Trilha 5 (Monitora): Articulação intra e interinstitucional

OBJETIVO

Esta trilha de aprendizagem objetiva capacitar os públicos-alvo em Articulação intra e interinstitucional para atuação junto ao Programa de Nacional de Monitoramento da Biodiversidade, em suas diversas frentes de trabalho, por meio do desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas aos conteúdos abordados em três cursos integrados.

O objetivo específico do primeiro curso é que o estudante conheça e utilize estratégias e instrumentos favoráveis à articulação intra e interinstitucional para implantação do Programa Monitora. No segundo curso, será apresentado ferramentas de comunicação e diálogo com a comunidade, o estudante conhecerá os mais diversos métodos de comunicação comunitária para apresentação de resultados dos mais variados documentos e relatórios, conhecerá as mais diversas estratégias de comunicação e as mais novas abordagens de diálogo com a sociedade e conhecerá também as diversas estratégias de negociação intra e interinstitucional.


PÚBLICO-ALVO

Pontos focais do monitoramento, sendo estes, conforme definido na "Estrutura Pedagógica do Ciclo de Capacitação do Monitoramento da Biodiversidade", o servidor do ICMBio responsável pela gestão da UC e/ou pela coordenação local do monitoramento, como também servidores externos a UC e colaboradores que atuarão como instrutores do Programa Monitora. Esses pontos focais são disseminadores do conhecimento, sendo que após a realização do curso, deverão estar aptos a transmitir as informações para o público que integra todo o processo de monitoramento, desde integrantes das comunidades locais até pesquisadores acadêmicos.

Além dos pontos focais, está direcionado a colaboradores tais como pesquisadores internos e externos, educadores, profissionais relacionados ao Programa Monitora e aos responsáveis por executar o monitoramento, que são os monitores/instrutores da biodiversidade, pesquisadores/especialistas locais não acadêmicos e lideranças locais. 


CURSOS

Curso 1 - Articulação intra e interinstitucional

Módulo 1 - Estratégias de uso da informação sobre Monitoramento da Biodiversidade
Módulo 2 - Elaboração e gestão de projetos e/ou programas
Módulo 3 - Elaboração de termos de parcerias e afins

CARGA HORÁRIA: 20h/a


Curso 2 - Comunicação e Diálogo

Módulo 1 - Diálogo e Comunicação
Módulo 2 - Comunicação de Resultados

CARGA HORÁRIA: 10h/a

Curso 3 - Gestão de Conflitos Territorial e Interpessoal

Módulo 1 - Coordenação e articulação intra e interinstitucional
Módulo 2 - Estratégias de negociação

CARGA HORÁRIA: 10h/a


Última atualização: terça, 18 Set 2018, 10:00