Trilha 4 (Monitora): Análise, Síntese e Gestão de Dados

OBJETIVO

Esta trilha de aprendizagem objetiva capacitar os públicos-alvo em análise, síntese e gestão de dados para atuação junto ao Programa de Nacional de Monitoramento da Biodiversidade, em suas diversas frentes de trabalho, por meio do desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas aos conteúdos abordados em quatro cursos integrados.

O objetivo específico do primeiro curso é que o estudante conheça e utilize adequadamente planilhas, bancos de dados e sistemas de autorização, armazenamento, sistematização, integração e gestão de dados adotados pelo Monitora. No segundo curso, o estudante vai aprender a sistematizar, analisar e interpretar os dados coletados no Monitora com ênfase nos protocolos dos subprogramas transformando-os em informações para subsidiar as tomadas de decisões na UC ou região e contribuir na construção de conhecimentos e aprendizados coletivos. No terceiro curso, vai ver como se utiliza diferentes linguagens para comunicação e divulgação dos dados sobre monitoramento da biodiversidade. Por fim, no quarto curso ele aprenderá técnicas para elaboração de modelos de interpretação de cenários.


PÚBLICO-ALVO

pontos focais do monitoramento, gestores, assessores de implantação, coordenadores do monitoramento, servidores, educadores/instrutores, pesquisadores internos e externos, profissionais de TI, pelo líder comunitário, representantes locais conselheiros de UCs, monitores/instrutores e especialistas não acadêmicos.


CURSOS

Curso 1 - Sistematização de dados

Módulo 1 - Introdução à banco de dados
Módulo 2 - Banco de dados: utilização, curadoria e validação de dados

Curso 2 - Interpretação de dados do Monitoramento da Biodiversidade

Módulo 1 - Estatística I
Módulo 2 - Estatística II

Curso 3 - Comunicação de Resultados

Módulo 1 - Técnicas de redação para elaboração de relatórios técnicos, banners, notas informativas e comunicação dos resultados

Curso 4 - Modelagem

Módulo 1 - Uso de modelos preditivos


Última atualização: terça, 18 Set 2018, 10:17