
  • 23 vagas destinadas a servidores do ICMBio vinculados a outras unidades organizacionais (não apoiadas pelos projetos supracitados).


MODO DE EXECUÇÃO

Presencial e à distância (EaD).


CARGA HORÁRIA

320 horas/aula, sendo 275 h/a presenciais e 45 h/a à distância.


PERÍODO DE REALIZAÇÃO




Acesse o EDITAL completo aqui!


Modelo de CARTA DE AUTORIZAÇÃO para servidores do ICMBio aqui!


Modelo de SOLICITAÇÃO DE VIAGEM para servidores estaduais e parceiros aqui!


Acesse a LISTA DE SELECIONADOS aqui!



CRONOGRAMA DAS INSCRIÇÕES

Período Divulgação dos Resultados
08 a 25/04/19 02/05/2019 Inscrições Encerradas


Última atualização: segunda, 6 Mai 2019, 19:54