III Ciclo de Formação em Gestão Socioambiental

APRESENTAÇÃO

O ICMBio vem investindo na capacitação de seu quadro de servidores com vistas ao alcance de seus objetivos institucionais e no fortalecimento da gestão das unidades de conservação federais que estão sob sua responsabilidade, bem como na elaboração e execução de planos de ação de espécies ameaçadas de extinção.

A Coordenação Geral de Gestão Socioambiental (CGSAM), subordinada à Diretoria de Ações Socioambientais e Consolidação Territorial em Unidades de Conservação (DISAT), visa promover a conservação da sociobiodiversidade e o desenvolvimento socioambiental por meio do envolvimento da sociedade na gestão das unidades de conservação e dos centros nacionais de pesquisa e conservação, com atuação pautada pela valorização da participação social, pelo diálogo interinstitucional e pelo desenvolvimento de estratégias integradas de gestão territorial e da biodiversidade . Neste contexto, o Ciclo de Formação em Gestão Socioambiental (GSA) se consolida como um processo formativo voltado para os servidores da Instituição e outros atores sociais relacionados à gestão das unidades de conservação, contribuindo para o alcance dos objetivos da CGSAM.

O Ciclo de Formação GSA teve início em 2014, com a integração de três processos formativos que vinham sendo desenvolvidos na Instituição: Ciclo de Gestão Participativa (2010-2014); Curso de Educação Ambiental na Gestão Pública da Biodiversidade (2011-2014) e o Curso de Gestão de Conflitos Socioambientais (2012 e 2014). Em seis anos de formação em gestão socioambiental, mais de 300 pessoas concluíram o curso, entre servidores do ICMBio e demais atores sociais, com importante reflexo na gestão de suas unidades.

Atualmente o Ciclo de Formação em Gestão Socioambiental possui três linhas temáticas – Educação Ambiental, Gestão Participativa e Gestão de Conflitos, contando com momentos de integração entre os cursistas das três linhas, o que proporciona uma visão integrada no tratamento dos diferentes temas, que, na prática, são indissociáveis na gestão da sociobiodiversidade.


OBJETIVO

Contribuir para a formação de servidores do ICMBio e de outros atores sociais envolvidos com a conservação da biodiversidade para atuarem na Gestão Ambiental Pública, a partir de uma compreensão crítica do contexto histórico e sociopolítico de seus territórios de atuação, estimulando a articulação entre os diferentes atores sociais, com vista ao fortalecimento da participação social, considerando a atribuição do ICMBio, seus objetivos e missão institucional.


PÚBLICO-ALVO

Servidores do ICMBio e demais atores sociais envolvidos na gestão da biodiversidade (servidores de Unidades de Conservação estaduais ou municipais, conselheiros de Unidades de Conservação, comunitários, parceiros do ICMBio, etc).


CARGA HORÁRIA

350 horas/aula no total, sendo 70 h/a a distância e 280h/a presenciais, conforme indicado abaixo:

  • Módulo 1: Fundamentos da Gestão Socioambiental (80h/a)
  • Módulo 2: Específicos das linhas (80h/a)
  • Módulos 3 e 4: Comunicação e Planejamento (80h/a)
  • Seminário de Encerramento (40h/a)


NÚMERO DE VAGAS

60 no total, sendo 20 vagas para cada linha formativa, considerando a seguinte distribuição:

  • 30 vagas destinadas às equipes gestoras das UCs federais e estaduais e parceiros apoiados pelo Programa ARPA (10 vagas por linha, sendo 6 vagas para servidores do ICMBio e 4 vagas para servidores estaduais e parceiros em cada uma);
  • 11 vagas destinadas às equipes gestoras das UCs federais e estaduais e parceiros apoiados pelo projeto GEF Mar;
  • 14 vagas destinadas aos servidores do ICMBio em exercício nas demais unidades organizacionais do Instituto (não apoiadas pelo ARPA ou GEF Mar); e
  • 5 vagas destinadas aos servidores do IBAMA (somente para a linha de Educação Ambiental).


CRONOGRAMA DOS MÓDULOS

Etapa Data Carga Horária Local

Módulo 1

Módulo 2

Módulos 3 e 4

Seminário de Encerramento 

23 a 31/08/17

29/11 a 07/12/17

04 a 12/04/18

14 a 17/08/18

80h/a

80h/a

80h/a

40h/a




ACADEBio


Última atualização: quinta, 24 Mai 2018, 17:20